Um guia para iniciantes para edição completa de sites no WordPress

Você está curioso sobre como a edição completa do site funciona no WordPress?

Você pode ficar intrigado e ansioso para explorar as possibilidades que essa nova funcionalidade pode oferecer. No entanto, especialmente se você for iniciante, pode ser difícil entender a edição completa do site e como usá-la.

Felizmente, se você souber como lidar com alguns recursos importantes de edição de site completo, como estilos globais, poderá usá-lo para criar todos os tipos de conteúdo. Por outro lado, se você ainda não está interessado em dar o salto, você sempre pode usar um plugin de construtor de páginas como alternativa.

Neste post, apresentaremos os prós e contras da edição completa do site no WordPress 5.9.

Em seguida, mostraremos como navegar por três recursos principais na edição completa do site. Por fim, apresentaremos alguns plugins WordPress alternativos se você decidir que essa ferramenta não é adequada para suas necessidades. Vamos começar!

Índice

Uma introdução à edição completa do site

O WordPress é um software de código aberto em constante evolução. Portanto, seus usuários estão acostumados a mudar. No entanto, com o WordPress 5.9 veio uma das maiores mudanças de todas – edição completa do site.

Anteriormente, você tinha que modificar as páginas e o tema do seu site separadamente. Para editar páginas da web do WordPress, você usou o Editor de Blocos. Para elementos de design universal, como cabeçalhos, rodapés e fontes, você fez alterações usando a ferramenta Personalizador .

No WordPress 5.9, você pode modificar as páginas e os recursos globais de design no mesmo local – no editor completo do site.

Além do mais, toda a sua edição será feita com os blocos familiares que você aprendeu a usar no Block Editor (junto com alguns novos). No entanto, você ainda pode acessar o personalizador tradicional se estiver usando um tema sem bloco ou um plug-in que interaja com ele.

Como é tradição, um novo tema padrão foi lançado junto com o WordPress 5.9. Chama-se Vinte Vinte e Dois :

A edição completa do site elimina a necessidade de alternar entre as páginas para editar seu site e permite que você veja o panorama geral de uma só vez. Além disso, você pode fazer alterações em grande escala com mais facilidade em elementos como fontes, cores e espaçamento. Além disso, você pode visualizar todas as suas modificações instantaneamente.

As limitações da edição completa do site

Embora a edição completa do site seja, sem dúvida, uma nova ferramenta poderosa, ela tem suas desvantagens. Nem todo mundo acha preferível ao sistema de edição tradicional do WordPress ou às ferramentas alternativas disponíveis.

Iniciantes em particular podem achar difícil navegar pela edição completa do site. Não é necessariamente a interface mais amigável, e lidar com tantos blocos ao mesmo tempo pode ser confuso. Como as alterações em todo o site podem ser feitas com um clique ou arrastar rápido, também há mais espaço para erros do usuário.

Além disso, a edição completa do site WordPress requer o uso de temas de bloco . Como esses temas exclusivos do WordPress baseados em blocos não eram suportados pela plataforma principal antes do lançamento do WordPress 5.9, isso significa que qualquer pessoa que queira usar a edição completa do site precisará atualizar seus temas atuais, sem blocos.

Isso não é ideal se o seu tema for altamente personalizado, pois pode exigir que você comece do zero. As alterações feitas na aparência e no layout do seu site provavelmente não serão mantidas se você mudar para um novo tema. Além disso, alterar o tema do seu site também pode gerar erros de compatibilidade entre ele e os plug-ins e outras ferramentas que você está usando.

Além disso, como os temas de bloco são tão novos, não há muitas opções para escolher. Como tal, você pode achar as escolhas atuais limitantes. Isso afeta desproporcionalmente sites maiores, pois o nível de sofisticação necessário para projetos e transações mais complexos (especialmente quando se trata de comércio eletrônico ) pode ainda não ser suportado em muitos temas de bloco.

Como qualquer ferramenta, a edição completa do site será certa para alguns usuários e errada para outros. Sugerimos dar uma olhada mais de perto para determinar se esse é o método certo para projetar e personalizar seu próprio site.

4 principais recursos da edição completa do site WordPress

Agora que abordamos alguns dos prós e contras gerais da edição completa do site WordPress, vamos nos aprofundar um pouco mais em como ele realmente funciona. Aqui estão quatro dos novos recursos mais importantes da edição completa do site.

Lembre-se de que, se você for iniciante e quiser experimentar esses novos recursos, é melhor fazer backup do seu site primeiro ou realizar suas experiências em um site de teste.

Em seguida, para acessar o editor completo do site, navegue até o painel do WordPress e vá para Aparência > Editor .

Nota: A maioria das empresas de hospedagem WordPress gerenciadas oferece a capacidade de criar sites de teste. Por exemplo, você encontrará essa opção disponível para Kinsta e Cloudways .

1. Modelos de tema e peças de modelo

Os modelos de tema existiam bem antes do WordPress 5.9. No entanto, é apenas com esta nova versão que os usuários podem trabalhar com eles de maneira tão direta.

Ao instalar e ativar um tema de bloco em seu site, como o Twenty Twenty-Two, você pode clicar facilmente em diferentes elementos do seu site e páginas da web. Essas seções são feitas de modelos, que você pode modificar em todo o site com apenas alguns cliques.

Por exemplo, você pode editar o modelo de cabeçalho do seu tema diretamente no editor completo do site, de uma forma altamente visual e intuitiva. Para fazer isso, basta selecionar seu cabeçalho e explorar as diferentes características que você pode alterar:

Por exemplo, você pode clicar facilmente no espaço reservado do logotipo e adicionar o símbolo da sua marca :

Além disso, você pode adicionar modelos acessando-os no menu suspenso de modelos:

Ao clicar em Procurar todos os modelos , você verá que há muito por onde escolher:

Por exemplo, os modelos de tema de bloco Twenty Twenty-Two incluem páginas como 404 , Home , Search , Archive e muito mais. Lembre-se de que esses são apenas os modelos de tema padrão; você pode adicionar seus próprios modelos personalizados para atender às necessidades específicas do seu site.

Além disso, você também pode escolher entre as peças do modelo :

Você pode personalizar e salvar essas partes do modelo. Esse recurso por si só pode economizar muito tempo, pois você pode criar uma variedade de peças de modelo personalizadas para diferentes elementos que você pode querer reutilizar repetidamente em diferentes páginas (como cabeçalhos, rodapés, Calls To Action (CTAs) , e biografias do autor).

Além disso, todos esses modelos e partes do modelo são feitos inteiramente de blocos. Isso também significa que quaisquer elementos do modelo podem ser arrastados e soltos ou movidos clicando nos botões de seta assim que forem selecionados:

No exemplo acima, simplesmente clicamos no ícone > para mover o novo bloco de logotipo do site para a direita e podemos movê-lo facilmente de volta para a esquerda se não estivermos satisfeitos com a aparência. A edição de modelos fornece uma maneira altamente simplificada de experimentar seus designs e fazer pequenas alterações.

2. Blocos temáticos

Você deve ter notado o novo bloco de logotipo do site no recurso anterior. Este é apenas um dos muitos novos blocos temáticos que também foram lançados na versão 5.9.

Para conferir todos os novos blocos temáticos em seu editor de site completo, basta clicar no ícone de adição ( + ) no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, role para baixo até a coleção de temas :

Como você pode ver, há todo um conjunto de novos blocos de temas, que incluem o logotipo do site , o título do site , o slogan do site , o autor da postagem , a data da postagem , a próxima postagem e muito mais. Todos esses novos blocos têm o potencial de agilizar ainda mais a edição do seu site e aumentar sua produtividade.

Uma opção que se destaca em particular é o bloco de navegação . Isso porque pode ter um grande impacto na abordagem geral do design do seu site.

Depois de adicionar o bloco de navegação , você pode inserir facilmente qualquer menu de navegação que desejar. Basta clicar no menu Selecionar :

Você pode incluir as mesmas páginas de menu que possui em sua navegação de cabeçalho ou criar uma variedade de menus de navegação personalizados para diferentes finalidades. Então você pode salvá-los e usá-los da mesma forma que faria com um bloco reutilizável . Como alternativa, se você estiver trabalhando com um site menor, basta clicar em Iniciar vazio ou Adicionar todas as páginas . Isso permitirá que você crie um novo menu de navegação personalizado no local.

Não é surpresa que esses novos blocos temáticos pareçam ter sido projetados com todos os níveis de usuário do WordPress em mente. Os novos blocos mais simples, como Post Featured Image e Post Excerpt , provavelmente economizarão muito tempo para os iniciantes.

Por outro lado, usuários avançados podem fazer bom uso de adições mais complexas, como o bloco de consulta:

O bloco Query Loop permite exibir tipos de postagem com base em diferentes parâmetros e configurações de consulta. Em última análise, depende de você como você aproveita essa nova ferramenta, mas a nova funcionalidade é bastante expansiva.

3. Estilos globais

Os estilos globais oferecem outra mudança radical no novo ambiente de edição de site completo do WordPress. Para acessar o menu Estilos , clique no círculo duotônico no canto superior direito da tela:

Isso o levará ao novo painel Estilos (que ainda está em Beta). Como você pode ver, esse novo menu pode modificar a Tipografia , Cores e Layout de todo o seu site .

Para Tipografia , isso significa que você pode alterar todos os Links ou Textos do seu site com apenas alguns cliques:

Você pode alterar a aparência desses elementos ajustando sua fonte , tamanho, altura e muito mais:

Na guia Cores , você pode alterar facilmente os tons de sua paleta de cores , plano de fundo , texto e links :

Dentro da Paleta , você pode modificar as opções de vários blocos temáticos e ferramentas de design:

Em Background , você pode fazer mudanças de cores personalizadas em um piscar de olhos:

A facilidade e rapidez que os estilos globais oferecem abrem as portas para a experimentação, pois você pode criar designs para todo o site mais rápido do que nunca. Além disso, é fácil desfazer grandes alterações simplesmente clicando na seta Desfazer no canto superior esquerdo da tela.

4. Visualização de lista

Outro novo recurso empolgante do WordPress 5.9 é a visualização de lista aprimorada . Para acessá-lo, clique nas três linhas horizontais no canto superior esquerdo do editor completo do seu site:

Essa visualização fornece uma visão detalhada de cada componente de bloco do seu site WordPress em uma lista fácil de ler. Você pode recolher e expandir esta lista clicando nas setas:

Talvez a melhor coisa sobre esta nova e melhorada Visualização de Lista é que ela permite que você arraste e solte blocos e grupos de blocos com facilidade. Basta selecioná-los e mantê-los pressionados e arrastá-los para onde quiser:

Quando uma coleção de blocos é selecionada, você verá que ela está destacada em azul.

Essa funcionalidade será especialmente útil para quem administra um site de página única ou gerencia páginas longas. Esse recurso chega bem a tempo, à medida que novas tendências de design como ‘ scrollytelling ‘ se tornam mais populares.

Alternativas completas de edição de sites: plugins do construtor de páginas do WordPress

WordPress Block Editor pode ser uma ferramenta poderosa e intuitiva . A edição completa do site o torna ainda mais flexível e expande suas opções para editar seu site.

Ao mesmo tempo, como discutimos anteriormente, ele tem algumas limitações. Alterar o tema do seu site tem implicações de grande alcance, e você pode não estar disposto ou não ser capaz de mudar para um tema de bloco agora. Você também pode estar compreensivelmente cauteloso ao usar um recurso tão novo, especialmente se depender da receita do seu site.

Além disso, por toda a funcionalidade que oferece, a edição completa do site ainda é bastante simples. Isso é especialmente verdadeiro se você comparar com plugins de construtor de páginas existentes . Essas ferramentas oferecem muitas das mesmas funcionalidades que a edição completa do site oferece, sem a limitação de temas de bloco ou edição arriscada.

Além disso, muitas das opções populares existem há anos e são mais abrangentes e ricas em recursos do que a edição completa do site em sua forma atual. Embora a edição completa do site possa um dia rivalizar com os construtores de páginas, o último geralmente oferece mais controle, personalização e facilidade de uso.

Com um plugin de construtor de páginas de qualidade, você terá um construtor de arrastar e soltar, compatibilidade com a maioria dos temas e muitos modelos e outros elementos para trabalhar. Além disso, com tantos construtores de páginas no mercado, você pode escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades.

Por exemplo, o Beaver Builder , juntamente com seu complemento Beaver Themer, pode oferecer uma ótima alternativa para a edição completa do site:

O complemento Beaver Themer permite que você crie qualquer modelo de tema que você precisar, sem tocar em nenhum código. Semelhante à edição completa do site, você pode criar esses modelos e aplicá-los em todo o seu site WordPress.

Além disso, as grades de postagem do Beaver Themer oferecem mais controle sobre os designs de arquivos e blogs. As partes do tema também permitem que você crie elementos em todo o site, como cabeçalhos, rodapés e CTAs. Além disso, a ferramenta tem muitas integrações úteis, inclusive com o popular plugin WooCommerce .

Além disso, você pode modificar estilos universais de maneira semelhante aos Estilos globais da edição completa do site e visualizar como eles ficarão ao vivo:

Você também pode ajustar as configurações de postagem , como Autor , Tags e Categorias no editor do site:

Em suma, o Beaver Builder é uma opção forte que também pode permitir edição sofisticada em todo o site.

Se você quiser conferir outras opções, Elementor e Thrive Architect também são ferramentas populares e poderosas. Ambos os construtores de páginas oferecem uma interface visual e permitem personalização avançada.

Essas ferramentas podem parecer semelhantes à primeira vista, mas todas oferecem seus próprios benefícios exclusivos. Recomendamos comparar suas listas de recursos para garantir que você escolha a opção que melhor atende às necessidades exclusivas do seu site. Felizmente, muitos criadores de páginas oferecem avaliações gratuitas ou garantias de devolução do dinheiro, para que você possa experimentar sem riscos.

Conclusão

Ajustar-se à edição completa do site WordPress (FSE) pode parecer assustador. No entanto, se você estiver pronto para fazer a mudança e comprometido em aprender algumas funcionalidades essenciais, poderá usar confortavelmente a edição completa do site em pouco tempo.

Nesta postagem, abordamos os novos recursos mais importantes do editor de site completo, desde estilos globais até partes de modelo e muito mais.

No entanto, se a edição completa do site não for adequada para o seu site, você sempre poderá usar um plug-in do construtor de páginas, como o Beaver Builder .

Um construtor intuitivo de arrastar e soltar deve oferecer toda a funcionalidade necessária para criar um site com ótima aparência e que funcione perfeitamente.


Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *