
Bem-vindo à minha revisão do WP Rocket.
Você quer que seu site WordPress carregue rapidamente porque você sabe o quão importante é a velocidade da página para a experiência do usuário, SEO e taxas de conversão.
No entanto, entrar nos aspectos técnicos do desempenho do WordPress pode ser complicado, e provavelmente não é como a maioria das pessoas sonha em passar a tarde de sábado.
O WP Rocket é um plugin premium do WordPress que visa tornar a otimização de desempenho do WordPress muito mais simples, oferecendo todas as ferramentas necessárias para acelerar seu site WordPress em um pacote amigável.
Em meus testes, ele reduziu o tempo de carregamento do meu site em 45% e provavelmente pode fazer o mesmo por você.
Continue lendo minha análise do WP Rocket para ver os dados de desempenho e uma visão prática de como o WP Rocket funciona.
Teste de desempenho do WP Rocket – deixe os números falarem
Embora eu possa iniciar esta revisão do WP Rocket contando tudo sobre seus recursos, acho que os números falam mais alto do que as palavras quando se trata de plugins de desempenho do WordPress.
Então, embora eu compartilhe todos esses detalhes básicos e mostre a interface do WP Rocket, vamos começar com um teste simples.
Farei um site WordPress de teste sem nenhuma otimização de desempenho e testarei sua velocidade. Então, vou instalar e configurar o WP Rocket e ver quanta diferença isso faz.
Para tentar aproximar um site real, configurei um site totalmente funcional construído com o tema Astra WordPress , um site inicial Astra e o plug-in do construtor de páginas Elementor . Aqui está o site de demonstração exato que estou testando .
Em seguida, executei cada versão em nove testes de velocidade de página separados no WebPageTest e obtive o valor mediano. Nas configurações do WebPageTest, usei uma conexão FIOS limitada. Isso tornará os tempos de carregamento um pouco “mais lentos” do que você veria em uma ferramenta como o Pingdom, mas é mais preciso para o que seus visitantes realmente experimentarão.
Antes de executar os testes, também otimizei todas as imagens usando o ShortPixel nas duas versões do site. Fiz isso porque não quero que imagens de sites de demonstração potencialmente não otimizadas afetem os resultados.
Vamos aos dados…
Sem o WP Rocket, meu site de teste teve um tempo médio de carregamento total de 1,378 segundos e um tempo de maior conteúdo de 1,392 segundos. O tempo para o primeiro byte também foi um pouco lento em 0,650 segundos:

Depois de habilitar e configurar o WP Rocket, o tempo médio de carregamento total do meu site de teste caiu para apenas 0,754 segundos. O maior tempo de pintura com conteúdo caiu ainda mais, chegando a 0,392 segundos. Finalmente, também houve grandes melhorias no tempo para o primeiro byte, em 0,055 segundos muito melhores:

Para facilitar a visualização das diferenças entre os dois testes, aqui está uma tabela comparando o antes e o depois:
TTFB | LCP | Totalmente carregado | Tamanho da página | Solicitações HTTP | |
Antes do WP Rocket | 0,650 s | 1.392 s | 1,378 s | 749 KB | 52 |
Com WP Rocket | 0,055 s | 0,392 s | 0,754 s | 607 KB | 19 |
Mudar | 91,5% de redução | 71,8% de redução | 45,3% de redução | Redução de 142 KB | 33 redução de solicitação |
- TTFB = tempo para o primeiro byte
- LCP = Maior Pintura de Conteúdo
Acho que os números realmente falam por si. O tempo de carregamento total caiu 45% e o tempo de maior conteúdo de pintura caiu cerca de 72%, o que é um grande problema se você estiver tentando otimizar para a atualização Core Web Vitals e Page Experience do Google.
Então – em termos de se o WP Rocket pode fazer uma melhoria significativa nos tempos de carregamento do seu site, a resposta é um “ sim ” definitivo .
Agora, vamos nos aprofundar em como ele realmente faz isso e como tudo funciona…
Verificando os recursos e o painel do WP Rocket
Uma das melhores coisas sobre o WP Rocket é como ele é capaz de combinar simplicidade e facilidade para iniciantes com muitos ajustes importantes de desempenho para acelerar seu site.
Ele faz isso de duas maneiras.
Primeiro, assim que você ativa o WP Rocket, ele habilita automaticamente algumas das configurações de desempenho mais importantes. Portanto, sem qualquer configuração, você já deve ter um site WordPress de carregamento mais rápido apenas ativando o plug-in:

Os recursos que o WP Rocket ativa imediatamente são:
- Cache de página
- Cache do navegador
- Compressão GZIP
- Suporte de origem cruzada para fontes da web
O WP Rocket também detectará automaticamente plugins, temas e ambientes de hospedagem comuns e se configurará para funcionar corretamente. Por exemplo, se você estiver executando uma loja WooCommerce, o WP Rocket detectará isso automaticamente e excluirá suas páginas de carrinho e checkout do cache para evitar problemas.
A partir daí, o WP Rocket oferece um painel amigável onde você pode configurar várias outras técnicas de otimização de desempenho e ajustar como o cache do seu site funciona.
Vamos percorrer todos os recursos que você pode configurar no painel…
Configurações básicas de cache

A guia Cache contém algumas configurações básicas de como o cache do seu site funciona.
Primeiro, você pode escolher se deseja habilitar o cache para visitantes móveis e, em caso afirmativo, usar um cache separado para visitantes móveis. Isso é útil se você oferece uma experiência móvel única e deseja garantir que os visitantes móveis consigam obter a versão específica para eles.
Você também pode escolher se deseja ou não habilitar o cache para usuários logados do WordPress . Se você permitir o registro público – como um site de associação – essa é uma ótima maneira de acelerar seu site para esses visitantes. Por padrão, o WP Rocket exclui do cache os usuários logados, o que garante que você sempre veja a versão sem cache do seu site.
Por fim, você pode configurar a vida útil do cache , que é quanto tempo seu site armazena em cache uma página antes de limpar o cache. Se o seu conteúdo nunca/raramente muda, você pode armazenar permanentemente o cache. Ou, se seu conteúdo estiver mudando regularmente, você poderá limpar o cache a cada X minutos, horas ou dias.
Lembre-se – o WP Rocket é mais do que um plugin de cache, então há muito mais maneiras de otimizar seu site. Vamos nos aprofundar nos recursos que podem realmente mover a agulha na velocidade da sua página e no Web Core Vitals.
Otimização de arquivo
A guia Otimização de arquivo contém vários recursos para ajudá-lo a otimizar o código CSS e JavaScript do seu site. Esta é uma área em que o WP Rocket realmente empurrou o envelope em termos de adição de novos recursos úteis.
E vai muito além das opções típicas para minimizar arquivos JavaScript e CSS que você encontra na maioria dos plug-ins de desempenho.
Simplificando, a partir do WP Rocket 3.9, o WP Rocket possui alguns recursos exclusivos que você não encontrará na maioria dos outros plugins de desempenho do WordPress, o que é uma proposta de valor muito boa.
Os dois recursos mais exclusivos foram adicionados no WP Rocket 3.9:
- Removido CSS não utilizado – Este recurso irá verificar seu site e remover CSS não utilizado página por página. Nos testes, descobri que esse recurso sozinho normalmente pode reduzir o tamanho do arquivo de uma página em 80-100 KB, embora dependa do tema e dos plugins que você está usando.
- Atrasar execução de JavaScript – Este recurso permite atrasar o carregamento de arquivos JavaScript até uma interação do usuário (por exemplo, clicar ou rolar). Isso acelera os tempos de carregamento iniciais e melhora especialmente o tempo de maior conteúdo de pintura (que é fundamental para a atualização da experiência de página do Google). Você também pode excluir manualmente determinados arquivos para que sejam carregados imediatamente, se necessário.
O WP Rocket oferece há muito tempo o recurso de execução de atraso do JavaScript. No entanto, antes você precisava definir manualmente os arquivos para incluir/atrasar . A partir do WP Rocket 3.9, o WP Rocket o habilita automaticamente para todos os arquivos JavaScript por padrão e você tem a opção de definir manualmente os arquivos a serem excluídos .
Além disso, o WP Rocket também oferece todos os recursos “tradicionais” de otimização de código que a maioria dos plugins de desempenho do WordPress oferece:
- Minificação – Elimina espaço desperdiçado em seus arquivos de código para reduzi-los sem alterar a funcionalidade. Por exemplo, removendo espaços em branco e comentários de código.
- Concatenação – Combina vários arquivos em um arquivo para reduzir o número de solicitações HTTP que seu site precisa. Pessoalmente, eu não habilito mais isso, pois combinar arquivos não é tão útil se o seu servidor usar HTTP/2 ( o que muitos hosts fazem agora ). Além disso, você não poderá combinar arquivos JavaScript se usar o recurso de atraso de execução de JavaScript.
- Carregamento otimizado – Ao otimizar a entrega de CSS e implementar o carregamento de JavaScript adiado, você pode evitar o problema de “eliminar o bloqueio de renderização X” no Google PageSpeed Insights.
Aqui está uma olhada nos recursos de otimização CSS:

E aqui está uma olhada nos recursos de otimização do JavaScript:

Otimização de mídia
A guia Otimização de mídia ajuda você a otimizar as imagens, os vídeos e as incorporações de iframe do seu site implementando o carregamento lento .
Com o carregamento lento ativado, seu site aguardará para carregar o conteúdo que está “abaixo da dobra” até que um visitante comece a rolar a página para baixo. Como seu servidor precisa carregar menos conteúdo no carregamento inicial da página, isso pode acelerar os tempos de carregamento da página percebidos do seu site.
Além disso, se você incorporar muitos vídeos do YouTube, o WP Rocket possui esse recurso interessante que permite substituir a incorporação do YouTube por uma imagem em miniatura estática. Então, quando um visitante clicar na imagem estática, ele carregará a incorporação real:

O WP Rocket também pode ajudá-lo a desativar emojis e incorporações do WordPress.
Pré-carregamento de cache
O pré- carregamento de cache , que você pode configurar na guia Pré -carregamento , é um tópico um pouco avançado, mas é útil para otimizar o armazenamento em cache do seu site.
Com a maioria dos plugins de cache, seu conteúdo só é carregado no cache quando alguém o visita. Portanto, o primeiro visitante após o esvaziamento do cache não está realmente recebendo uma versão em cache de uma página, o que significa que eles podem experimentar tempos de carregamento de página mais lentos.
O pré-carregamento de cache permite que você corrija as coisas “pré-carregando” seu conteúdo no cache, sem esperar por um visitante.
Quando você ativa o pré-carregamento, o WP Rocket pré-carrega automaticamente o cache sempre que você publicar ou atualizar um conteúdo. Ele também irá pré-carregar automaticamente sua página inicial e todos os links encontrados nela.
Além disso, você também pode ativar o pré-carregamento baseado em mapa de site , que permite pré-carregar automaticamente o conteúdo em seu mapa de site XML sempre que você alterar suas configurações ou a vida útil do cache expirar:

Regras avançadas
Como o nome sugere, a guia Regras Avançadas é realmente apenas para ajustar o funcionamento do seu cache. Se você é um usuário casual, provavelmente pode ignorá-lo, mas usuários avançados e desenvolvedores apreciarão a profundidade aqui.
Por exemplo, você pode segmentar URLs, cookies ou agentes de usuário específicos para excluir do armazenamento em cache.
Você também pode especificar URLs para sempre limpar ao atualizar um conteúdo:

Otimização de banco de dados
O banco de dados do seu site WordPress é onde todo o seu conteúdo e configurações são armazenados.
Você quer que seja o mais limpo e organizado possível para que seu servidor possa acessar rapidamente todas essas informações quando necessário.
A guia Banco de Dados ajuda você a fazer isso, limpando o “lixo” do seu banco de dados. Por “gunk”, quero dizer coisas como postagens na lixeira, comentários de spam, etc.

Uma das coisas boas aqui é que você também pode agendar essa limpeza para ser executada automaticamente para otimização prática. Você pode escolher entre três frequências automáticas diferentes:
- Diário
- Semanalmente
- Por mês
Integração CDN
Uma rede de entrega de conteúdo (CDN) ajuda a acelerar os tempos de carregamento da página global do seu site, entregando os arquivos estáticos do seu site a partir de uma rede de servidores em todo o mundo.
O WP Rocket pode ajudá-lo a usar uma CDN de duas maneiras principais:
- O WP Rocket agora oferece seu próprio serviço CDN premium chamado RocketCDN que você pode adicionar facilmente ao seu site.
- O WP Rocket permite que você se conecte a qualquer serviço CDN de terceiros se preferir usar um serviço diferente.

O serviço RocketCDN da WP Rocket é um negócio intrigante, especialmente para sites de alto tráfego. Ele é desenvolvido pela rede global do StackPath e oferece mais de 45 pontos de presença em todo o mundo.
No entanto, ao contrário do StackPath, o RocketCDN não é cobrado com base no seu uso. Em vez disso, você pagará US$ 7,99 por mês por site por largura de banda ilimitada. É muito raro encontrar uma CDN que ofereça largura de banda ilimitada, então isso pode ser um ótimo negócio para sites de alto tráfego/largura de banda ( embora não para sites de baixo tráfego ).
Outra vantagem de usar o RocketCDN é que ele oferece uma configuração de um clique via WP Rocket, o que é ótimo se você não for um técnico. Configurar um CDN não é tão difícil , mas pode parecer um pouco assustador se você nunca fez isso antes, então a abordagem de um clique do WP Rocket é atraente.
Se você quiser usar um serviço CDN separado, o WP Rocket também pode ajudá-lo a reescrever alguns/todos os conteúdos estáticos do seu site para usar a URL da CDN – por exemplo , cdn.yoursite.com . Você também pode:
- Escolha a que tipo de arquivos aplicar a CDN – todos os arquivos, imagens, CSS E JavaScript, apenas CSS, apenas JavaScript.
- Exclua arquivos específicos de serem servidos por meio da CDN.
No geral, para sites de alto tráfego e alta largura de banda, acho que o RocketCDN pode ser uma opção muito boa. Mas para sites de baixo tráfego, você provavelmente economizará dinheiro usando um serviço CDN separado, como KeyCDN ou Bunny CDN .
Controle de batimentos cardíacos
A API do WordPress Heartbeat mantém o que está acontecendo no seu navegador conectado ao seu servidor por meio de um “heartbeat” constante. Ele é responsável por muitas funcionalidades úteis, como rascunhos de salvamento automático para protegê-lo de perder seu trabalho.
No entanto, por estar sempre ligado e “batendo”, ele também envia muitas solicitações ao seu servidor, o que pode resultar em alta utilização da CPU e desempenho prejudicado do servidor.
Por esse motivo, muitas pessoas gostam de:
- Desative completamente a API Heartbeat.
- Altere a frequência com que a API envia solicitações para limitar o impacto e ainda obter alguns dos benefícios.
A guia Heartbeat do WP Rocket permite que você faça as duas coisas:

Complementos integrados
Por fim, a guia Add-ons abriga as integrações internas do WP Rocket.
O WP Rocket costumava oferecer integrações para Google Analytics e Facebook Pixel que permitem hospedar esses scripts de rastreamento localmente. No entanto, o WP Rocket removeu essas integrações a partir do WP Rocket 3.9 porque elas se tornaram redundantes pelo novo recurso de execução JavaScript de atraso do WP Rocket.
No entanto, o WP Rocket ainda inclui complementos para ajudá-lo a se integrar a três serviços populares:
- Verniz
- Cloudflare
- Sucuri
Por exemplo, se você habilitar a integração Cloudflare, você terá uma nova área Cloudflare onde você pode conectar seu site à Cloudflare e controlar algumas configurações básicas diretamente do seu painel do WordPress. Você também poderá limpar o cache da Cloudflare sempre que o WP Rocket Cache for limpo:

Hospedagem de integrações
Além dos complementos de integração, o WP Rocket também criou integrações para vários provedores de hospedagem WordPress gerenciados populares, incluindo WP Engine, Kinsta e SiteGround.
Muitos hosts gerenciados do WordPress proíbem plugins de cache porque os plugins de cache interferem no cache em nível de servidor dos hosts WordPress gerenciados.
No entanto, por causa das integrações internas, você ainda pode usar o WP Rocket com muitos dos populares provedores de hospedagem gerenciada do WordPress, o que é bastante exclusivo.
Informações sobre preços do WP Rocket
O WP Rocket oferece três planos de preços. Todos os três planos oferecem a lista completa de recursos – a única diferença está no número de sites que cada plano suporta.
- 1 local – $ 49
- 3 locais – $ 99
- Sites ilimitados – $ 249
Todos os três planos oferecem um ano de suporte e atualizações. Depois disso, você pode continuar usando a versão do plug-in que possui, mas precisará renovar para continuar recebendo suporte e atualizações. Se você renovar antes que sua licença expire, você terá 30% de desconto.
O WP Rocket também oferece uma garantia de reembolso de 14 dias , portanto, não há risco para sua carteira.
Revisão do WP Rocket: pensamentos finais
Agora, vamos encerrar esta revisão do WP Rocket.
Claro, o WP Rocket não é a única maneira de obter um site WordPress de carregamento rápido, mas é uma das maneiras mais convenientes e fáceis de usar para acelerar seu site.
Existem muitos plugins de cache WordPress gratuitos e plugins de desempenho que você pode usar para fazer seu site WordPress carregar mais rápido. WP Super Cache e WP Fastest Cache são bons exemplos.
No entanto, eles geralmente oferecem uma abordagem fragmentada – um plugin para cache de página, outro para minificação, outro para carregamento lento, etc. Isso torna as coisas um pouco mais complicadas e difíceis de manter.
O WP Rocket é único, pois combina todas essas dicas de desempenho sob o mesmo teto em um painel conveniente e fácil de usar. Tudo já está construído para funcionar em conjunto e você só precisará atualizar um plug-in no futuro.
Graças à atualização da versão 3.9, o WP Rocket agora também oferece alguns recursos exclusivos que muitos outros plugins de desempenho não oferecem, como a opção de remover CSS não utilizado e atrasar totalmente a execução do JavaScript.
Então, se você está disposto a pagar por tempo, conveniência e simplicidade, acho que vale a pena gastar US$ 49 pelo WP Rocket.
Por outro lado, se você está com um orçamento apertado e está disposto a colocar um pouco de graxa de cotovelo para construir sua própria pilha de plugins de desempenho gratuito, esse também é um caminho viável a seguir, e você certamente ainda pode obter um WordPress de carregamento rápido site com apenas plugins gratuitos.
Escolha a abordagem que melhor atende às suas necessidades e desfrute de um site WordPress mais rápido!