
Considerando usar o tema Divi para o seu site WordPress?
Em nossa revisão prática do tema Divi, vou ajudá-lo a decidir se esse popular tema WordPress multiuso é a solução certa para suas necessidades.
Começarei explicando como o Divi ajuda você a criar um site WordPress personalizado e como ele é diferente dos temas mais tradicionais do WordPress aos quais você pode estar acostumado.
Em seguida, darei a você uma visão prática do tema Divi, incluindo alguns pensamentos sobre seu desempenho e como ele se destaca no espaço de design visual do WordPress.
No final, você deve saber se o Divi é uma boa opção para o seu site ou se você pode se sair melhor com uma ferramenta de construção diferente do WordPress.
Como funciona o tema Divi?
Embora o Divi seja um tema do WordPress, não é um tema do WordPress como você pode estar acostumado. Em vez de oferecer um único “visual” ou uma pequena seleção de sites de demonstração importáveis, o Divi é mais uma “plataforma de design” que você pode usar para criar seu próprio site exclusivo.
Para dar a você a capacidade de criar seu próprio site personalizado, o tema Divi vem com seu próprio construtor visual de arrastar e soltar, chamado Divi Builder. Parece algo assim, mas vamos dar uma olhada mais profunda mais tarde em nossa revisão do tema Divi:

Nota lateral – você também pode baixar uma versão de plug-in independente do Divi Builder, que permite usá-lo com qualquer tema do WordPress .
Dependendo de quanta flexibilidade você deseja, você pode usar o Divi Builder para criar todo ou parte do seu site.
A maneira mais simples de usar o tema Divi é usar as configurações do tema para controlar seu cabeçalho, layouts de postagem de blog e assim por diante. Em seguida, você pode usar o Divi Builder para criar páginas-chave, como sua página inicial, página sobre, página de contato e assim por diante.
No entanto, se você se sentir limitado pelas opções de tema do Divi, o Divi também suporta a criação de temas completos a partir do Divi 4.0.
Com a criação de temas, você pode usar o Divi Builder visual e de arrastar e soltar para projetar 100% do seu site e seus modelos de tema. Se quiser, você pode criar seus próprios modelos personalizados para o seu site…
- Cabeçalho
- Rodapé
- Modelo de postagem de blog
- Modelo de lista de blogs
Essencialmente, isso significa que você pode usar a interface de design visual do Divi para projetar 100% do seu site sem precisar olhar para uma única linha de código. Basicamente, você pode criar seu próprio tema do zero usando o Divi Builder.
E, novamente, a coisa única sobre o Divi é que ele oferece duas rotas para construir seu site:
- Você pode usar o Divi como um tema tradicional, onde você usa as configurações do tema para controlar seus conceitos básicos e, em seguida, usa o Divi Builder para criar postagens e páginas importantes.
- Você pode usar o Divi como mais um plug-in de criação de temas, onde você projeta todo o seu site do zero.
Que tipo de sites você pode construir com o Divi?
Outra razão pela qual o Divi é tão popular é que você pode usá-lo para criar literalmente qualquer tipo de site.
Esteja você criando um blog, site de portfólio, site de pequenas empresas, loja de comércio eletrônico ou qualquer outra coisa, o Divi pode fazer o trabalho.
Interface do Divi Builder – é assim que você cria conteúdo
Vou destacar alguns recursos específicos do tema Divi na próxima seção, mas acho que precisamos começar com uma visão geral da interface do Divi Builder.
Primeiro, se você quiser experimentar a interface do Divi Builder, basta clicar neste link . Elegant Themes ( o desenvolvedor ) mantém uma demonstração pública que você pode experimentar diretamente no seu navegador. Não há necessidade de se inscrever para nada e nada para instalar. Basta clicar no link e você pode experimentar instantaneamente o Divi Builder.
Iniciando o Divi Builder
Você pode iniciar o Divi Builder a partir do editor normal do WordPress apenas clicando em um botão:

Depois de iniciá-lo, você verá três opções para iniciar seu design:

Vou construir algo do zero para este exemplo, mas voltarei aos modelos mais tarde.
Usando o Divi Builder
Para criar seus designs, você usará três elementos fundamentais:
- Linhas – estes são o elemento de nível mais baixo. Eles permitem que você divida seu design em diferentes seções horizontais.
- Colunas – estas vão dentro das linhas. Eles permitem que você divida uma linha em várias seções verticais, também conhecidas como colunas. Você pode ter uma coluna para criar uma linha de largura total ou pode dividir uma linha em várias colunas.
- Módulos – permitem adicionar novo conteúdo às colunas. Você obterá módulos para texto, títulos, imagens, botões, formulários e muito mais.
No início, a interface Divi esconde tudo e apenas oferece uma visualização em tela cheia do seu design. Para adicionar novas linhas, colunas ou módulos, você pode passar o mouse sobre seu design para revelar botões:

Eu acho que você vai amar ou odiar essa abordagem. Pessoalmente, prefiro a interface de barra lateral fixa do Elementor porque acho difícil ver botões aparecendo regularmente enquanto movo o mouse pelo design. No entanto, sei que muitas pessoas preferem a abordagem do Divi porque você obtém uma visualização completa do seu design.
Na verdade, tudo se resume à preferência pessoal. Só porque eu pessoalmente não amo a interface do Divi não significa que seja ruim; significa apenas que minha preferência pessoal é ter uma interface de barra lateral fixa.
Para editar o texto em seu design, basta clicar no texto e digitar como se estivesse trabalhando em um documento do Word.
Para todo o resto, você precisará abrir o pop-up de configurações. O pop-up de configurações é totalmente redimensionável e você pode arrastá-lo para qualquer lugar da página. Ou você também pode fixá-lo na lateral da página para torná-lo uma barra lateral:

Então, aqui estão os conceitos básicos para configurar um design no Divi:
- Você adicionará conteúdo e controlará seu posicionamento usando linhas, colunas e módulos.
- Você estilizará seu design usando o pop-up de configurações para linhas, colunas e módulos.
Recursos úteis para ajudá-lo a trabalhar com mais eficiência
Agora que você conhece o básico do Divi Builder, vamos ver alguns recursos de interface úteis que o Divi oferece para ajudá-lo a projetar com mais eficiência.
Em primeiro lugar, o Divi oferece modos de edição de design responsivos que permitem visualizar seus designs em diferentes dispositivos e fazer alterações de estilo específicas do dispositivo:

Todos os seus designs são responsivos por padrão, mas é bom ter o controle extra quando necessário.
Outra opção realmente útil é o suporte completo ao botão direito. Se você clicar com o botão direito do mouse em qualquer coisa, abrirá um painel de ação completo, incluindo a capacidade de copiar e colar elementos inteiros ou apenas configurações de estilo:

Você também obtém uma ferramenta de Camadas que oferece uma visão de alto nível da sua página, incluindo a possibilidade de renomear elementos para acompanhar seu design:

Para uma visão ainda mais abstrata, há também um modo de wireframe completo.
Por fim, você também terá recursos úteis como desfazer/refazer e um histórico completo de edição:

No geral, o Divi Builder é definitivamente um dos construtores visuais mais poderosos para WordPress, o que é uma grande parte do que explica a popularidade do Divi.
Explorando os principais recursos do tema Divi
Embora o Divi Builder forme a carne da experiência do tema Divi, existem algumas outras áreas importantes que valem a pena explorar.
Construção de tema completo
No Divi 4.0, os usuários do Divi tiveram acesso a um novo recurso poderoso – suporte completo à criação de temas .
Com o Divi Builder normal, você pode criar designs personalizados para postagens e páginas, mas não pode tocar nas áreas do modelo de tema. A construção de temas do Divi muda isso, permitindo que você use a mesma interface do Divi Builder para projetar os modelos do seu tema:

Para deixar isso mais claro, aqui está a diferença entre o Divi Builder regular e a construção de temas:
- Regular Divi Builder – crie o design para uma única postagem no blog.
- Criação de temas – crie o modelo que todas as postagens do seu blog usam por padrão.
Para projetar seus modelos de tema, você usará exatamente o mesmo construtor visual. A principal diferença é que você poderá extrair informações dinâmicas do seu site WordPress.
Por exemplo, em vez de adicionar texto estático para o título de uma postagem, basta adicionar o módulo Post Title e o Divi inserirá automaticamente o título de cada postagem do blog:

Há algumas outras coisas úteis aqui:
- Você também pode inserir conteúdo dinâmico de campos personalizados adicionados com plug-ins como Campos personalizados avançados (ACF), Conjunto de ferramentas ou pods.
- Você pode usar as condições de exibição para controlar quando usar determinados modelos. Por exemplo, você pode criar um modelo para postagens de blog em uma categoria e um modelo diferente para postagens em outra categoria.
Por exemplo, aqui estão todas as regras condicionais que você pode aplicar para controlar onde usar determinados modelos:

Biblioteca de modelos Divi – milhares de layouts pré-criados
Embora o Divi lhe dê o poder de criar designs completamente personalizados a partir do zero, há um problema em potencial com isso:
Se você não é um designer, pode ser difícil criar designs bonitos quando você está começando de uma tela em branco.
Para resolver isso, o Divi vem com uma biblioteca de modelos absolutamente enorme que contém mais de 1.714 designs diferentes importáveis .
Esses mais de 1.714 designs são agrupados em mais de 233 “pacotes de layout”. Um pacote de layout é um grupo de modelos que têm como tema um site específico. Por exemplo, o pacote de layout “Restaurante” inclui modelos para a página inicial, menu, página de contato e assim por diante.

Tudo o que você precisa fazer é importar o modelo, editar seu conteúdo para corresponder ao seu site e você terá um design com aparência profissional. Essencialmente, em vez de desenhar uma imagem em uma tela em branco, você pode apenas colorir as linhas como fazia quando era criança.
Além dos modelos incluídos, você também pode salvar seus próprios designs como modelos para poder reutilizá-los rapidamente mais tarde.
Opções de tema e personalizador Divi
Com muitos recursos do Divi, é fácil esquecer que o Divi é um tema e não um plugin . Até agora, todos os recursos que mostrei a você são o tipo de recursos que você obtém de plugins como Elementor Pro e Beaver Builder.
No entanto, o Divi é um tema e, como tal, vem com sua própria área de opções de tema, além de configurações no personalizador de temas nativo do WordPress.
Se você estiver usando a criação de temas, talvez não precise usá-los, pois estará projetando seus modelos de tema do zero. Mas se você não estiver usando a criação de temas, vai contar com eles para configurar os elementos de design fundamentais do seu site:

Revisão de desempenho do tema Divi: muito melhor do que era
Sempre que você usar um plugin ou tema do construtor visual do WordPress, você sempre estará sacrificando algum desempenho da web em vez de usar o editor nativo do WordPress. No entanto, alguns construtores são melhores ou piores do que outros quando se trata de desempenho.
Por muito tempo, Divi teve uma má reputação quando se trata de desempenho ( e com razão, para ser honesto ).
No entanto, a boa notícia é que a equipe Divi sabe disso e tem se concentrado muito em otimizações de desempenho em 2021, com vários lançamentos focados principalmente no desempenho.
O Divi 4.8 ( lançado em janeiro de 2021 ) incluiu algumas grandes melhorias de desempenho de back -end que fizeram uma melhoria notável na experiência de edição. A equipe do Divi disse que acelerou muitas ações do editor em 100-700%, e eu definitivamente percebi que a interface ficou mais rápida após essa atualização.
Em seguida, o Divi 4.10 ( lançado em agosto de 2021 ) abordou a otimização do desempenho do frontend . Esta atualização reduziu bastante o inchaço associado aos sites Divi, eliminando CSS e JavaScript não utilizados e carregando apenas exatamente o que é necessário para cada página ( entre outras alterações ).
Ao testar o desempenho de alguns designs do Divi, definitivamente notei grandes melhorias. Por exemplo, eu criei um design simples com o Divi Builder e o tema Divi e ele tinha apenas 13 solicitações HTTP e um tamanho de arquivo de 200 KB, que é muito, muito menor do que seria no passado.
Portanto, embora o Divi, sem dúvida, costumava ser inchado em comparação com outros construtores de páginas, graças a essas mudanças recentes, ele realmente se compara favoravelmente a outras ferramentas nesse espaço.
Com isso dito, se você é um fanático absoluto por desempenho na web, ainda pode estar mais feliz com um construtor como o Oxygen ( embora o Oxygen não seja tão amigável para iniciantes quanto o Divi ).
Preços do tema Divi
Você só pode acessar o tema Divi como parte da assinatura Elegant Themes , que dá acesso a todos os produtos da Elegant Themes por um preço.
Divi é o produto Elegant Themes mais valioso por uma grande margem, então você não está obtendo muito valor extra além do Divi.
No entanto, você obtém acesso à versão do plug-in do Divi Builder, bem como a dois outros plug-ins – Bloom para opt-ins por e-mail e Monarch para botões de compartilhamento/seguimento de mídia social . Nenhum dos plugins está no topo de seus respectivos espaços, mas ambos são plugins capazes de eliminar a necessidade de comprar plugins de terceiros.
Existem duas opções de preços para se tornar um membro Elegant Themes. Ambas as opções permitem o uso em sites ilimitados :
- Acesso anual – $ 89 por ano. Após o primeiro ano, você precisará renovar para continuar recebendo suporte e atualizações. O tema e os plugins Divi continuarão funcionando – você simplesmente não receberá novas atualizações.
- Acesso vitalício – $ 249 uma vez . Você obtém acesso vitalício aos produtos, atualizações e suporte sem precisar pagar novamente.

O ponto de equilíbrio entre os planos é de cerca de dois anos e nove meses. Se você acha que usará o Divi por mais tempo, deverá obter acesso vitalício.
Se você não tiver certeza, sempre poderá começar com o acesso anual. Elegant Themes permite que você atualize para acesso vitalício e pague apenas a diferença.
Suporte ao tema Divi
Contanto que você seja um membro ativo do Elegant Themes, terá suporte dedicado para ajudá-lo com o Divi e todos os outros produtos Elegant Themes.
Em termos de suporte oficial, você recebe suporte por chat ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para um tema WordPress, eu diria que Elegant Themes oferece um bom suporte. No entanto, você precisa ter expectativas honestas sobre o nível de suporte esperado de um produto que custa US$ 89 por ano.
No entanto, também é fácil obter suporte não oficial da comunidade porque o Divi é muito popular. Por exemplo, o grupo oficial de usuários do tema Divi no Facebook tem mais de 69.000 membros e está cheio de pessoas dispostas a ajudá-lo a corrigir problemas ou usar o Divi com mais eficiência.
Considerações finais sobre o tema Divi
Como mencionei no início, não acho que faça sentido pensar no Divi apenas como um “tema WordPress”. Em vez disso, pense nisso como uma “plataforma de design WordPress tudo-em-um”.
Com o Divi, você pode usar um editor visual de arrastar e soltar para projetar parte ou todo o seu site WordPress – zero código ou conhecimento técnico necessário.
Em 2021, a equipe Divi se esforçou muito para limpar o desempenho do Divi, o que levou a melhorias notáveis no desempenho do back-end e do front-end. Isso aborda uma das maiores críticas que eu e muitos outros tivemos sobre o Divi, então é uma mudança muito bem-vinda.
No geral, o Divi é uma ferramenta muito boa para o design visual do WordPress.
É “o melhor”? Bem, eu acho que isso realmente se resume à opinião pessoal. Certamente está na disputa por esse título. No entanto, enquanto muitas pessoas juram pelo Divi, também há muitas pessoas que amam o Elementor Pro ( nossa análise ), Beaver Builder , Brizy Pro , Oxygen e outras ferramentas semelhantes.
Agora que o Divi abordou seus problemas de desempenho, porém, não há realmente nada me impedindo de recomendá-lo. Então – se você gosta da interface Divi, acho que definitivamente deveria considerar o tema Divi (ou talvez até o plugin Divi Builder autônomo). Novamente, você pode testar uma demonstração ao vivo aqui.
No entanto, se você não gosta da interface, talvez deva brincar com uma das outras ferramentas que mencionei acima, pois também são ótimas opções.