Como usar categorias no WordPress

Seu blog precisa de um pouco de organização? Você está blogando há algum tempo sem pensar duas vezes sobre as várias categorias que você criou?

Vamos ensiná-lo sobre as categorias do WordPress neste post, incluindo como adicionar uma nova categoria e como usá-las corretamente.

O que é uma categoria do WordPress?

As categorias fazem parte do sistema de taxonomia do WordPress, o sistema que o sistema de gerenciamento de conteúdo usa para classificar os vários tipos de conteúdo em seu site WordPress.

No back-end, as categorias permitem que você organize todo o conteúdo que publica em seu blog por tópico. Dê uma olhada no nosso próprio blog como exemplo. Se você passar o mouse sobre o item Blog em nosso menu, verá algumas das categorias que usamos aqui no Blogging Wizard.

Cada uma dessas categorias representa um tópico comum que abordamos em nosso blog.

Este também é um ótimo exemplo de como as categorias de blog melhoram a experiência do usuário no frontend. Ao atribuir postagens de blog a suas categorias apropriadas com base nos tópicos que abordam, os leitores podem encontrar o conteúdo com muito mais facilidade no site.

Isso ocorre porque todas as postagens que você atribuir às categorias aparecerão na página de arquivo de cada categoria individual. Veja um exemplo do nosso blog:

As categorias do WordPress também podem ser usadas em uma hierarquia criando categorias pai, categorias filhas e categorias neto.

Categorias do WordPress vs tags do WordPress

As tags do WordPress são outra parte do sistema de taxonomia padrão do WordPress e não devem ser confundidas com categorias. Enquanto as categorias representam os principais tópicos que seu blog cobre, as tags devem representar os tópicos que você cobre com frequência em seu blog, mas não são necessariamente seu foco principal.

Por exemplo, mencionamos o conjunto de produtos da Thrive Themes com bastante frequência no blog. Isso tornaria “Thrive Themes” uma tag fantástica, mas uma categoria ruim, pois o foco principal (e até secundário) do nosso blog não é o conteúdo Thrive Themes.

Como usar categorias no WordPress

A criação de categorias pode ser feita de duas maneiras no WordPress: na seção Categorias da área de administração do WordPress e no editor do WordPress.

Navegue até Posts → Categorias. Todos os sites WordPress têm uma categoria padrão para começar e você não pode excluí-la. Isso porque o WordPress foi projetado para atribuir postagens de blog a essa categoria automaticamente se você não atribuir uma categoria por conta própria.

Como tal, o nome da categoria padrão é “Sem categoria”. Felizmente, você pode renomeá-lo. Primeiro, vamos ver como decidir quais categorias criar para o seu blog.

Não há realmente nenhuma regra sobre o número de categorias que você pode criar. No entanto, ficar com duas a cinco categorias principais é uma ótima maneira de garantir que você permaneça no tópico em relação ao seu nicho enquanto preenche seu calendário editorial.

Com isso dito, dê uma olhada nas postagens que você publicou ou planeja publicar e escreva uma lista de todos os tópicos que eles cobrem. Não importa quantos tópicos você tenha, tente organizar todos eles nessas duas a cinco categorias principais sobre as quais falamos.

Vamos usar um blog de tecnologia como exemplo. Os tópicos comuns para os quais este blog publica conteúdo incluem smartphones Android, smartphones iOS, Chromebooks, Macbooks, laptops Windows, placas gráficas, outros hardwares de PC e muito mais.

Em vez de criar uma categoria diferente para cada uma, você deve criar um número menor de categorias pai para representar os tópicos principais nos quais você pode agrupá-las. Para nosso blog de exemplo, essas categorias principais podem ser “Dispositivos móveis”, “Laptops” e “Desktops”.

Faça o mesmo com os tópicos que seu blog cobre e, em seguida, decida qual categoria principal você usa mais ou qual parece mais importante. Vamos transformar a categoria padrão nesta categoria.

Passe o mouse sobre a categoria padrão e clique em Edição rápida. Há dois campos com os quais você precisa se preocupar aqui. O campo Nome controla a forma como o nome da sua categoria aparece nos menus e o título da página de arquivo da sua categoria. O slug controla a forma como ele aparece nos URLs do seu site.

Use letras maiúsculas para o campo em branco e todas as letras minúsculas para o slug. Insira traços – entre as palavras no slug, significando “dispositivos móveis” em vez de “dispositivos móveis” ou “dispositivos móveis”. Clique em Atualizar categoria para salvar suas alterações.

Agora, vamos aprender como criar uma nova categoria. É o mesmo processo. Insira o nome em maiúsculas no campo Nome e o formato de URL no campo slug. Você também pode adicionar uma descrição da categoria.

Em seguida, clique em Adicionar nova categoria.

Para excluir categorias, passe o mouse sobre o nome da categoria e selecione Excluir. Você pode selecionar várias categorias de uma só vez e excluí-las em massa clicando na guia na parte superior, selecionando Excluir e clicando em Aplicar.

Como criar categorias filhas no WordPress

Use o mesmo processo para criar categorias filhas. Desta vez, porém, escolha uma categoria pai para atribuir ao filho antes de clicar em Adicionar.

Faça o mesmo com os netos, mas escolha uma categoria filho como pai.

Usando categorias do WordPress no editor do WordPress

O editor do WordPress tem uma seção para categorias na barra lateral direita. Tudo o que você precisa fazer é abri-lo e selecionar a categoria ou categorias às quais deseja atribuir uma postagem individual.

Geralmente, você deve atribuir apenas uma categoria pai a cada postagem do blog. Se você quiser atribuí-lo a outra categoria com base no tópico que a postagem aborda, use também uma categoria filha. Por exemplo, nosso post de exemplo “Novo sensor de câmera de 200 MP da Xiaomi feito pela Samsung” se encaixa na categoria pai “Dispositivos móveis” e na categoria filho “Telefones Android”.

Se sua postagem não se encaixa em uma categoria que você já possui, crie uma nova no local. Basta clicar em Criar nova categoria e seguir as mesmas diretrizes de antes.

O campo Slug está ausente, mas o WordPress irá gerar um para você.

Se você já tinha posts publicados antes de iniciar este tutorial, reserve um tempo para recategorizá-los post por post. Apenas certifique-se de clicar em Atualizar em cada um.

Como editar links permanentes para categorias do WordPress

Aviso: ignore esta seção se seu site já estiver estabelecido. Alterar sua estrutura de permalink pode levar a muitos links quebrados e provavelmente prejudicará o desempenho geral de SEO do seu site.

Geralmente, é melhor escolher Post Name como sua estrutura de permalink para postagens de blog. Ele cria um permalink mais curto e direto ao ponto, o que é melhor para SEO.

No entanto, se você quiser adicionar sua categoria pai à sua estrutura de permalink, escolha Custom Structure na página de configurações de permalinks. Em seguida, limpe o campo e clique no botão %category% seguido imediatamente pelo botão %postname%.

Então, se eu usar “xiaomi-200mp-camera-sensor” como o link permanente para a postagem de blog de exemplo que usei anteriormente e escolher a categoria pai “Dispositivos móveis”, veja como isso ficaria:

  • Estrutura do nome da postagem: mydomain.com/xiaomi-200mp-camera-sensor
  • Estrutura personalizada com categoria: mydomain.com/mobile-devices/xiaomi-200mp-camera-sensor

Esta próxima dica é desnecessária, mas sinta-se à vontade para fazê-la para novos sites, se desejar.

Você também pode alterar a frase base que o WordPress usa para a estrutura de permalink das categorias. Esta é “categoria” por padrão.

O WordPress usa “tópico” como exemplo. Ao adicionar “tópico” ao campo Base de Categoria, sua estrutura de permalink ficaria assim:

  • Base de categoria padrão: mydomain.com/category/mobile-devices
  • Base de Categoria “Tópico”: mydomain.com/topic/mobile-devices

Alguns plugins de SEO do WordPress removem essa base da sua estrutura de permalink. Por exemplo, o SEOpress tem “Remover /category/ em seus permalinks” ativado por padrão na guia Configurações avançadas.

Você precisará desabilitar essa configuração se quiser usar uma categoria em sua estrutura de permalink.

Para você

Esperamos que você tenha achado útil este tutorial sobre categorias do WordPress.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *