
Quando se trata de lançar um site WordPress, você deve ter em mente que visitantes de todos os tipos estarão visitando.
Mais importante ainda, nem todos os visitantes do seu site poderão fazer as coisas simples que alguns consideram garantidas, como mover o mouse, ver o esquema de cores do seu site ou ouvir o conteúdo do vídeo. Portanto, se você deseja estabelecer uma reputação sólida em seu setor, aumentar as conversões e fazer a coisa certa, terá que se concentrar na acessibilidade do WordPress.
Por isso, hoje estamos descrevendo as maneiras mais fáceis de tornar seu site WordPress mais acessível , para que as pessoas possam explorar seu site com facilidade – não importa o que aconteça .
Então vamos começar.
O que é acessibilidade do WordPress?
Acessibilidade do WordPress significa disponibilizar seu site e seu conteúdo para todos os usuários , incluindo aqueles com deficiência.
Não tem certeza se isso se aplica ao seu público-alvo?
Pense sobre isso. De acordo com o National Service Inclusion Project , só nos Estados Unidos existem 48,9 milhões de pessoas com deficiência. Estenda isso em todo o mundo, e é provável que uma parte significativa dos visitantes do seu site tenha algum tipo de deficiência que afete sua capacidade de explorar seu site da maneira que você pretendia.
A Iniciativa de Acessibilidade da Web afirma que tornar seu site mais acessível ajudará os seguintes grupos de pessoas:
- Os idosos
- Pessoas com deficiências temporárias, incluindo óculos perdidos ou um membro quebrado
- Pessoas com deficiência visual ou auditiva
- Pessoas com conexões de internet lentas
- Aqueles com limitações situacionais, como aqueles que acessam seu site em uma área clara ou em um ambiente onde não podem ouvir o áudio do site
- Aqueles com problemas cognitivos, como dislexia, que afetam a capacidade de uma pessoa ler o conteúdo escrito
Antes de prosseguirmos, tomemos por exemplo Blinkee.com :

Entre a fonte minúscula e as luzes piscantes, há muitos visitantes do site que terão dificuldade para ler o conteúdo, navegar no site ou conseguir se concentrar em algo importante por mais de alguns segundos.
Veja o que queremos dizer? A acessibilidade do site é muito mais importante do que muitos querem admitir.
Mas por que você deveria se preocupar com a acessibilidade do WordPress?
Você pode estar pensando que seu site WordPress não se parece em nada com o Blinkee.com. E enquanto isso é uma coisa boa, você ainda não está limpo.
Aqui estão alguns dos motivos mais convincentes para se preocupar com a acessibilidade do site:
- Pessoas com deficiência têm três vezes menos probabilidade de ficar online do que aquelas sem, o que significa que você está perdendo grandes oportunidades de converter uma grande parte de clientes em potencial
- O Google e outros principais mecanismos de pesquisa recompensam os sites acessíveis, classificando-os mais altos nas classificações de pesquisa
- Houve milhares de casos de acessibilidade na Web arquivados desde o primeiro rastreamento desses tipos de casos em 2015, o que significa que seu site pode estar em risco de uma ação judicial
Como você pode ver, não importa que tipo de site você tenha, você pode perder muito ao alienar parte do seu público-alvo.
Dicas para tornar seu site mais acessível
1. Teste a acessibilidade do seu site WordPress
Antes de começar a fazer alterações em seu site para torná-lo mais acessível, é melhor ver como ele está acessível agora.
Isso é feito facilmente usando uma ferramenta como a Ferramenta de Avaliação de Acessibilidade da Web (WAVE) . Com ele, você poderá avaliar a acessibilidade do seu site simplesmente digitando a URL do seu site.

Depois de ser avaliado, o WAVE exibirá ícones diferentes, codificados por cores, que representam seções do seu site que estão corretas, precisam de melhorias ou são erros reais. Se você clicar em um ícone, terá acesso a uma descrição detalhada do que precisa ser corrigido.
2. Escolha os esquemas de cores com cuidado
Uma das melhores maneiras de marcar seu site e se destacar da concorrência é usar um esquema de cores específico. Mas se os visitantes do seu site forem daltônicos ou tiverem visão limitada, eles não poderão aproveitar as cores do seu site tão bem quanto deveriam.
Tomemos por exemplo este exemplo simples de contraste de cores:

É bem difícil ver o texto escrito na primeira imagem né? E você pode nem ter uma deficiência que afete a maneira como vê essa imagem.
Agora imagine que você é uma das 300 milhões de pessoas no mundo que tem daltonismo.
Além de observar seus esquemas de cores contrastantes, também é importante evitar o uso de esquemas de cores contrastantes. Só porque o contraste não é terrível , não significa que as cores combinam bem.
Para ajudar a equilibrar as cores do seu site WordPress, confira esta ferramenta online gratuita chamada Contrast Checker .

Basta escolher uma cor de primeiro plano e de fundo e deixar a ferramenta determinar se as cores estão equilibradas ou não. Se não for, a ferramenta informará:

3. Use um plug-in de acessibilidade do WordPress
Se você quiser tornar as coisas realmente fáceis para você, você sempre pode usar um plug-in de acessibilidade dedicado do WordPress para avaliar seu site e garantir que ele seja acessível a todas as pessoas.
Um desses plugins é o WP Accessibility . Este plugin ajuda você a identificar problemas comuns de acessibilidade em temas do WordPress e corrigi-los para melhorar a usabilidade do seu site.
Algumas de suas características incluem:
- Remoção do atributo de destino dos links
- Remoção de atributos de título de imagens inseridas no conteúdo
- Adição de títulos de postagem a links padrão “leia mais”
- Adição de rótulos aos campos de formulário padrão do WordPress, se estiverem ausentes
- Remoção de tabindex de elementos que são focalizáveis
- Exibindo um contraste de cor entre dois valores de código hexadecimal
- E muito mais
Além disso, o WP Accessibility adicionará uma barra de ferramentas para alternar entre visualizações de alto contraste, impressão grande e escala de cinza do seu tema, aplicar atributos alt em todas as imagens e até adicionar atributos de idioma e direção de texto aos seus atributos HTML.
Alternativamente, você pode optar por uma plataforma de acessibilidade dedicada, como accessiBe . A grande parte desse tipo de plataforma é que funciona fora do WordPress.
4. Use um tema acessível
Se você quiser evitar ter que corrigir problemas de acessibilidade desde o início, use um tema WordPress acessível.
Claro, isso às vezes é mais fácil dizer do que fazer. Dito isso, se você navegar no repositório oficial do WordPress, poderá encontrar ótimos ( e gratuitos! ) temas que usam design acessível. Tudo o que você precisa fazer é usar o Filtro de recursos e pesquisar temas rotulados como prontos para acesso.

No entanto, nossa recomendação é Kadence . Este tema tem uma versão gratuita, mas também está disponível uma versão premium com recursos extras.
Se você escolher um tema acessível para o seu site WordPress, seu site estará pronto para todos os usuários em termos de navegação, estilo de link, esquemas de cores e muito mais.
5. Adicione texto alternativo a todas as imagens
Adicionar texto alternativo às imagens do seu site não é apenas para aumentar as classificações de pesquisa. Obviamente, o texto alternativo nas imagens oferece aos rastreadores dos mecanismos de pesquisa uma melhor compreensão do seu site e ajuda você a classificar nos resultados de pesquisa mais relevantes.
Mas adicionar texto alternativo às suas imagens também ajudará as pessoas com deficiência a ter uma melhor experiência do usuário enquanto estiverem no seu site. Na verdade, o texto alternativo que você adiciona às suas imagens permite que pessoas com deficiência “leiam” suas imagens caso usem um leitor de tela para ajudá-los a navegar na Internet.
Então, adicione texto alternativo a todas as imagens do seu site WordPress. E certifique-se de que sejam descritivos e incluam palavras-chave para que um leitor de tela possa ler para os usuários de uma maneira que faça sentido.
6. Torne seu site compatível com o teclado
Outra ótima maneira de atender às pessoas com deficiência e tornar seu site WordPress mais acessível é tornar seu site compatível com o teclado. Em outras palavras, os visitantes do seu site devem poder navegar pelos seguintes elementos do site:
- Itens do menu
- Links
- Botões
- Campos de formulário
Não tem certeza se o seu site é compatível com o teclado no momento? Para verificar, tudo o que você precisa fazer é visitar seu site e ver se consegue navegar sem usar o mouse. Em vez disso, clique no botão Tab e veja o que acontece.
O WordPress.org faz um ótimo trabalho ao tornar seu site acessível a todos os usuários. Na verdade, ao navegar pelo site, você verá um formulário de linha pontilhada ao redor de cada item de menu para o qual você tabular.

7. Formate os campos do formulário corretamente
É tentador colocar rótulos de campo de formulário dentro das caixas de campo para deixar seu site mais organizado e limpo. No entanto, alguns leitores de tela não conseguem identificar e ler esses tipos de rótulos. Isso torna difícil, se não impossível, para aqueles que dependem de leitores de tela para visualizar e preencher os campos de formulário do seu site. Isso também significa uma perda nas conversões, o que pode causar estragos no seu sucesso.
Se você depende muito das inscrições de visitantes do site para ganhar dinheiro ou aumentar seus seguidores , não tornar seus campos de formulário acessíveis aumenta suas chances de alienar parte do seu público-alvo. Para corrigir isso, coloque rótulos de campo de formulário fora de cada caixa.
8. Fique atento ao estilo do link
Embora as cores que você atribui aos hiperlinks do seu site geralmente sejam escolhidas para fins de branding, lembre-se de que as pessoas com deficiência precisam de um contraste claro quando se trata de hiperlinks.
Aqui está uma lista de algumas dicas úteis para tornar os links do seu site WordPress mais acessíveis:
- Evite usar a palavra “link(s)” em seus links porque os leitores de tela informam aos usuários para onde o link leva
- Não coloque os links em maiúsculas porque confunde os leitores de tela que às vezes lêem o texto em maiúsculas letra por letra
- Evite usar URLs no texto do link porque os leitores de tela lerão letra por letra, dificultando o acompanhamento dos usuários
- Não vincule blocos inteiros de conteúdo; torná-lo curto e doce
- Alertar o usuário quando um link estiver abrindo em uma nova janela para que ele não se perca
- Seja cauteloso ao usar muitos links âncora (as pessoas com deficiência podem não perceber que estão apenas movendo para cima e para baixo na página que já digitalizaram)
- Sublinhe o texto vinculado e use uma cor separada e agradável para o contraste
- Verifique rotineiramente se há links quebrados ou vazios
Empacotando
No final, a acessibilidade do WordPress é mais importante do que nunca. Hoje em dia, as pessoas estão usando a internet para tudo. De pagar as contas a socializar e marcar compromissos para fazer compras on-line, quase todos os aspectos da vida das pessoas podem ser tratados on-line de uma maneira ou de outra.
Para garantir que você não está deixando de fora uma parte do seu público-alvo, que está maximizando o tráfego do seu site e está facilitando para pessoas de todas as esferas da vida explorar o que você tem a oferecer, confira como acessível é o seu site. Se não estiver à altura, faça algumas mudanças simples e rápidas. Isso não apenas ajudará você a aumentar seus seguidores ou base de clientes, mas também é a coisa certa a fazer.