Como solucionar problemas do WordPress (mesmo se não fores um desenvolvedor)

O WordPress oferece possibilidades de design quase ilimitadas para quem não tem experiência em codificação.

Tu não precisas ser um desenvolvedor web ou designer experiente para criar algo incrível. 

Mas com possibilidades infinitas há uma desvantagem – às vezes temas, plugins e o núcleo do WordPress não se dão bem e causam um conflito.

Neste artigo, vou orientá-lo em um processo passo a passo para ajudá-lo a solucionar problemas do WordPress.

Passar por esse processo resolverá teu problema ou ajudar-te-á a descobrir quem pode corrigir o problema (por exemplo, um desenvolvedor de tema ou host da web).

Vamos começar:

Atenção: Antes de fazer qualquer alteração em teu site, deves executar um backup completo. A maioria dos hosts fornece backups, mas tu deves sempre ter um backup de terceiros sobre o qual tenha controle. Eu uso o BlogVault para todos os meus sites. Tu podes aprender mais no meu artigo sobre os melhores plugins de backup do WordPress .

Eu também recomendo dar um passo adiante e usar o recurso do site de teste do teu host para o processo de solução de problemas. Por experiência própria, posso dizer que a solução de problemas em sites ativos não é uma boa ideia.

Como solucionar problemas de instalação do WordPress e encontrar o que está quebrado

Passo 1 – Limpe o cache do teu site

Isso pode parecer um pouco estranho. A primeira etapa que estou recomendando não é confirmar que o problema está ocorrendo para outras pessoas, é limpar o cache do teu site.

A razão pela qual eu recomendo isso é porque a maioria dos problemas do site são resolvidos limpando o cache no site.

Agora, podes ter várias camadas de cache em teu site.

Deves ter pelo menos uma camada de cache que tu possas limpar facilmente – o plug-in de cache instalado em teu site WordPress.

Tu também podes ter cache no nível do servidor e tua rede de entrega de conteúdo.

Se sabes exatamente onde eles estão, vá em frente e limpe-os. Se tu não tiveres certeza, precisará verificar com teu host da Web qual armazenamento em cache está em vigor. Por exemplo, o WPX Hosting tem cache no nível do servidor que geralmente é limpo rapidamente, então é provável que isso não seja um problema. No entanto, eles têm um CDN, mas tu podes limpá-lo visitando tua conta.

Depois que teus caches forem limpos, verifique teu site para ver se o problema ainda está ocorrendo usando uma guia anônima do navegador. Se for, vá para a próxima etapa.

Passo 2 – Confirme que o problema está acontecendo para outras pessoas

Agora que o armazenamento em cache do teu site será descontado como causa do problema, podemos prosseguir para a confirmação de que o problema está ocorrendo para outras pessoas que visitam teu site.

Tu precisarás tentar reproduzir o problema. 

Ao testar, recomendo usar uma rede wi-fi diferente ou conectar teu computador à internet móvel do teu telefone. 

Alguns problemas podem ser específicos de IP (por exemplo, se tu acidentalmente acionares uma regra de segurança que bloqueia teu endereço IP do teu site). E outros podem ser específicos do provedor de serviços de Internet (no caso de problemas de atualização de servidores de nomes de domínio).

Depois de ter certeza de que o problema está afetando outras pessoas, tu podes descobrir se o problema está afetando um pequeno grupo de pessoas ou todos.

Gosto de dar um passo adiante para confirmar problemas usando um serviço VPN para acessar meu site em diferentes locais. Essa é uma boa opção porque tu podes reproduzir a maioria dos problemas, pois estará visualizando teu site WordPress como um visitante regular.

Uma opção alternativa é o Uptrends Global Uptime Checker . Essa ferramenta gratuita confirmará se teu site está sendo carregado em locais populares em todo o mundo.

Observação: uma vez encontrei um problema em que os visitantes de São Francisco (EUA) foram totalmente bloqueados no meu site. 

Isso ocorreu porque meu plug-in de segurança bloqueou por engano um dos endereços IP usados ​​pela minha rede de entrega de conteúdo . 

O conserto? Certifica-te de que tua ferramenta de segurança WordPress e teu host da web coloquem os endereços IP usados ​​por tua rede de entrega de conteúdo na lista de permissões. Fale com teu provedor e eles fornecerão uma lista de endereços IP.

Depois de confirmar que o problema está afetando outras pessoas, podes seguir as etapas abaixo.

Passo 3 – Atualize tua instalação do WordPress

Um grande número de problemas pode ser resolvido atualizando teu site.

Mais uma vez, tenho que reiterar que tu deves fazer backups antes de fazer qualquer alteração em teu site.

Depois que o backup do teu site for feito, tu precisarás atualizar:

  • Versão do WordPress
  • Plug-ins do WordPress
  • Tema WordPress

Manter teu site atualizado é uma boa prática, principalmente por motivos de segurança.

Depois que tudo for atualizado, tu precisarás limpar o cache do teu site como antes e verificar teu site incógnito.

No entanto, tu deves sempre fazer uma verificação rápida em teu site WordPress para garantir que as atualizações não causem problemas. 

Por exemplo, se tu atualizaste o núcleo do WordPress e tiver um plugin instalado que não tenha sido atualizado, isso pode causar um problema.

Se for esse o caso, sempre podes usar o backup que fez e restaurar teu site ao estado anterior.

Passo 4 – Execute o plugin Query Monitor

O Query Monitor é um plugin WordPress projetado para desenvolvedores da web, mas não deixe que isso te assuste. É uma parte essencial do processo de solução de problemas do WordPress.

Não se preocupe em aprender o que tudo significa neste plugin. Basta usá-lo como um indicador rápido de problemas.

A ideia é que uses este plugin para ajudar a descobrir qual plugin (ou tema) está causando o problema com teu site.

Primeiro, precisas ir para Plugins → Adicionar Novo . Em seguida, procure o Query Monitor, instale-o e ative-o.

Uma vez ativado, tu verás esta opção na barra de ferramentas na parte superior do teu site WordPress:

Se houver um problema, verás um aviso em vermelho (ou laranja). Tu podes ver na imagem acima tudo parece – sem avisos.

E se houver um aviso? Basta clicar na guia Query Monitor e ele abrirá uma nova janela que mostrará o que está causando o erro.

Às vezes, tu podes descobrir problemas que não sabias que existiam, então vale a pena seguir as outras etapas de solução de problemas do WordPress sobre as quais falarei em breve. No entanto, é uma maneira rápida de validar alguns problemas.

Passo 5 – Mude para um tema padrão do WordPress

Algumas questões podem ser específicas para um determinado tema.

Para testar isso, tu vais querer mudar para um tema padrão do WordPress. Tu deves ter um pré-instalado. Eles geralmente lançam um novo a cada ano que segue um formato de data específico (por exemplo – Twenty Twenty, Twenty Twenty-One).

Tu podes alterar teu tema ativo acessando Aparência → Temas .

Se tu não tiveres o tema padrão mais recente instalado, poderá instalá-lo na mesma página. Eu recomendo usar este tema acima de outros porque eles são sempre projetados com as últimas alterações do WordPress em mente.

Depois de trocar os temas, limpe o cache do teu site e verifique-o novamente em um navegador limpo para ver se o problema ocorre.

Se isso corrigir o problema, tu saberás que é específico do tema para que possa entrar em contato com o suporte. Para temas pagos, acesse diretamente o site do desenvolvedor. Para temas gratuitos, visite a página de suporte do tema no WordPress.org e poste teu problema lá.

Dependendo da gravidade do problema, podes querer voltar ao seu tema original e limpar o cache novamente. 

Nota: Existem raras ocasiões em que um plugin específico entrará em conflito com um tema específico. Ao continuar com as etapas restantes de solução de problemas do WordPress, podes garantir que tenhas uma visão mais completa do que está a acontecer.

Passo 6 – Identifique plugins potencialmente problemáticos

Embora esta seja a parte mais tediosa do processo de solução de problemas do WordPress, é fácil de fazer.

A ideia aqui é que desabilitas cada plugin em teu site individualmente até que o problema seja resolvido.

Vais precisar limpar o cache do teu site e verificar teu site incógnito depois que cada plug-in for desativado. Certifique-se de limpar o cache do seu CDN também, se tiveres um.

E eu recomendo reativar o plug-in que achas que está causando o problema para confirmar que é definitivamente o problema.

Depois de saberes qual plug-in está causando o problema, tu tens algumas opções. Naturalmente desejarás entrar em contato com o desenvolvedor do plug-in para relatar o problema e obter uma correção.

No entanto, existem certas circunstâncias em que os plugins não são mais mantidos ativamente. Ou o plugin não é importante para a funcionalidade do site e uma alternativa pode ser encontrada facilmente. Nesses casos, a melhor opção é mudar para um plugin alternativo.

Observação: há uma chance de tu descobrires que o problema ainda está ocorrendo. Isso normalmente significa que há um problema com outra parte de sua pilha de tecnologia. Como teu host ou provedor de CDN . É nesse ponto que costumo entrar em contato com as equipas de suporte do meu host e da CDN para que eles analisem isso. Certifica-te de que eles saibam que tu já tentaste alternar temas e desativar plugins.

Como corrigir os problemas do seu site WordPress

Antes de falarmos sobre como corrigir teus problemas do WordPress, é importante que eu explique como certos problemas são classificados, pois isso afetará as etapas que tu precisas seguir para resolver o problema.

Provavelmente, existem dois tipos diferentes de problemas que tu enfrentarás:

  • Problemas de personalização – Esses problemas podem ser infinitos, mas não há nada tecnicamente errado com o(s) tema(s) que estás usando. Por exemplo, se tu adicionaste algum CSS incorretamente ou desejas alcançar algo impossível com o produto. Esses casos geralmente estão fora do escopo do suporte, no entanto, algumas empresas que oferecem suporte estelar tentarão ajudar. Só não espere porque nada está tecnicamente quebrado.
  • Bugs – Isso é quando algo não está funcionando como esperado. A empresa, seja ela tema ou empresa de plugins, deve corrigi-lo.

Com bugs, vais querer ir diretamente para a empresa que é responsável pelo plugin/tema em questão. Em alguns casos, tanto um tema quanto um plugin podem causar problemas entre si. Nesse caso, entre em contato com as duas empresas.

Para problemas relacionados à personalização, ainda vale a pena entrar em contato com os desenvolvedores do tema/plugin, mas ajuste tuas expectativas de acordo. Esses tipos de problemas são melhor resolvidos usando grupos da comunidade, como fóruns gerais de suporte do WordPress, grupos do Slack ou grupos do Facebook.

Agora, falarei sobre as maneiras mais comuns de obter suporte para problemas do WordPress. Não vou numerá-los, pois eles dependem inteiramente do problema que você está enfrentando. Se uma dessas opções falhar, vá para outra.

Entre em contato com desenvolvedores de temas e plugins

Agora que você sabes o que está causando o problema, podes solicitar suporte das empresas que os criaram.

Para temas e plugins gratuitos, tu precisarás postar e navegar até a guia de suporte no WordPress.org. 

Por exemplo, se eu quisesse ajuda com a versão gratuita do Kali Forms (nosso plugin de formulário de contato favorito), visitaríamos a lista deles no WordPress.org e clicaríamos em “Suporte”.

Antes de postar um novo tópico, é melhor pesquisar teu problema para ver se outros usuários estão relatando a mesma coisa. Uma solução pode estar esperando-te.

Para plugins/temas pagos, é melhor entrar em contato com o suporte diretamente pelo site primeiro.

Nota: Os desenvolvedores de plugins/temas gratuitos não são obrigados a fornecer suporte ou assistência na solução de problemas. Por todos os meios, peça apoio, mas não espere. Algumas pessoas esperam que desenvolvedores sobrecarregados gastem todo o seu tempo livre resolvendo problemas e isso é simplesmente injusto. Todos nós temos que comer, certo?

Verifique com seu host

Se tu usas um host WordPress gerenciado como WPX Hosting ou Kinsta, verás que eles têm profissionais do WordPress à mão para ajudá-lo.

Por exemplo, um membro da equipe de suporte da Kinsta passou muito tempo me ajudando a solucionar um problema com um dos meus sites.

Portanto, embora não seja da responsabilidade dos hosts da web corrigir bugs com plugins/temas WordPress de terceiros, vale a pena perguntar a eles. Eles podem estar cientes de um conflito com sua plataforma e ser capazes de oferecer uma solução.

Pesquise nos fóruns gerais de suporte do WordPress

Embora cada tema e plugin tenha seu próprio minifórum de suporte, tu também tens um fórum de suporte mais geral do WordPress. 

Este fórum de suporte é totalmente desenvolvido pela comunidade. Um bando de pessoas fantásticas abrem mão de seu próprio tempo livre para ajudar os outros. Isto é um ótimo recurso.

Verifique grupos relevantes do Facebook

Os Grupos do Facebook podem ser um ótimo recurso para encontrar soluções para problemas do WordPress.

Os temas e plugins mais populares terão um grupo no Facebook. Embora esses grupos nem sempre sejam o melhor lugar para encontrar soluções, tu podes pesquisar tuas postagens para ver se outras pessoas estão tendo o mesmo problema.

No entanto, eu só usaria esses grupos depois de entrar em contato diretamente com o suporte. Em geral, as consultas de suporte podem ficar um pouco confusas nesses grupos, mas é uma boa opção se tu ainda estiveres travado.  

Contrate um desenvolvedor ou serviço de suporte dedicado ao WordPress

Se esgotaste todas as outras opções, é hora de chamar um profissional para descobrir as coisas.

Felizmente, existem serviços de manutenção do WordPress que cuidarão desses problemas para você e geralmente são bastante acessíveis. Alguns oferecem um serviço mensal, outros oferecem uma opção única também.

FixRunner parece ser uma boa opção. Eu mesmo não usei, então recomendo fazer sua própria diligência primeiro.

Não sou desenvolvedor, mas gosto de descobrir as coisas, então sempre tento resolver os problemas sozinho, mas esses serviços são uma opção válida para economizar tempo (e dores de cabeça).

Uma correção para problemas comuns do WordPress

De todos os problemas que enfrentei com o WordPress, o problema mais comum tende a ser causado pelo bloqueio da funcionalidade principal do WordPress.

Os plugins de segurança, por exemplo, aumentam a segurança o máximo possível. Às vezes é um pouco demais e pode impedir que outros plugins funcionem corretamente.

Estou falando do XML-RPC e da API REST do WordPress.

Ambas as partes do WordPress permitem que os desenvolvedores façam mais com a plataforma.

Por exemplo, o Jetpack usa XML-RPC para permitir a comunicação entre teu site e teus próprios servidores. E o popular plug-in de página de destino, OptimizePress , usa a API REST para suas integrações de API com provedores de serviços de e-mail.

Portanto, se estiveres tendo problemas em que funcionalidades importantes não estão funcionando conforme o esperado, verifique se tu tens um plug-in instalado que está bloqueando o XML-RPC ou a API REST. 

Geralmente são plugins de segurança, mas às vezes plugins de desempenho como o Perfmatters também oferecem o recurso.

Precisamos falar sobre hospedagem na web

Eu tenho construído sites por mais de 10 anos. Nos primeiros dias, tive vários problemas com hosts da web que levariam semanas para resolver problemas ou simplesmente não aceitar que havia um problema quando claramente havia.

Por exemplo, uma vez passei mais de uma hora no chat ao vivo tentando fazer com que o Media Temple reconhecesse um problema sério com meu site. Depois que eles reconheceram o problema, meu bate-papo foi encaminhado para o suporte de tickets, que não demonstrou interesse em corrigir um problema causado por sua plataforma. Após 9 dias de frustração, mudei para um host melhor.

Desde então, testei muito mais hosts e encontrei alguns hosts específicos nos quais confio com meus sites.

Então, se precisas de um host WordPress melhor, tenho algumas recomendações para ti:

  • DreamHost – Hospedagem compartilhada acessível e suporte sólido. Melhor para sites novos ou pequenos.
  • Hospedagem WPX – Hospedagem gerenciada por WordPress de alto desempenho que inclui verificação de malware, remoção de malware, um CDN super-rápido e suporte responsivo. Bastante acessível considerando sua oferta.
  • Kinsta – Hospedagem WordPress de alto desempenho. CDN e remoção de malware incluídos. Funciona mais caro do que outros hosts, mas seu suporte é muito bom.
  • Cloudways – Hospedagem em nuvem escalável com uma relação custo-benefício incrivelmente boa. Ideal para quem tem experiência com hospedagem. O painel deles é muito flexível, por isso é mais fácil corrigir problemas sem entrar em contato com o suporte. Não é ideal para iniciantes, especialmente porque eles não podem ajudar na solução de problemas do WordPress. Embora isso seja compreensível devido ao seu baixo preço.

Embrulhando-o

E é isso! As etapas neste post devem fornecer tudo o que precisas para solucionar problemas do WordPress.

Ao final deste post, tu deves ter uma ideia mais clara de qual é o problema. E, mesmo que não tenhas uma solução, saberá onde encontrar uma.

Os desafios técnicos podem ser um empecilho, mas também são uma oportunidade de aprendizado que pode valer a pena.

Boa sorte!


Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *