Como migrar do Tumblr para o WordPress

Pensando em migrar seu blog do Tumblr para o WordPress?

Boa escolha!

Não que o Tumblr seja um lugar ruim para sair. É uma plataforma de mídia social divertida com uma comunidade unida e um ótimo lugar para interagir com outras pessoas que compartilham seus hobbies e interesses.

Mas se você está blogando com um objetivo em mente – construir um público, monetizar seu blog ou comercializar um negócio existente – o WordPress auto-hospedado é o caminho a percorrer.

Por que WordPress em vez de Tumblr?

O WordPress tem muitos benefícios para blogueiros sérios.

Com WordPress auto-hospedado:

  • Você é o dono da sua plataforma. O Tumblr, por outro lado, pertence ao Yahoo. Seu tumblog tem que seguir as regras deles, e se isso não acontecer eles podem deletar seu site.
  • Você pode ter mais controle sobre o design e a função do seu site, usando temas e plugins ou até mesmo se aprofundando no código.
  • Há muito mais opções para monetizar seu blog.
  • Você pode colher os benefícios de SEO se seu blog estiver em seu próprio site, em vez de dar seu link juice para o Tumblr (eles não precisam disso).
  • Seu site será baseado em um software mais confiável e estável. Se o Yahoo decidir fechar o Tumblr, você está sem sorte. Mas o WordPress é de código aberto e mantido por uma enorme comunidade. Mesmo que a comunidade desmoronasse completamente, o software WordPress ainda existiria.

Pode parecer assustador mudar se você estiver usando o Tumblr por um tempo. Todo o seu trabalho duro será desperdiçado? Será muito difícil aprender uma nova plataforma?

Não se preocupe: como usuário do Tumblr, você já possui todas as habilidades necessárias para usar o WordPress e transferir todo o seu conteúdo existente para o seu novo site WordPress.

Passo 1: Configure seu novo blog WordPress

Antes de começarmos a mover seu conteúdo, você precisa de um lugar para onde movê-lo .

Então, vamos começar configurando seu novo site WordPress.

Primeiro você precisa comprar seu domínio e hospedagem na web. Confira nosso artigo sobre os melhores hosts da web do WordPress para começar.

A maioria dos hosts que recomendamos oferecerá uma instalação fácil do WordPress. Os detalhes do processo serão diferentes dependendo do host, portanto, siga as instruções para configurar o WordPress e entre em contato com o suporte do seu host se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda com o processo.

Nota: Precisa de mais ajuda? Confira nosso guia detalhado sobre como iniciar um blog WordPress .

Temas WordPress estilo Tumblr

Temos toneladas de análises e resumos de temas do WordPress para você navegar, mas recomendo que você comece com nossa lista dos melhores temas do WordPress para blogueiros .

Para obter ajuda para instalar seu novo tema, confira nosso guia sobre 3 maneiras fáceis de instalar um tema WordPress .

Etapa 2: importe suas postagens do Tumblr

Depois que o WordPress estiver configurado e seu tema estiver instalado, você estará pronto para pegar seu conteúdo do Tumblr.

Você pode fazer isso diretamente do seu painel do WordPress instalando temporariamente um plugin especial que fará todo o trabalho para você.

No painel do WordPress, clique em Ferramentas > Importar.

Em seguida, clique no Tumblr (o penúltimo da lista).

Na janela pop-up, clique no botão Instalar agora no canto inferior direito.

Aguarde alguns instantes para que o plugin seja instalado.

Depois de concluído, você verá a tela abaixo. Vá em frente e clique no link Ativar plug-in e executar importador.

Aguarde alguns instantes para que o plugin seja instalado.

Depois de concluído, você verá a tela abaixo. Vá em frente e clique no link Ativar plug-in e executar importador.

Na próxima página, você verá algumas instruções sobre como dar acesso ao seu site WordPress às ​​suas postagens do Tumblr:

Como o texto explica, você precisa criar um “aplicativo” para fornecer ao seu site WordPress acesso à sua conta do Tumblr. Pode parecer um pouco estranho, mas não se preocupe com os detalhes; esta é apenas uma maneira temporária de fazer com que o WordPress e o Tumblr conversem entre si.

De acordo com as instruções fornecidas, visite a página de aplicativos do Tumblr em uma nova guia (mantenha seu painel do WordPress aberto!) e clique no botão Registrar aplicativo:

Na página seguinte, preencha os campos obrigatórios do formulário:

  • Nome do aplicativo : Esta é apenas uma referência interna, portanto, não importa como é chamado. Você pode simplesmente digitar o nome do seu site ou exportar o Tumblr para o WordPress.
  • Site do aplicativo : Insira a URL do seu site WordPress, conforme indicado nas instruções exibidas no painel do WordPress. (por exemplo, http://example.com)
  • Descrição do aplicativo : Novamente, isso não importa. Você pode inserir algo simples como “Exportar Tumblr para WordPress”.
  • E- mail de contato administrativo : Digite seu próprio endereço de e-mail aqui.
  • URL de retorno de chamada padrão : Novamente, insira a URL do seu site WordPress (por exemplo, http://example.com)

Esses são os únicos campos que você precisa preencher; você pode ignorar o resto.

Clique em Registrar na parte inferior para continuar.

Agora você deve ver seu novo “aplicativo” exibido na parte superior da página:

Copie a chave do consumidor OAuth e cole-a no campo correspondente em seu painel do WordPress.

De volta à página de aplicativos do Tumblr, clique em Mostrar chave secreta e copie e cole no campo correspondente do WordPress também.

Em seguida, clique no botão Conectar ao Tumblr.

Na próxima tela, clique no link Autorizar o aplicativo:

Clique em Permitir:

Verifique se os detalhes estão corretos e clique no botão Importar este Blog à direita:

Dependendo do tamanho da sua conta do Tumblr, isso pode levar algum tempo! Seja paciente e dê-lhe tempo para trabalhar.

Quando estiver pronto, o botão Importar agora dirá Concluído!

Vá em frente e navegue até Posts > Todos os Posts para verificar suas postagens do Tumblr. Pode ser necessário adicionar títulos, categorias e outros detalhes.

Passo 3: Redirecione seu domínio do Tumblr para o WordPress

Se você estava usando seu próprio domínio (por exemplo, “www.seunome.com”) com o Tumblr

Se você já estava usando seu próprio domínio (como www.seunome.com) com seu site Tumblr, você precisará redirecioná-lo para seu novo site WordPress.

Existem várias maneiras de fazer isso, mas a melhor maneira é garantir que cada uma das suas postagens antigas do Tumblr redirecione automaticamente para a mesma postagem em seu novo site WordPress. Você pode fazer isso em duas etapas.

O primeiro passo é redirecionar seu domínio. Quando você configurou seu domínio com o Tumblr pela primeira vez, provavelmente seguiu estas instruções para apontar seu domínio para sua conta do Tumblr . Você terá que voltar e editar seus registros DNS para apontar para seu host WordPress agora. As etapas específicas para fazer isso dependem do registrador de nomes de domínio com o qual você comprou seu domínio e da empresa de hospedagem na Web que você está usando para seu novo site WordPress. Se precisar de ajuda com isso, entre em contato com seu registrador de domínio ou empresa de hospedagem (que pode ser a mesma empresa).

O segundo passo é configurar seus redirecionamentos de postagem individuais.

Este é um passo tedioso porque você terá que redirecionar cada postagem individualmente. Você pode não querer fazer isso se tiver muitos posts antigos do Tumblr. Mas se você tiver tempo para inserir cada redirecionamento, isso ajudará você a evitar links quebrados, manter seus visitantes felizes e preservar qualquer classificação de SEO que cada postagem do Tumblr costumava ter.

Para configurar os redirecionamentos, precisaremos usar um plugin. Você pode conferir nosso tutorial completo sobre como adicionar redirecionamentos no WordPress .

Agora, para cada postagem, você precisará inserir o endereço antigo do Tumblr à esquerda e o novo endereço à direita (menos o nome do domínio).

Não se esqueça de testar seus links antigos para ter certeza de que eles estão redirecionando corretamente.

Se você estava usando um subdomínio do Tumblr (por exemplo, “seunome.tumblr.com”)

Infelizmente, isso limitará um pouco suas opções. A melhor opção quando você move algo permanentemente na web é usar um redirecionamento 301 permanente, que foi o que fizemos acima.

Mas você não pode fazer isso com um subdomínio do Tumblr. Então suas opções são:

  1. Abandone suas postagens antigas e apenas publique um aviso de que agora você está blogando em um novo endereço. Tudo bem se você não recebeu muito tráfego para o seu blog do Tumblr – você pode simplesmente começar de novo com o seu novo blog WordPress.
  2. Implemente um redirecionamento Javascript para cada postagem. Essa não é uma ótima opção, pois os bots do Google nem sempre podem seguir os redirecionamentos Javascript. Isso não fará necessariamente nada pelo seu SEO, mas ajudará as pessoas a encontrar seu novo blog. Se você recebe MUITO tráfego para suas postagens antigas do Tumblr, isso pode valer a pena.

Para implementar um redirecionamento Javascript, faça login na sua conta do Tumblr, clique no ícone Conta e clique em Editar Aparência.

Clique no botão Editar tema na parte superior da página.

Na parte superior do menu à esquerda, clique no link Editar HTML abaixo do nome do seu tema:

Pesquise o código por </head>. Logo acima dessa tag, cole o seguinte código:

<meta name="description" content="Redirecionando este post para o mesmo conteúdo no meu novo blog WordPress!">
<script type='text/javascript'>
var new_slug = window.location.pathname;
var new_root = "http://seunome.com";
var new_url = new_root + new_slug;
document.write("<link rel=\"canonical\" href=\"" + new_url + "\">");
</script>

(Certifique-se de substituir http://seunome.com pelo seu novo nome de domínio real!)

Logo após a tag </head> deve estar a tag <body>.

Em uma nova linha imediatamente após a tag <body>, copie e cole este código:

<script type='text/javascript'>
janela.local = new_url;
</script>

É isso! Suas postagens agora devem redirecionar para seu novo site WordPress.

Etapa 4: notifique seus seguidores

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de notificar seus seguidores sobre seu novo endereço! Considere fazer anúncios em seu site, contas de mídia social e seu boletim informativo por e-mail e peça a seus seguidores que se inscrevam, caso ainda não o tenham feito.

Próximos passos

Agora que você mudou seu blog para o WordPress, é hora de levar seu blog para o próximo nível com um tema WordPress de arrasar que faz seu conteúdo se destacar.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *