
Parabéns!
Se você estiver blogando por mais de alguns meses, você está na minoria de sucesso.
É preciso muito esforço e dedicação para manter um blog e continuar depois que a empolgação inicial passar. É provavelmente por isso que cerca de 90% dos novos blogueiros desistem antes dos primeiros 6 meses.
Mas não você. Seu blog está crescendo: seus leitores, seus assinantes de e-mail, sua reputação, seus rankings nos mecanismos de busca, seu…
…postar tags?
Depois que você estiver blogando por algum tempo, é provável que suas tags de postagem tenham ficado um pouco fora de controle.
Se suas tags forem redundantes, irrelevantes ou mesmo escritas incorretamente, é hora de fazer uma limpeza de primavera.
Não se preocupe – não vai demorar tanto quanto você pensa.
E os benefícios de um blog mais limpo e organizado definitivamente valerão a pena.
O que há de tão importante nas tags de postagem?
Tags, assim como categorias, são “ taxonomias ”, ou formas de organizar e agrupar coisas.
Categorias e tags ajudam leitores e robôs a navegar em seu blog.
Os leitores podem navegar em seu blog com mais facilidade quando suas tags de postagem são organizadas de uma maneira que faça sentido. Clicar nas tags de uma postagem deve ajudar os visitantes a localizar facilmente as postagens do blog que abordam tópicos relacionados. Isso também pode melhorar sua taxa de rejeição, pois os novos visitantes poderão encontrar mais facilmente mais conteúdo para ler em seu blog relacionado aos interesses deles.
As tags também são uma ótima ferramenta para sinalizar aos mecanismos de pesquisa sobre o que é o seu blog, criando links com texto âncora rico em palavras-chave. As tags criam links internos que ajudam a estabelecer a arquitetura do seu site e auxiliam no direcionamento de bots de pesquisa e rastreadores para navegar em seu site.
Os links internos também espalham o que é conhecido como “link juice” nos círculos de SEO, o que significa que uma página do seu site com classificações favoráveis nos mecanismos de busca pode espalhar esse favor para outras páginas do seu site por meio desses links.
Ter um sistema de tags confuso (tags que se sobrepõem umas às outras ou com categorias, ou são irrelevantes para o seu público ou palavras-chave alvo) pode prejudicar a usabilidade e o SEO do seu site.
Ao implementar um sistema de tags mais limpo e organizado, você ajudará seus leitores e robôs a navegar melhor em seu blog, o que pode resultar em uma taxa de rejeição mais baixa e melhores classificações nos mecanismos de pesquisa. Eu pessoalmente vi isso acontecer com alguns dos meus próprios sites: apenas um pequeno ajuste das minhas tags de postagem para serem mais específicas resultou em um grande aumento nos rankings de palavras-chave específicas.
Práticas recomendadas para tags de blog
Categorias e tags agem como o índice e o índice de um livro, respectivamente.
Como capítulos em um índice, as categorias do seu blog não devem se sobrepor. Eles são estáticos e definidos quando seu blog nasce e geralmente não mudam com o tempo. Eles representam os principais tópicos que seu blog aborda e geralmente são capitalizados.
Como um índice, as tags representam tópicos, ideias e temas mais específicos que estão espalhados pelas postagens do seu blog. Eles podem se acumular à medida que seu blog cresce. Eles podem definitivamente se sobrepor: um post deve ter mais de uma tag. E, como as entradas no índice de um livro, as tags geralmente são minúsculas.
Vamos criar um exemplo fictício; um blog para uma academia local. Suas categorias de blog podem ser Exercícios, Nutrição e Notícias e Eventos. Qualquer postagem de blog deve se encaixar em uma dessas categorias, mas não em mais de uma.
As tags do nosso blog de academia podem incluir coisas como:
- Perda de peso
- Equipamento de ginástica
- Vegano
Tags como essas ajudam seus leitores a encontrar as informações mais importantes para eles.
Eles também ajudarão você a classificar melhor as palavras-chave segmentadas. Por exemplo, digamos que você tenha algumas postagens com a tag “vegano”: uma receita na categoria “Nutrição” e um anúncio na categoria “Notícias e eventos” que agora você oferece smoothies veganos.
Por causa do uso da tag “vegan” para ambas as postagens, é mais provável que seu site tenha uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa para pessoas em sua área que pesquisam “academias veganas” ou termos relacionados.
Como limpar suas tags
Suas tags estão confusas, duplicadas, irrelevantes ou até incorretas?
Pode ser complicado tentar limpá-los. Se você apenas excluir ou alterar uma tag, poderá acabar com links quebrados e erros 404 por toda parte, o que pode prejudicar seus rankings nos mecanismos de pesquisa.
Em vez disso, o que você deseja fazer é criar um redirecionamento 301, que sinaliza aos mecanismos de pesquisa que a página foi movida permanentemente. Ao usar um redirecionamento 301, você não perderá tráfego e classificações de mecanismos de pesquisa devido a links quebrados.
Há um plugin disponível chamado Term Management Tools que pode facilmente mesclar tags, mas não está mais em desenvolvimento ativo e pode não funcionar para você. E usar plugins desatualizados é uma maneira de seu site ficar vulnerável a hackers.
Em vez disso, você pode alterar suas tags manualmente e usar um plug-in como Redirection para redirecionar tags antigas e garantir que não cause erros 404.
Notas importantes antes de começarmos
O monitoramento de erros 404 no WordPress pode consumir recursos adicionais do servidor, o que pode tornar seu site lento ou até mesmo causar problemas com sua hospedagem. Tenha cuidado ao usar este plug-in e considere desabilitar o recurso de monitoramento de erros 404 quando terminar de mesclar suas tags e corrigir quaisquer erros.
Mas certifique-se de manter o plug-in ativado para garantir que os redirecionamentos permaneçam no lugar.
Você também pode adicionar redirecionamentos manualmente para economizar ainda mais recursos do servidor, embora o uso do plug-in seja mais fácil.
Lembre-se de que o monitoramento 404 com o Google Analytics ou outros serviços externos é uma opção melhor do que fazê-lo no painel do WordPress, pois reduzirá a carga em seu servidor.
Etapa 1: excluir tags não utilizadas
Se você tiver tags que não estão atribuídas a nenhuma postagem, poderá excluí-las sem repercussões.
Vá até Posts > Tags no painel do WordPress.
No canto superior direito, clique em “Contar” para listar suas tags pelo número de vezes que aparecem.
Exclua qualquer tag com uma contagem de “0”.
Etapa 2: escolher as tags para mesclar
Dê uma olhada nas tags restantes em sua lista em Posts > Tags e comece a procurar por outras semelhantes para agrupar.
Continuando com o exemplo de academia acima, eles podem ter uma tag “equipamento de academia” e uma tag “usando equipamento de academia”, que obviamente pode ser mesclada.
Use seu bom senso e pense se uma mesclagem de tags beneficiaria os leitores que estão tentando encontrar postagens sobre tópicos relacionados. Os mecanismos de pesquisa estão sempre aprimorando seus algoritmos para tentar fornecer o melhor conteúdo para seus usuários, por isso é melhor manter os leitores em mente primeiro.
Nesse caso, optaremos por mesclar essas tags em “usar equipamentos de ginástica”, que é uma palavra-chave mais específica para segmentar. (Você não quer que seus posts de tutoriais de ginástica compitam com equipamentos de ginástica à venda na Amazon, certo?)
Daqui para frente, chamaremos essas tags de sua “tag escolhida” (“usando equipamentos de ginástica” em nosso exemplo) e sua “tag obsoleta” (“equipamentos de ginástica”).
Anote os slugs de ambas as tags para a próxima etapa.
Etapa 3: configurar seu redirecionamento
Navegue até Plug-ins > Adicionar novo.
Instale e ative o plug-in de redirecionamento baixando o arquivo e enviando-o para o seu blog ou procurando por ele no painel do WordPress.
Clique na nova opção de menu, Ferramentas > Redirecionamento.
Sob o título “Adicionar novo redirecionamento”, insira os URLs apropriados e clique em “Adicionar redirecionamento”.

Etapa 4: adicione a tag escolhida às postagens aplicáveis
Em seguida, você desejará adicionar sua tag escolhida a todas as postagens que têm a tag obsoleta.
Em Posts > Tags, encontre sua tag obsoleta e clique no número na coluna “Count” na extrema direita. Isso listará todas as postagens que usam essa tag.
Um por um, clique em “Quick Edit” abaixo de cada post. Remova a tag obsoleta e adicione a escolhida em seu lugar.
Mantendo suas tags organizadas
No futuro, pode ser fácil manter as tags organizadas, mas e se você tiver outros escritores em seu blog?
Se você tiver outros escritores que tenham controle sobre a adição de tags em suas postagens, inclua as regras de tag em suas diretrizes editoriais ou no manual do escritor. Diga aos seus escritores quantas tags adicionar por postagem, se eles devem adicionar novas tags e suas regras gerais para tags (minúsculas, verifique se há duplicatas etc.)
Você também pode usar um plug-in como o PublishPress Capabilities para impedir que os autores possam adicionar tags completamente. Se você tiver um editor ou gerente para o seu blog, as tags podem ser de responsabilidade deles ou você mesmo pode cuidar delas.
Empacotando
Quanto mais cedo você organizar suas tags, melhor.
É fácil continuar adiando isso porque não é uma tarefa crítica para os negócios, mas você economizará mais tempo colocando-os em ordem mais cedo.