Como instalar plugins do WordPress (Guia do Iniciante)

Quer instalar um plugin WordPress, mas não sabe como?

Sem problemas. Estamos protegendo você.

Neste post, você aprenderá como instalar um plugin WordPress usando vários métodos diferentes.

Exatamente qual método você escolhe dependerá de suas necessidades e se você está instalando um plugin gratuito ou premium.

Preparar? Vamos começar:

Como instalar plugins do WordPress

A maneira mais fácil de instalar um plugin do WordPress é a partir do back-end do seu site. O WordPress tem mais de 55.000 plugins gratuitos disponíveis no que é conhecido como repositório ou diretório oficial de plugins. Isso permite que você instale qualquer um deles a partir do back-end.

Vá para Plugins → Adicionar Novo . Sinta-se à vontade para navegar pela lista de plugins em destaque. Se você tiver um plug-in específico que deseja instalar, insira-o na barra de pesquisa.

Existem duas etapas para instalar um plug-in em seu site: instalá-lo e ativá-lo. A instalação carrega os arquivos do plugin para o seu servidor através da instalação do WordPress. Ele está inativo nesse estado, o que significa que suas funções não estão sendo usadas pelo seu site. Ativá-lo implementa essas funcionalidades em seu site.

Felizmente, você pode fazer as duas coisas diretamente nos resultados da pesquisa de plugins gratuitos. Encontre o plug-in que você deseja em seu site e clique em Instalar agora.

Clique em Ativar depois disso.

Instalando plugins do WordPress de uma pasta ZIP

Em algum momento, você precisará de um plugin premium. Na verdade, é melhor escolher a versão premium de um plug-in em vez de sua contraparte gratuita, pois ela virá com suporte prioritário junto com recursos extras.

Depois de comprar seu plug-in, verifique sua conta no site do desenvolvedor ou do mercado (como CodeCanyon). Deve haver um link de download para sua compra. Isso permitirá que você baixe o arquivo ZIP do plugin, que é o que você precisa para fazer upload de um plugin através do backend do WordPress. Se você comprou um plug-in do CodeCanyon, escolha “Baixar apenas o arquivo instalável do WordPress”.

Vá para Plugins → Adicionar Novo → Carregar Plugin . Clique no botão Escolher arquivo e selecione o arquivo ZIP que você baixou. Em seguida, clique em Instalar agora.

Se você receber um erro, tente descompactar o arquivo ZIP. Às vezes, o arquivo ZIP real que você precisa está dentro.

Por fim, a maioria dos plugins premium exige que você verifique sua licença digitando uma chave de licença ou entrando em sua conta através do WordPress. Certifique-se de fazer isso para receber as atualizações mais recentes do plug-in.

Instalando plugins do WordPress por meio de um gerenciador de arquivos

Pode chegar um momento em que você precisará instalar um plug-in enviando sua pasta diretamente para sua instalação do WordPress por meio do que é conhecido como gerenciador de arquivos. Você também pode usar clientes de protocolo de transferência de arquivos dedicados.

Essas são ferramentas que permitem que você execute uma variedade de ações diferentes com os arquivos do seu site, incluindo a criação e remoção de pastas e arquivos, renomeação de pastas e arquivos, upload de novos arquivos e exclusão de arquivos antigos.

É importante notar que quando você instala um plugin através do backend do WordPress, o aplicativo carrega o arquivo para a pasta apropriada para você. Quando de repente você não consegue instalar um plugin com os dois primeiros métodos que mencionamos, você precisa implementar essa tarefa manualmente.

A forma como você acessa os arquivos do seu site depende de com quem você hospeda. Alguns hosts têm um gerenciador de arquivos embutido em seus painéis de controle. Outros exigem que você os acesse por meio de um cliente FTP de terceiros como o FileZilla .

Nota: FTP é um acrônimo que significa File Transfer Protocol. Você pode ver referências ao SFTP. Essa é simplesmente a versão segura. Se você puder usar o SFTP, escolha-o porque é mais seguro.

Com hosts que possuem seu próprio gerenciador de arquivos, você poderá encontrar uma pasta chamada “public_html”. Normalmente, é aqui que seus arquivos do WordPress estão localizados.

Se você precisar usar o FileZilla, precisará obter seus detalhes de FTP do seu host. No FileZilla, este é o endereço FTP do Host, seu nome de usuário e senha e um número de porta. Estes podem ser vistos em uma linha abaixo do menu superior. Clique em Quickconnect depois de inserir os detalhes de FTP do seu site.

Seja qual for o método usado, percorra seus arquivos até encontrar uma pasta com pastas chamadas “wp-content” e “wp-admin” nela. Normalmente, isso está em uma pasta chamada “pubilc_html”, mas você também pode precisar acessar uma pasta com o nome do prefixo do banco de dados. Depende do seu anfitrião.

Abra a pasta wp-content e, em seguida, abra a pasta Plugins dentro. Se você já tem plugins instalados aqui, você notará que eles não usam pastas ZIP. Isso significa que você precisará descompactar a pasta ZIP do seu plug-in até encontrar a pasta principal do plug-in. Normalmente será por si só e nomeado após o plugin literalmente.

Carregue esta pasta para a pasta Plugins do seu site para instalar o plugin. Se você estiver usando o FileZilla, precisará usar o painel à esquerda do painel que contém os arquivos do seu computador para encontrar a pasta do plug-in e arrastá-lo para a pasta Plugins do seu site no painel direito.

É apenas uma questão de acessar a página Plugins no back-end do WordPress e clicar em Ativar para ativar totalmente o plug-in em seu site depois disso.

Observação: você pode baixar plug-ins gratuitos diretamente do WordPress.org se estiver com problemas para instalar plug-ins do back-end.

Embrulhando-o

Isso encerra nosso guia sobre como instalar um plugin do WordPress.

Agora, as etapas para instalar um tema do WordPress são bastante semelhantes. Mas temos um tutorial dedicado sobre como instalar um tema WordPress, se você precisar.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *