
As postagens relacionadas podem ser uma boa maneira de direcionar o tráfego para outras postagens em seu site.
Mas e se você quiser controlar qual categoria é exibida em sua seção de postagens relacionadas?
Nesta postagem, abordaremos dois métodos simples que você pode usar para exibir postagens relacionadas por categoria.
Vamos começar:
Método #1: Use seu tema
Muitos temas, especialmente temas premium, têm um recurso de posts relacionado embutido. Tome Hestia , um dos temas gratuitos mais populares disponíveis para WordPress, como exemplo.
Sua versão gratuita possui uma funcionalidade de postagens relacionadas incorporada ao tema, permitindo que você exiba postagens relacionadas na parte inferior de cada postagem do blog. A documentação do tema ainda faz referência a uma extensão que você pode instalar para exibir posts relacionados por categoria.

Se o seu tema não tiver essa funcionalidade incorporada, consulte sua documentação, pois pode ter um tutorial sobre como implementar uma seção de postagens relacionadas ou uma sugestão sobre qual solução de terceiros usar.
Você também deve simplesmente pesquisar no Google o nome do seu tema mais “postagens relacionadas” para ver se há tutoriais de terceiros sobre como implementar esse recurso com seu tema específico.

Caso contrário, existem outras soluções disponíveis para você.
Método #2: Instale um plugin de posts relacionados
Vamos usar o plugin Yet Another Related Posts para este método. Ele exibe postagens relacionadas da mesma categoria que a postagem atual automaticamente.
Está disponível no repositório oficial de plugins, para que você possa instalar e ativar diretamente do administrador do WordPress.

Você encontrará as configurações deste plugin em Configurações → YARPP .
Vamos começar com “The Pool” por enquanto. Postagens de todas as categorias e tags são exibidas por padrão. Esta seção permite ocultar postagens atribuídas a categorias e tags específicas. Se houver categorias e tags que você gostaria de ocultar completamente, verifique-as.

Você encontrará taxonomias para outros tipos de postagem aqui também.
A próxima configuração, chamada “Exibir postagens protegidas por senha”, pode ser uma estratégia de marketing estratégica se você executar um programa de associação em seu site com restrição de conteúdo. Ao exibir esses tipos de postagens em sua seção de postagens relacionadas, você tem a oportunidade de direcionar mais tráfego para uma página protegida por senha, onde será exibido um anúncio do seu programa de associação.
Uma seção de postagens relacionadas também oferece a oportunidade de direcionar o tráfego para postagens mais antigas, portanto, não recomendamos ativar a opção “Exibir apenas postagens dos últimos X meses”.
Também recomendamos ativar a opção “Exibir apenas postagens anteriores à postagem atual”, pois suas postagens mais recentes serão promovidas em todo o site, nas mídias sociais e por meio de sua lista de e-mail.
Por fim, tome cuidado com a opção “Exibir resultados de todos os tipos de postagem”, pois ela exibirá páginas, produtos, depoimentos, cursos e quaisquer outros tipos de postagem que você usar em seu site.
Configurando as opções de exibição
Dê uma olhada na seção “O Algoritmo”. Ele permite que você ensine o algoritmo do YARPP a encontrar postagens relacionadas à postagem atual.

Com essas configurações, você pode fazer com que o plug-in considere o título e o corpo do texto de cada postagem antes de exibi-lo como uma postagem relacionada à postagem atual.
Mais importante ainda, você pode exigir que cada postagem relacionada tenha pelo menos uma categoria em comum com a postagem atual. As tags são levadas em consideração por padrão.
Recomendamos definir categorias para outros tipos de postagem como “Não considerar”.
Em seguida é a seção Opções de exibição automática. As configurações aqui controlam a maneira como as postagens relacionadas aparecem em seu site.

Comece escolhendo onde as postagens relacionadas devem ser exibidas, embora seja recomendável selecionar apenas as postagens, pois as páginas provavelmente têm uma frase de chamariz específica com a qual você deseja que os usuários interajam.
Escolha quantas postagens relacionadas você deseja exibir e qual opção de exibição deseja usar. A opção Miniaturas será mais eficaz, especialmente se você ou seu designer gráfico trabalharem duro para garantir que sejam atraentes.
Você pode até selecionar um tamanho para suas miniaturas usarem, embora você provavelmente precise visualizar a aparência das postagens relacionadas em seu site e brincar com as configurações até que elas se adequem ao seu gosto.
Insira seu próprio texto no campo Exibição padrão se não houver resultados, se desejar, embora o texto padrão seja descritivo o suficiente. Apenas certifique-se de manter as tags de parágrafo no último campo.
Por fim, escolha se deseja ou não exibir postagens relacionadas em feeds RSS. Fazer isso pode ser uma estratégia eficaz de promoção de conteúdo.
Certifique-se de salvar suas configurações.
Usando postagens relacionadas
Dê uma olhada no editor do WordPress para uma de suas postagens no blog. Você encontrará uma metabox para YARPP lá com uma prévia das postagens relacionadas específicas que serão exibidas para você.

Se você não gostar dessas opções, clique em Atualizar para forçar o plug-in a encontrar mais.

O YARPP também possui um widget que você pode usar para exibir postagens relacionadas em áreas de widgets. Estes podem ser exibidos em forma de lista ou miniatura. Os usuários premium podem configurar opções de exibição personalizadas.

E é isso – está tudo pronto.
Pensamentos finais
Sempre que possível, você deve tentar usar a funcionalidade de postagens relacionadas que está incluída no seu tema do WordPress . Esta é geralmente a melhor opção para desempenho – especialmente considerando o fato de que você não precisa instalar um plugin extra.
Dito isso, a maioria dos problemas de desempenho do WordPress podem ser resolvidos no front-end usando uma ferramenta como o NitroPack ou atualizando para um host WordPress melhor .