Como escolher um tema WordPress: perguntas para se fazer

Muitos novatos estão confusos e dificilmente conseguem identificar os recursos que fazem um bom tema WordPress antes de fazer o check-out. Não importa se você está optando por um tema WordPress gratuito ou pago; sua escolha afetará seu site WordPress de forma negativa ou positiva.

Então, como você identifica aqueles com ótimos recursos? Quais são os parâmetros para verificar se você fez uma ótima escolha? Você deve levar em consideração alguns elementos específicos? Que tal manter as expectativas dos visitantes em mente?

Essas perguntas são respondidas neste artigo e fornecerão informações sobre como escolher um tema rockstar.

Então vamos começar.

Perguntas para se fazer sobre o seu tema

Geralmente, os recursos a serem observados diferem dependendo dos requisitos específicos do seu site e do público-alvo que ele atende. Todo site não é o mesmo. No entanto, aqui estão as perguntas fundamentais a serem feitas antes de decidir sobre um tema.

#1: Eu tenho um site geral ou um site de nicho?

Sites gerais são aqueles que podem atender ao público em geral. Os exemplos incluem sites criados em torno das seguintes ideias de negócios:

  • Médicos e saúde
  • Lojas de Café
  • Cabeleireiro
  • Estúdios de arquitetura
  • Blogs gerais 

Sites de nicho são atendidos a um subconjunto específico de um público geral. Exemplos incluem:

  • Sites de aluguel de carros
  • Portais imobiliários
  • Portais de diretórios específicos (por exemplo, para restaurantes, empregos, etc.)

#2: Vou vender mercadorias?

Se você tem a intenção de vender mercadorias e administrar um site de comércio eletrônico; WooCommerce será uma ótima opção para você.

Dica profissional: verifique se a versão mais recente do plugin WooCommerce é compatível com o tema WordPress que você está comprando. Certifique-se de que o tema indica suporte para WooCommerce na descrição.

#3: Quais plugins se alinham com meus requisitos?

Plugins são uma ferramenta útil que pode trazer o melhor do seu tema. Por exemplo, se você estiver criando um site de comércio eletrônico, há plug-ins de bate-papo disponíveis para conectá-lo aos seus clientes.

Você precisa encontrar os plugins que combinam com você. Em seguida, pergunte ao desenvolvedor do tema WordPress se os plugins são suportados pelo tema.

12 recursos que um bom tema WordPress deve ter

1. Visuais e design

Embora a escolha do design seja subjetiva, é um recurso que você não deseja ignorar. Escolha um design que possa ser visualmente atraente por vários anos.

Funcionalidades a verificar

  • O design deve ser intuitivo e fornecer ao público uma experiência de navegação livre de desordem.
  • Deve manter sua aparência e relevância para os próximos 2-3 anos.
  • O tema que você selecionar deve refletir o foco principal do seu site.

2. SEO

Todo site deseja aumentar sua visibilidade e ter uma classificação alta nos mecanismos de pesquisa. Felizmente, existem muitas táticas de SEO do WordPress que você pode empregar para fazer isso.

Com relação ao seu tema, o que você escolher deve pontuar pelo menos 85% ou mais para Pingdom Tools e GTMetric. Ele também deve aprimorar o posicionamento adequado das tags H1 a H6, bem como oferecer suporte a SSL. Deve ser compatível com alguns plugins de cache de primeira linha, como o WP Super Cache e outros plugins de SEO, como o Yoast SEO.

Sinta-se à vontade para ler mais sobre a importância do SEO e como aproveitá-lo para seu benefício.

Funcionalidades a verificar

  • Suporte a CDN
  • Plugin de cache aprimorado, ou seja, WP Super
  • 85%+ GTMetrix ou pontuação Pingdom superior
  • Posicionamento inteligente de tags H1 a H6
  • Plugin de SEO habilitado (Yoast SEO)

3. Compatibilidade do tamanho do logotipo com o cabeçalho

Este é um dos desafios notáveis ​​que os designers têm com o tema WP que compram. Cada empresa tem seu logotipo em tamanhos diferentes. Você precisa garantir que o tema que está comprando tenha um posicionamento para a dimensão do logotipo que deseja definir.

O surpreendente é que a maioria dos temas não tem esse recurso. Eles fornecem apenas um tamanho para o logotipo e é isso que você terá. Isso distorcerá seu logotipo, tornando-o muito estreito, muito grande ou muito pequeno. Pode até distorcer o espaçamento em seu cabeçalho, tornando seu site inutilizável.

Se você não tiver certeza sobre esse recurso, sempre poderá perguntar ao desenvolvedor.

Funcionalidades a verificar

  • Posso definir qualquer dimensão para o meu logotipo no cabeçalho?

4. Integração de funcionalidades básicas no tema

Plugins são ótimos de se ter e podem reforçar a eficácia do seu site, no entanto, eles não devem ser muito confiáveis. Certificar-se de que seu tema WP tenha todos os recursos no lugar, minimizando a necessidade de plug-ins, pode ter um impacto positivo na sua experiência e na de outros usuários.

Alguns plugins são conhecidos por deixar seu site mais lento, o que pode prejudicar o desempenho de SEO e a experiência do usuário enquanto estiver no site. Ao procurar um tema WP, tente encontrar um que inclua algumas das funcionalidades necessárias sem a necessidade de depender de plugins.

Todo site requer:

  • Controles deslizantes básicos que descrevem ofertas e informações relevantes
  • Tabela de preços que mostra o preço
  • Uma galeria que contém fotos do local da sua empresa
  • Formulário de contato para leads se conectarem
  • Um mapa que indica a localização da sua empresa
  • Provisão para a escrita de códigos JS e CSS personalizados
  • Migração de domínio – da demonstração para a produção

Esses 7 recursos básicos são pré-requisitos sem exceção em nenhum site.

Alguns desenvolvedores podem alegar que funcionalidades adicionais devem ser incorporadas ao plugin. Você realmente deseja instalar sete plugins extras apenas para acessar recursos básicos que podem eventualmente culminar em um problema de compatibilidade? Outro desafio é atualizar todos esses plugins.

Você também deve garantir que o tema seja compatível com quaisquer construtores e ferramentas adicionais que planeja usar. Por exemplo, se você deseja criar uma página de destino forte para o site, verifique as habilidades de integração com o WordPress e seu tema.

Uma vez que esses recursos vêm com o tema, você pode ter certeza de que as coisas funcionarão bem para o site.

Funcionalidades a verificar

  • Pode configurar um formulário de contato sem utilizar um plug-in de terceiros
  • Pode configurar o Google Maps sem utilizar um plug-in de terceiros
  • Pode configurar Galerias sem utilizar um plug-in de terceiros
  • Pode configurar controles deslizantes básicos ou carrosséis sem utilizar um plug-in de terceiros
  • Pode fornecer relatórios ou análises de KPI
  • Pode configurar tabelas de preços sem utilizar o plug-in de terceiros
  • Pode escrever códigos JS e CSS personalizado sem utilizar um plug-in de terceiros
  • Fornecimento de uma ferramenta de migração sem aproveitar o plug-in de terceiros

5. Fornecimento de suporte de vendas de alto nível

Você notará isso depois de comprar o tema WP. Se o tempo de resposta for superior a 24 horas de forma consistente (exceto fins de semana), isso é uma bandeira vermelha.

Em média, deve haver uma troca de cerca de 3 e-mails antes de chegar à solução. Isso significa que você não chegará a essa solução em 3 dias.

Se o desenvolvedor responder em menos de 24 horas, ótimo. Não apenas isso, mas a resposta também deve resolver o problema diretamente.

Se o suporte for terceirizado, pode levar a perda de tempo principalmente quando a equipe de suporte não trabalha no mesmo escritório do desenvolvedor. Eles perderão tempo até conseguirem confirmar o problema do desenvolvedor.

Funcionalidades a verificar

  • Recebo uma resposta dentro de 24 horas do autor do tema?
  • As respostas estão no ponto?
  • O desenvolvedor compartilha o mesmo escritório com a equipe de suporte?

6. Requisitos do sistema

Você precisa verificar os requisitos do seu tema WP. Seu foco deve estar na adaptação mínima do PHP, bem como na capacidade de memória do PHP. 256 MB deve ser o máximo que deve ser verificado enquanto o mínimo deve ser 128 MB. Mas se você precisar de mais do que isso, precisará escolher um tema que tenha um limite alto.

Funcionalidades a verificar

  • Qual é a versão do PHP exigida pelo tema?
  • Qual é a quantidade de memória PHP necessária para o tema? 128Mb ou abaixo?

7. Revisão e classificações

Uma das plataformas de temas mais objetivas que impedem os desenvolvedores de manipular avaliações é o Themeforest. As classificações consistentes de 5 estrelas não são apenas sobre um produto de qualidade, mas também devem ter um excelente suporte ao cliente ou ao usuário.

Se você escolheu um tema do WP, precisará verificar o que as pessoas estão dizendo sobre ele. Verifique como os desenvolvedores respondem a avaliações e críticas ruins e veja o destaque das críticas boas. Na maioria dos casos, quanto mais longa a revisão, melhor o tema.

Se um comprador adora um tema, ele ou ela gastará tempo de qualidade para incluir um feedback longo e apaixonado. Caso o desenvolvedor não forneça uma razão crível para uma revisão ruim, você pode considerá-la uma bandeira vermelha.

Não apenas isso, mas você também precisa diferenciar entre o valor verbal e a objetividade das avaliações. Na maioria dos casos, o feedback de 1 estrela é dado devido à incompetência do comprador. Alguns compradores dificilmente podem fornecer uma frase clara e concisa. Alguns compradores até acham que uma avaliação de 1 estrela significa o melhor. Portanto, não os leve muito a sério.

No entanto, é melhor se você comprar um tema WordPress com uma classificação de 4,8 ou superior. Esses fatores em alguma quantidade de questões, pois não há tema perfeito. Se você conseguir um tema 4.8, significa que você pode ter qualquer problema atendido pela equipe de suporte.

Funcionalidades a verificar

  • A revisão é 4.8 ou superior (no ThemeForest)?
  • Quais são os destaques das classificações ruins?
  • Quais recursos são mencionados nas boas críticas? Esses destaques são relevantes para suas necessidades?

8. Data de lançamento não inferior a 3 meses

WP Themes são mais ou menos como o seu software normal. Você precisa escrevê-lo e testá-lo para evitar erros. Pelo menos, a primeira versão precisa ser testada. O teste precisa ser realizado em diferentes navegadores, ambientes, em diferentes plataformas de hospedagem e SO. O teste leva tempo.

Se você está comprando um tema WP que não tem mais de 3 meses no mercado, pode estar se inscrevendo por frustração. Na verdade, seu site terá bugs e você perderá seu conteúdo, tempo e dinheiro. A idade ideal de um bom tema WordPress é de seis meses ou mais. Você não quer pagar para ser um testador. Portanto, é mais seguro optar por um tema antigo com ótimos recursos.

Funcionalidades a verificar

  • O tema está no mercado há mais de 3 meses?
  • O tema está no mercado há mais de 6 meses?
  • Você consegue encontrar uma palavra como ‘bug’ nas revisões ou comentários?

9. Capacidade de resposta

Mais de 50% do tráfego do seu site virá de dispositivos móveis. Assim, você precisa comprar um tema responsivo se não quiser assustar seus visitantes da web e perdê-los para a concorrência. No entanto, a capacidade de resposta não é igual à qualidade.

Às vezes, o tema pode parecer bom na área de trabalho e ruim em dispositivos móveis. As fontes podem ser muito grossas enquanto os títulos estão posicionados à esquerda em vez de serem centralizados, etc.

Basicamente, os estilos básicos devem ser definidos de uma maneira única para fazer provisão para cada ponto de interrupção. No entanto, nem todos os temas no mercado atualmente têm isso como um recurso integrado.

Funcionalidades a verificar

  • O design é responsivo?
  • Todos os estilos, como alinhamento de texto, tamanho da fonte, etc., podem caber indiferentemente em tablets e telefones?

10. Preços

Embora isso possa ser a última coisa que você deseja considerar, você precisa entender que passará um tempo considerável no site, pelo menos entre 10 e 40 horas. O tempo que você gastará desenvolvendo um tema WP é um possível horário comercial, portanto, comprar um tema WordPress é uma ótima maneira de economizar algum dinheiro.

O preço do modelo pode variar entre $ 10 e $ 300 e não determina de forma alguma o valor ou a qualidade do tema. Não obstante, você deve gastar apenas entre US $ 20 a US $ 200. Qualquer coisa além desse intervalo é ultrajante. Você precisa entender que o preço não determina de forma alguma a qualidade.

Recurso para verificar

  • O preço varia de R$ 30 a R$ 200

11. O tema não deve ser construído em funcionalidades de terceiros

Existem vários sistemas de código aberto, como underscore, redux e outros. A verdade é que a maior parte da estrutura não é atualizada. Os desenvolvedores só fazem uso deles para agilizar o processo de desenvolvimento ou porque não têm o entendimento de como criar o tema de forma independente.

É por isso que eles poderiam produzir mais temas WP em pouco tempo. O que você espera? A saída será inferior e pode não corresponder aos seus requisitos.

O primeiro desafio é comprar um produto inferior. O segundo desafio é uma dependência constante do desenvolvedor da ferramenta ou plugin pelo autor do tema.

Quando o tema é gratuito, por exemplo, ou ridiculamente barato, o desenvolvedor terceirizado não será motivado a trabalhar no tema ou mesmo abandoná-lo por algo mais gratificante. Portanto, o autor do tema não tem outra opção a não ser abandoná-lo, pois o código não pode mais ser atualizado.

Como você pode criar um site que se estenda além de pelo menos 3 anos com esse tipo de problema?

As exceções a isso são plugins que não são fundamentais, mas apenas complementam a experiência do usuário, como os plugins deslizantes. Você pode facilmente substituí-los por algo totalmente diferente.

Recurso para verificar

  • Nenhuma estrutura/ferramenta de terceiros subjacente que não esteja sendo criada pelo autor do tema

12. Perguntas frequentes

É importante sempre verificar as perguntas frequentes antes de comprar um tema WP. É aqui que o autor fornece uma explicação detalhada dos recursos, compatibilidade, plugins e também do sistema que o tema usa. Lá, você também descobrirá se terá suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana ou não.

Recurso para verificar

  • A página do tema inclui perguntas frequentes?

Portanto, se você deseja comprar um tema do WordPress, esses 12 recursos ajudarão você a tomar boas decisões. Eles também impedirão que você substitua o tema incessantemente e desperdice dinheiro.

Seja inteligente com o seu tema WordPress

Escolher o tema certo para o seu site WordPress pode ter um enorme impacto no seu sucesso.

Ele deve complementar seu conteúdo da maneira certa, ser responsivo em todos os dispositivos e fazer com que seu site se destaque entre o número de sites WordPress existentes.

Seja inteligente com o seu tema, levando em consideração todos esses fatores importantes antes de escolher o que funciona melhor. Não se esqueça, se você mudar de ideia com um tema, a plataforma oferece a flexibilidade para você mudar no futuro.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *