
O mundo online está maior do que nunca, o que significa que mais e mais nichos estão ficando saturados.
Fazer com que os visitantes escolham teu site em detrimento do de outra pessoa está se tornando cada vez mais difícil, mas não é tão difícil quanto fazer com que eles permaneçam quando chegam.
Tu precisas deixar uma boa impressão e continuar construindo tua reputação se quiseres se destacar entre a multidão de teus colegas blogueiros e profissionais de marketing.
Tu precisas colocar mais trabalho envolvendo coisas nas quais teu público está realmente interessado, muito mais do que tua concorrência parece disposta a fazer.
Criar e implementar conteúdo específico do usuário em teu site permite que você faça exatamente isso.
Por que tu deves criar conteúdo específico do usuário em teu site
Cada nicho tem uma extensa quantidade de conteúdo ou tópicos que pode abranger, bem como uma grande quantidade de pessoas que pode alcançar.
Por exemplo, WP Superstars é um blog WordPress, mas cobrimos uma variedade de tópicos diferentes que vão desde tópicos centrados no WordPress até tópicos mais relacionados a negócios, que é o objetivo deste post específico. Assim, temos um público diversificado.
Alguns, se não a maioria, são desenvolvedores do WordPress. Tu conheces os meandros do WordPress, teu negócio depende disso e tu lês blogs como este para expandir teu conhecimento sobre o assunto.
Alguns, no entanto, não conhecem o WordPress tão bem. São blogueiros e empresários que usam o WordPress para alimentar os próprios sites.
Todos os teus leitores também terão preferências diferentes quando se trata de como eles gostam de navegar em sites. Alguns desprezam os anúncios e tentam evitá-los a todo custo. Outros odeiam conteúdo de formato longo.
Alguns até odeiam quando os anúncios, promoções e formulários de inscrição exibidos a eles nos sites não correspondem ao conteúdo que estão lendo.
Todas essas coisas e muito mais tornam o conteúdo específico do usuário incrivelmente valioso.
Vamos reservar um momento para analisar a definição de “conteúdo específico do usuário”. Veremos por que tu deves implementá-lo e como implementá-lo daqui a pouco.
O que é conteúdo específico do usuário?
Conteúdo específico do usuário é o conteúdo que oferece ao teu site uma experiência de usuário mais personalizada sem que tu precises gastar muito tempo ou dinheiro criando uma versão diferente do teu site, páginas diferentes ou sistemas diferentes.
É essencialmente o conteúdo servido aos usuários com base em seus interesses ou ações.
Alguns exemplos simples seriam criar um site multilíngue e fazer com que ele detecte onde um usuário está localizado para fornecer conteúdo em seu idioma nativo automaticamente.
Outro exemplo seria usar um serviço como Thrive Leads da Thrive Themes para ocultar formulários de inscrição de e-mail para assinantes existentes.
Os benefícios do conteúdo específico do usuário
Teu site atenderá a uma variedade de indivíduos diferentes com uma variedade de necessidades e preferências diferentes, conforme mencionado anteriormente. Ter uma abordagem de tamanho único para o conteúdo que crias e a maneira como crias teu site não é uma maneira eficiente de nutrir todas essas diferentes necessidades e preferências.
O que é ainda pior é o fato de que os usuários que sentem que teu site não é amigável ou não tem o conteúdo de que precisam são menos propensos a converter.
É menos provável que eles sejam tão engajados quanto poderiam se tu dedicasses tempo ou esforço para criar mais conteúdo específico do usuário, e todos sabemos que menos engajamento significa menos receita para sua empresa.
Agora, vamos falar sobre algumas maneiras diferentes de criar conteúdo específico do usuário.
Widgets
Os widgets podem ser bastante úteis, mas usar o mesmo conjunto de widgets em todas as páginas não é uma ótima maneira de fornecer conteúdo direcionado e específico do usuário.
Por exemplo, se usares um widget projetado para exibir um anúncio de um dos teus patrocinadores, provavelmente verás taxas de cliques muito mais altas se promoveres esse anúncio apenas em páginas e postagens com conteúdo semelhante.
Da mesma forma, se tu usares iscas digitais para promover tua lista de e-mail, verás taxas de conversão muito mais altas se usares e promoveres iscas digitais direcionadas cujo conteúdo esteja relacionado ao conteúdo das páginas e postagens em que são promovidos.
Vamos dar uma olhada em algumas maneiras diferentes de exibir widgets diferentes em teu site.
Barras laterais personalizadas

Custom Sidebars é um plugin do WordPress que permite exibir diferentes widgets em diferentes páginas e postagens usando um gerenciador de área de widget dinâmico.
Barras laterais de página simples
Simple Page Sidebars é um plugin simples que permite atribuir barras laterais personalizadas a páginas individuais.
Marketing de email
Otimizar a maneira como abordas o e-mail marketing pode levar a um número maior de conversões, o que significa mais engajamento e receita para o teu negócio. A criação de conteúdo específico do usuário para tua lista de e-mail pode ajudá-lo a otimizar o envio de e-mail marketing.
Vamos dar uma olhada em algumas maneiras diferentes de fazer isso.
Dês controle aos teus usuários
Uma maneira de criar conteúdo específico através do e-mail marketing é permitir que eles escolham quando um formulário de inscrição por e-mail é exibido.
Isso pode ser feito de várias maneiras, como acionar um formulário de e-mail pop-up com um simples clique. Plataformas de email marketing como ConvertKit e ferramentas como Thrive Leads.
Eles também permitem que tu uses formulários de opt-in de intenção de saída, que bloqueiam formulários de e-mail pop-up até que um visitante tente sair do teu site. É menos intrusivo e só acontece quando eles ainda não se inscreveram.
SmartLinks da Thrive Leads
O Thrive Leads vem com um recurso SmartLinks especialmente desenvolvido que tu podes colocar dentro dos e-mails que envia aos assinantes.
Quando um assinante clica neste link, digamos que um link para uma postagem de blog que acabou de publicar, ele não verá um único formulário de e-mail do Thrive Leads na página, oferecendo uma maneira de ocultar promoções para algo que eles já assinaram para.
Formulários de múltipla escolha da Thrive Leads

Outra ótima maneira de criar conteúdo específico do usuário por meio de sua lista de e-mail é dar a eles uma escolha quando se trata de como inscrevem-se em tua lista de e-mail ou se eles inscrevem-se. Esses formulários de múltipla escolha da Thrive Leads permitem que dês opções aos usuários quando eles visualizarem teu formulário de e-mail.
O formulário pode ter diferentes tipos de conteúdo para eles se inscreverem ou até mesmo uma pergunta de sim ou não perguntando se querem inscrever-se.
Ímãs de lead direcionados
Este envolve ser mais estratégico e específico sobre a oferta que tu promoves quando exibe formulários de e-mail.
Deve criar iscas digitais direcionadas para cada categoria em teu site. Tu podes ir um pouco mais longe e criar iscas digitais para tópicos individuais. Isso garante que a oferta gratuita que estás promovendo vincula-se diretamente ao conteúdo que teu usuário está lendo.
Isso geralmente é conhecido como “ atualização de conteúdo ”. Isso os incentiva a se inscrever para receber a oferta gratuita, o que leva a conversões mais altas, bem como a chance de transformar um novo assinante em um membro altamente engajado do teu público.
Conteúdo específico para membros
Criar conteúdo específico para o usuário não significa que tu só precisas se concentrar em leitores casuais. Também podes fazer com que os membros e clientes pagantes se sintam mais valorizados, oferecendo a eles conteúdo exclusivo e específico para membros que apenas eles têm acesso. Podes fazer isso bloqueando parte do seu conteúdo por trás de um paywall .

Existem várias maneiras diferentes de implementar isso dentro do WordPress, mas aqui está um recurso rápido que podes consultar para ferramentas e serviços que oferecem esse recurso.
- Memberful – Bloqueies determinado conteúdo por trás de um paywall com base no nível de assinatura de um usuário.
- Associação Simples – Configure conteúdo premium.
- MemberPress – Restringir postagens, páginas, categorias, tags, feeds, comunidades digitais e muito mais com base no nível de assinatura do usuário.
Otimizando seu site com testes A/B e feedback do usuário
Uma ótima maneira de garantir que estejas criando conteúdo específico para o usuário e que teu site seja amigável é realizar alguns testes A/B e pesquisar o feedback do usuário. Podes fazer isso com ferramentas avançadas de teste de divisão e pesquisas simples.
Teste de divisão A/B

O teste A/B permite que testes duas versões diferentes de algo para descobrir qual delas tem melhor desempenho ou leva a conversões mais altas. O resultado depende do que estás testando.
Há uma longa lista de coisas que podes testar e otimizar. Aqui estão algumas sugestões:
- Formulário de inscrição por e-mail
- Local da frase de chamariz
- Conteúdo recomendado
- Localização dos botões de compartilhamento social
- Imagens do produto
- Locais e tamanhos de anúncios
- Navegação
- Processo de finalização de compra
- Estilos/Design
- Comprimento do conteúdo
Testar diferentes variações desses elementos e criar conteúdo com base no que tem melhor desempenho pode ajudá-lo a criar um site otimizado com um design amigável.
Aqui estão algumas ferramentas que podes conferir para implementar essa forma de teste em teu site:
- Otimizador de website visual
- Testa muitas variações do teu site.
- Inclui mapas de calor.
- Integra-se com Google Analytics, SiteCatalyst, Mixpanel, Magento, BigCommerce e Shopify.
- OptimizePress
- Construtor de páginas de destino líder do setor
- Teste A/B em todos os aspectos de suas páginas de destino
- Ver análises detalhadas do funil
- Cria e testa páginas de checkout com foco em conversão
- Teste A/B Nélio
- Testa diferentes páginas, tipos de postagem personalizados, postagens, títulos, temas, menus, estilos e widgets.
- Inclui mapas de calor.
- Compatível com WooCommerce, Contact Form 7, Gravity Forms e OptimizePress.
- Testador de página simples
- Testa páginas diferentes.
- Compatível com Google Analytics.
- Hotjar
- Ver como as pessoas interagem com seu site.
- Incluir rastreamento de mapa de calor, análise de funil e formulário e widgets de feedback no local.
- Google Optimize
- Testa páginas diferentes.
- Integra-se ao Google Analytics.
Feedback do usuário
Muitos insights podem ser obtidos simplesmente pedindo feedback aos teus usuários ou público. Ele pode permitir que saibas em quais tipos de conteúdo precisas se concentrar, se precisa ou não redesenhar teu site ou encontrar uma maneira de torná-lo mais amigável e muito mais.

Uma maneira simples de descobrir essas coisas é fazendo uma enquete em teu site. Aqui estão algumas ferramentas que permitem que faças exatamente isso:
- Hotjar – Permite que faças uma enquete com base na ação de um usuário, como a quantidade de tempo que ele esteve no site ou quando saiu (intenção de saída). Também oferece funcionalidade de rastreamento de mapa de calor e outras ferramentas de CRO.
- YOP Poll – Uma maneira simples de adicionar enquetes em teu site. Ele ainda coleta e salva dados.
- WP-Polls – Outro plugin de pesquisa simples para WordPress. Este inclui alguns recursos que os desenvolvedores podem usar para estender a funcionalidade do plug-in.
Crie um design compatível com dispositivos móveis
Este é provavelmente óbvio, mas ainda vale a pena mencionar. Se o teu site não for compatível com dispositivos móveis, poderás perder muitos leitores e talvez até mesmo negócios. Existem várias maneiras diferentes de garantir que teu site seja compatível com dispositivos móveis no WordPress. Para começar, seu tema absolutamente 100% precisa ser responsivo.
Também podes dar alguns passos adiante e criar um design separado para dispositivos móveis. Isso é muitas vezes referido como um “tema móvel”.
Podes usar plugins como Any Mobile Theme Switcher para que teu site detecte automaticamente quando um usuário estiver usando um dispositivo móvel e exiba a versão móvel automaticamente.
Segmentação geográfica
A segmentação geográfica é um recurso sofisticado que detecta automaticamente a localização de um usuário e envia anúncios ou conteúdo direcionados com base em sua localização. Este é um recurso incrivelmente útil, especialmente se tiveres clientes de todo o mundo ou de todo o continente que estás atendendo. Aqui estão algumas ferramentas que você pode usar para implementar a segmentação geográfica:
- GeoTargeting Lite – Sirvas conteúdo exclusivo para usuários com base em onde eles estão localizados.
- AdRotate – Envies anúncios direcionados aos usuários com base em onde eles estão localizados.
- WPML – Traduzas teu site para diferentes idiomas e faças com que os idiomas nativos de teus usuários sejam detectados e exibidos automaticamente. Veja nossa lista completa de plugins de tradução do WordPress para saber mais.
Pensamentos finais
Saber que precisas criar uma experiência mais amigável em teu site é fácil. Saber como implementar isso, no entanto, não é. Felizmente, colocar teu foco na criação de conteúdo específico do usuário pode facilitar as coisas para você.
Cada site é diferente, assim como cada modelo de negócio. Você precisa seguir as dicas e conselhos descritos aqui e determinar quais tipos de conteúdo e testes seriam melhores para ti. Estás essencialmente dando pequenos passos para tornar teu site mais amigável para incentivar os usuários a permanecerem quando visitam ou se inscrevem.
Não se sintas sobrecarregado pensando que precisas fazer grandes mudanças no design do seu site. Pode ser tão simples quanto implementar os recursos SmartLinks do Thrive Leads ou otimizar tua página de checkout.
Desejamos-te boa sorte, independentemente da alteração ou do conteúdo específico do usuário que escolheres implementar!