Como criar uma loja WooCommerce multilíngue (fácil e amigável para SEO)

Você está tentando configurar uma loja WooCommerce multilíngue, mas não sabe por onde começar?

Tornar o WooCommerce multilíngue é uma ótima maneira de…

  • Crie uma loja mais amigável ao comprador, permitindo que as pessoas comprem em seus idiomas nativos, o que a maioria das pessoas prefere fazer;
  • Atraia mais compradores em primeiro lugar, permitindo que você classifique seus produtos traduzidos no Google e ajudando você a obter mais compartilhamentos multilíngues nas mídias sociais.

Mas, como você deve ter percebido, o WooCommerce não vem com funcionalidade multilíngue integrada.

Não se preocupe! Você pode criar uma loja WooCommerce multilíngue; você só vai precisar da ajuda de um plugin, que é o assunto deste post.

Neste post, você aprenderá passo a passo como tornar o WooCommerce multilíngue – sem necessidade de conhecimento técnico.

Usando uma interface visual como a abaixo, você poderá traduzir cada parte de sua loja, incluindo sua página de loja, páginas de produtos individuais, página de carrinho, página de checkout, blog e tudo mais.

Pronto para começar a traduzir? Vamos cavar…

O que você precisa para criar uma loja WooCommerce multilíngue

Para criar uma loja multilíngue, você precisará de um plug-in de tradução do WordPress que suporte o WooCommerce .

Embora existam vários plugins de tradução populares , vamos usar o TranslatePress para este tutorial por alguns motivos:

  • Oferece suporte pronto para uso para WooCommerce;
  • Possui uma versão gratuita que permite criar uma loja multilíngue funcional;
  • Você pode otimizar sua loja para SEO multilíngue se isso fizer parte de sua estratégia de marketing.

Depois de escolher seus idiomas na interface do TranslatePress, você poderá traduzir sua loja usando a interface visual que viu acima.

Para ajudar você a economizar tempo, você também tem a opção de usar a tradução automática do Google Translate ou DeepL.

Você aprenderá mais sobre como funciona no tutorial passo a passo abaixo.

Experimente o TranslatePress

Como tornar o WooCommerce multilíngue com o TranslatePress

Agora que você sabe o que está acontecendo, vamos ao guia passo a passo de como você pode configurar uma loja WooCommerce multilíngue usando o plugin TranslatePress.

Para este exemplo, configuramos uma nova loja WooCommerce usando o tema Kadence e agora o guiaremos por todas as etapas necessárias para criar uma loja funcional em vários idiomas.

Você poderá seguir quase todo este tutorial usando apenas a versão gratuita do TranslatePress no WordPress.org . No entanto, observaremos alguns recursos específicos em que você precisará ter a versão premium.

Embora a versão premium ofereça muitos recursos diferentes, os dois recursos mais relevantes para a loja média são os seguintes:

  1. Idiomas ilimitados – a versão gratuita do plug-in permite traduzir sua loja para um novo idioma, enquanto a versão premium suporta idiomas ilimitados.
  2. SEO multilíngue – a versão gratuita do plug-in permite traduzir todo o seu conteúdo visível para humanos, mas você precisará da versão premium para traduzir detalhes de SEO de back-end, como título de SEO, meta descrição, slugs de URL em todo o site e assim por diante. A versão premium se integra aos plugins de SEO mais populares para que você possa traduzir facilmente seus detalhes de SEO existentes.

Ambos os recursos estão disponíveis com a licença pessoal de nível básico.

Basicamente, é assim que funciona:

  • se você leva a sério o uso de SEO multilíngue para expandir sua loja, provavelmente desejará comprar a versão premium ;
  • Se você deseja apenas traduzir sua loja para um novo idioma para melhorar a experiência do usuário, pode ficar bem com a versão gratuita.

Para começar, certifique-se de instalar e ativar o plugin TranslatePress em seu site. Você sempre pode começar com a versão gratuita no WordPress.org e atualizar mais tarde, se necessário – você não perderá nenhuma de suas traduções atualizando de gratuita para paga.

Vamos cavar…

1. Escolha os idiomas da sua loja

Depois de ativar o plug-in, vá para Configurações → TranslatePress para escolher os idiomas que deseja oferecer em sua loja:

  • Idioma padrão – este é o idioma no qual o conteúdo da sua loja existe atualmente. O TranslatePress deve detectá-lo automaticamente, mas você deve verificar se está correto;
  • Todos os idiomas – isso permite adicionar um ou mais novos idiomas para os quais você deseja traduzir o conteúdo da sua loja. Novamente, a versão gratuita do plugin suporta um novo idioma, enquanto a versão premium permite idiomas ilimitados .

Por exemplo, se o idioma original da sua loja for inglês e você quiser adicionar suporte para espanhol, configure-o assim:

O TranslatePress oferece suporte integrado para mais de cem idiomas, então você quase certamente verá seu idioma na lista suspensa. No entanto, se você não vir o idioma, poderá adicionar um idioma personalizado na guia Avançado da área de configurações do TranslatePress.

2. Configure a tradução automática (opcional)

Esta etapa é 100% opcional . No entanto, se sua loja tiver muito conteúdo, talvez você não queira traduzir tudo do zero. Em vez disso, você pode usar a tradução automática do Google Translate ou do DeepL.

Quando você usa a tradução automática, o TranslatePress envia o conteúdo da sua loja para esses serviços para tradução. Em seguida, o TranslatePress armazenará as traduções no banco de dados local do seu site. Isso significa duas coisas:

  1. Você pode editar facilmente qualquer conteúdo de tradução automática, como se você mesmo tivesse adicionado as traduções;
  2. Seu site não precisa consultar o serviço de tradução automática para cada visita, o que melhora o desempenho e o tempo de carregamento.

Como você pode editar totalmente todas as traduções automáticas, uma boa estratégia para economizar tempo é usar uma abordagem híbrida automática/manual:

  • Você pode usar o serviço de tradução automática para gerar as traduções básicas do seu site;
  • Você pode ter uma revisão humana dessas traduções automáticas para corrigir quaisquer problemas com precisão ou clareza.

Se você quiser usar a tradução automática, vá para a guia Tradução automática na área de configurações do TranslatePress:

  1. Defina a lista suspensa Ativar tradução automática igual a Sim ;
  2. Escolha o seu serviço de tradução automática preferido. A versão gratuita do TranslatePress permite que você use o Google Tradutor para tradução automática, mas você precisará adquirir pelo menos a licença Business se quiser usar o DeepL.

Depois de escolher seu serviço de tradução, você precisará acessar esse serviço e gerar uma chave de API. Essa chave de API é o que permite que o TranslatePress se conecte ao serviço. A documentação do TranslatePress tem instruções passo a passo para ambos os serviços:

Abaixo disso, você também pode definir um limite no número de caracteres de tradução automática que traduz por dia. Isso pode ajudá-lo a controlar seu orçamento.

Observação: o TranslatePress não cobra nada com base no uso da tradução automática. No entanto, pode ser necessário pagar o serviço de tradução diretamente com base no seu uso.

Tanto o Google Translate quanto o DeepL permitem traduzir até 500.000 caracteres por mês gratuitamente ( ~ 100.000 palavras ou mais ). Se você exceder esse limite em um mês, precisará pagar o serviço escolhido:

  • Google Translate – $ 20 por um milhão de caracteres adicionais;
  • DeepL – uma taxa fixa de $ 5,49 por mês mais $ 25 por um milhão de caracteres adicionais.

Depois de fazer essas escolhas, salve suas configurações. O TranslatePress agora começará a traduzir automaticamente seu conteúdo usando seu serviço preferido.

3. Adicione/edite as traduções da sua loja usando o editor visual

Agora, você está pronto para usar o editor de tradução visual do TranslatePress para controlar as traduções do seu site:

  • Se você configurou a tradução automática na etapa anterior , é assim que você pode editar as traduções do serviço;
  • Se você decidiu usar exclusivamente a tradução manual , é aqui que você adicionará suas traduções do zero.

Para começar, abra o conteúdo que você deseja traduzir no front-end do seu site. Em seguida, clique na nova opção Traduzir página na barra de ferramentas do WordPress para iniciar o editor.

Por exemplo, veja como é iniciar o editor para um único produto:

Agora, você estará no editor visual desse produto, que se parece muito com o personalizador de temas normal do WordPress. Você verá uma visualização ao vivo do seu site à direita e uma barra lateral à esquerda, onde você gerenciará as traduções da sua loja.

Veja como traduzir o conteúdo da sua loja:

  • Passe o mouse sobre o conteúdo que deseja traduzir;
  • Clique no ícone de lápis para abrir a tradução na barra lateral;
  • Adicione/edite a tradução usando a barra lateral;
  • Salve suas alterações clicando no botão Salvar tradução ou usando os atalhos de teclado “Ctrl + S” ou “Cmd + S”;
  • Repita o processo para traduzir conteúdo adicional.

Você pode usar essa abordagem para traduzir qualquer conteúdo em sua loja – até mesmo imagens.

Por exemplo, talvez você inclua algum texto como parte da imagem de um produto. Para garantir uma experiência totalmente localizada, você deve alterar o idioma desse texto dependendo do idioma selecionado pelo comprador.

Para “traduzir” a imagem de um produto, passe o mouse sobre a imagem e clique no ícone de lápis. Em seguida, você pode escolher um arquivo de imagem diferente da sua biblioteca de mídia. Dependendo de qual versão do TransaltePress você estiver usando, você também poderá traduzir o texto alternativo e/ou o título da imagem.

Nota: Se o seu tema WooCommerce tiver um recurso de zoom de imagem, talvez seja necessário abrir a imagem no pop-up de zoom da lightbox para traduzi-la:

Você pode usar essa abordagem de apontar e clicar para traduzir todas as partes de sua loja, mas vejamos alguns outros exemplos.

Traduzir páginas de carrinho e checkout

Se você quiser traduzir seu carrinho e as páginas de checkout, vá para o front-end de sua loja e adicione um item ao seu carrinho de compras.

Em seguida, você pode abrir seu carrinho de compras clicando na opção Traduzir página na barra de ferramentas. A partir daí, você pode traduzir seu carrinho como viu acima.

Como o WooCommerce já inclui seus próprios pacotes de idiomas, o TranslatePress tentará importar automaticamente a tradução do WooCommerce, se estiver disponível. Você poderá editar a tradução existente do WooCommerce no idioma original e em qualquer novo idioma adicionado:

Você pode usar a mesma abordagem para traduzir a página de checkout do WooCommerce.

Traduzir itens de menu e widgets

Para traduzir qualquer item de menu ou widget, você pode usar a mesma abordagem de apontar e clicar.

Primeiro, inicie o editor de tradução para qualquer conteúdo que inclua o item de menu ou widget que você deseja traduzir. Em seguida, abra a tradução passando o mouse sobre o item que deseja traduzir e clicando no ícone de lápis:

Depois de traduzir o elemento, sua loja usará automaticamente essa tradução para cada instância desse elemento. Por exemplo, quando você traduz um item de menu, sua loja usará essa tradução para todas as páginas em que esse menu aparecer.

Traduza qualquer outra parte do seu site

Você provavelmente não precisa de mais exemplos aqui, mas a ideia básica é que você pode continuar usando este editor visual para traduzir todo o conteúdo da sua loja, seja ele vindo do WooCommerce, seu tema, outro plugin WordPress e assim por diante.

4. Traduza detalhes de SEO para SEO multilíngue

Se você planeja usar SEO multilíngue como estratégia para aumentar o tráfego da sua loja , o TranslatePress também pode ajudá-lo a traduzir os detalhes de SEO de back-end da sua loja para maximizar seus esforços de SEO.

Para fazer isso, o TranslatePress se integrará ao plugin de SEO escolhido.

Por exemplo, digamos que você use o Yoast SEO para o SEO da sua loja. Depois de definir o título de SEO e a meta descrição para o idioma original da sua loja no Yoast SEO, o TranslatePress permitirá que você traduza esses detalhes de seu editor.

O TranslatePress também faz outras melhorias de SEO, como tornar o sitemap XML da sua loja multilíngue.

Novamente, para acessar esses recursos, você precisará do complemento SEO Pack, que está disponível a partir da licença Pessoal da versão premium do TranslatePress.

Depois de instalar a versão premium do TranslatePress , vá para Configurações → TranslatePress → Complementos e ative o complemento SEO Pack:

Você também deve ter certeza de que já usou seu plugin de SEO para adicionar os detalhes de SEO no idioma original da sua loja:

Em seguida, abra o editor de tradução para esse conteúdo. Agora você pode usar o menu suspenso na barra lateral para selecionar e traduzir seu slug de URL e metadados de SEO:

Para traduzir seus slugs de URL de todo o site ( por exemplo, seus slugs de URL de base de categoria de produto ), você pode abrir a interface String Translation usando o botão ilustrado acima:

A partir daqui, você pode traduzir qualquer slug em seu site usando a barra lateral de tradução.

5. Configure seu alternador de idiomas WooCommerce

Para permitir que os compradores escolham seus idiomas preferidos, convém adicionar um seletor de idiomas à sua loja que permita que as pessoas escolham entre os idiomas disponíveis em sua loja.

Por padrão, o TranslatePress adiciona um alternador de idioma flutuante no canto inferior direito da sua loja:

No entanto, você tem a opção de mover o alternador de idioma flutuante para um local diferente ou usar uma abordagem diferente:

  • Item de menu – você adiciona um seletor de idioma ao menu de navegação da sua loja;
  • Shortcode – você pode colocar manualmente seu seletor de idioma em qualquer lugar do seu site usando um shortcode.

Você também poderá configurar o conteúdo do seu seletor de idioma. Por exemplo, você pode optar por mostrar o nome completo do país ou o código de idioma de duas letras. Ou você pode escolher se quer ou não mostrar a bandeira de um país junto com o idioma.

Para definir as configurações do seletor de idioma, vá para Configurações → TraduzirPressione e role para baixo até as configurações do seletor de idioma na guia Geral :

Como adicionar um alternador de idioma WooCommerce ao seu menu

Se você deseja adicionar um seletor de idioma ao menu da sua loja, primeiro você deve definir suas configurações básicas na área de configurações do seletor de idioma que detalhamos acima.

Em seguida, vá para a área regular de gerenciamento de menus do WordPress para adicionar seu alternador de idioma ( Aparência → Menus ):

  1. Selecione o menu de navegação ao qual deseja adicionar seu seletor de idioma;
  2. Localize a opção Language Switcher na barra lateral Adicionar itens de menu ;
  3. Adicione o item de menu Idioma atual como um novo menu de nível superior. Ou, se você tiver apenas dois idiomas, também poderá adicionar o item de menu Idioma Oposto , que mostrará o idioma oposto ao que o usuário está navegando no momento;
  4. Adicione cada idioma individual como um item de submenu do item de menu pai Idioma atual . Isso permitirá que os visitantes passem o mouse sobre o item de menu para escolher um idioma específico. Se você usar o item de menu Idioma Oposto, talvez não seja necessário adicionar esses arquivos .

Deve ser algo assim:

E então, se você for para o front-end da sua loja, deve ficar assim:

Crie sua loja WooCommerce multilíngue hoje

Se você tem uma loja WooCommerce , o multilíngue é uma ótima maneira de:

  1. Crie uma experiência melhor para os compradores existentes em sua loja, permitindo que eles comprem em seus idiomas preferidos;
  2. Expanda o público potencial da sua loja alcançando novos compradores com SEO multilíngue ou sendo compartilhado em diferentes idiomas nas mídias sociais.

Para uma maneira fácil e não técnica de criar uma loja WooCommerce multilíngue, você pode usar o plugin TranslatePress.

Se você só precisa traduzir sua loja para um novo idioma e não se importa com SEO multilíngue, pode ficar bem com a versão gratuita do TranslatePress no WordPress.org .

No entanto, para uma configuração multilíngue séria do WooCommerce, você provavelmente desejará comprar pelo menos a licença Personal do TranslatePress para obter acesso a recursos de SEO multilíngues e suporte para idiomas ilimitados.

Comece hoje e você estará em funcionamento com uma loja WooCommerce multilíngue em pouco tempo!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *