Como criar um sitemap XML para o seu site WordPress

Tornar seu site fácil de navegar não é apenas bom para a experiência do usuário. Também ajuda os mecanismos de pesquisa a entender sobre o que é o seu site. Por sua vez, isso significa que seu site WordPress é rastreado corretamente, indexado em resultados de pesquisa relevantes e aparecendo na primeira página do Google.

E assim o ciclo continua.

O problema é que não importa o quão fácil seja navegar em seu site se você não disser aos mecanismos de pesquisa como classificá-lo para os usuários.

E vendo como a maioria das pessoas nunca passa da primeira página do Google, se você estiver na página 2 ou além, você está sem sorte.

É por isso que hoje vamos mostrar como criar um sitemap XML para o seu site WordPress para ajudá-lo a ser indexado com precisão e classificado nos melhores resultados de pesquisa possíveis. E o melhor é que é super fácil!

Então vamos começar.

Índice

O que é um mapa do site XML?

Um sitemap XML funciona como um roteiro do seu site. Ele mostra aos rastreadores de sites onde está o conteúdo mais importante do seu site e os ajuda a identificar a estrutura do seu site.

Obviamente, os rastreadores podem indexar seu site sem um sitemap XML. No entanto, o mapa do site acelera o processamento de indexação e garante que seu site seja classificado nos resultados de pesquisa corretos.

Sem mencionar, o Google recomenda que as pessoas tenham um sitemap XML porque:

  • Os Sitemaps ajudam sites menores com conteúdo limitado e muito pouco link interno a ter uma classificação mais alta
  • Sites sem links externos que levem a eles podem passar despercebidos pelos rastreadores se não tiverem um mapa do site
  • Sites grandes com muito conteúdo podem não ser totalmente rastreados e indexados porque têm muito conteúdo
  • Um sitemap XML adequado ajudará qualquer site com conteúdo rico ou um local no Google Notícias a mostrar aos mecanismos de pesquisa informações adicionais que os ajudarão a ter uma classificação mais alta

Há muita coisa para SEO e classificação mais alta nos resultados de pesquisa relevantes. Dito isso, ter um sitemap XML em seu site ajuda. E como é tão fácil criar um, não há razão para não fazê-lo.

Vamos dar uma olhada em como criar um sitemap XML para o seu site WordPress.

Como criar um sitemap XML no WordPress

Existem várias maneiras de criar um sitemap XML para o seu site WordPress. No entanto, vamos mostrar como fazer isso usando o plugin de SEO mais popular do mercado: Yoast SEO .

Passo 1: Instale e ative o plugin Yoast SEO

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar e ativar o plugin Yoast SEO no seu site WordPress. Para fazer isso, vá para Plugins > Adicionar Novo no seu painel do WordPress.

Procure por ‘Yoast SEO’ e clique em Instalar agora .

Em seguida, clique em Ativar para que o plug-in esteja pronto para uso.

Etapa 2: habilitar a criação do sitemap XML

Depois que o Yoast SEO estiver instalado e ativado em seu site WordPress, é hora de criar um sitemap XML.

Para começar, vá para SEO > Geral no seu painel do WordPress.

Em seguida, clique na guia Recursos e encontre o recurso rotulado como mapas de site XML . Ative o recurso e deixe o Yoast SEO criar automaticamente um mapa do site XML de todo o seu site.

Clique em Salvar para salvar suas alterações.

Etapa 3: visualize o mapa do site XML recém-criado

Se você quiser ver o mapa do site XML do seu site, clique no ícone de ajuda próximo aos mapas do site XML e, em seguida, no link Veja o mapa do site XML .

Ao fazer isso, você verá algo assim:

Se você clicar no sitemap disponível ( se houver mais de um, clique no mais recente ) você notará algumas coisas:

  • URLs disponíveis no mapa do site que os rastreadores verão, indexarão e classificarão
  • Uma data no final de cada linha informando ao Google quando o conteúdo foi atualizado pela última vez

Lembre-se, a maioria dos sitemaps XML está limitada a 50.000 URLs. Se o seu site tiver mais do que isso, será necessário dividir o mapa do site em duas ou mais seções.

Em um esforço para manter seu site carregando rápido , o Yoast SEO limita o número de URLs a 1.000, o que significa que sites grandes precisarão de vários sitemaps separados para mostrar os rastreadores dos mecanismos de pesquisa.

Etapa 4: garantir que todo o conteúdo seja visto nos resultados da pesquisa

Depois que o Yoast SEO tiver criado um sitemap XML do conteúdo do seu site, você deve verificar se todo o conteúdo do seu site está sendo incluído nos resultados de pesquisa . Afinal, você quer que os potenciais visitantes do site vejam tudo o que há para ver sobre o seu site antes de clicarem.

Para fazer isso, acesse SEO > Aparência da pesquisa . Em seguida, clique primeiro nas guias rotuladas Tipos de conteúdo e depois em Mídia .

Para nosso exemplo, garantiremos que todas as postagens sejam incluídas no mapa do site ativando o recurso Mostrar postagens nos resultados de pesquisa .

Certifique-se de incluir as páginas do seu site, mídia e páginas de produtos ( se você administra uma loja online ) também nos resultados de pesquisa.

Etapa 5: faça o Google encontrar seu sitemap XML

Não é suficiente criar um sitemap XML do seu site e encerrar o dia. Se você quiser que o Google encontre seu sitemap XML mais rapidamente, será necessário adicioná-lo à sua conta do Google Search Console . Mas não se preocupe, isso é simples de fazer e gratuito também!

Uma vez dentro da sua conta do Google Search Console, vá para a seção Sitemaps e clique em Adicionar um novo sitemap .

A partir daí, adicione o URL do seu mapa do site e clique em Enviar . Se o seu sitemap já foi adicionado, você também o verá nesta tela.

Se você clicar no mapa do site enviado, será direcionado para uma tela semelhante a esta:

Aqui você encontrará informações como:

  • Número de URLs descobertos
  • Sitemaps que foram lidos
  • A data da última leitura do mapa do site
  • Se o mapa do site foi indexado corretamente

Se você clicar no link VER COBERTURA DO ÍNDICE , você também verá se há algum erro afetando negativamente a capacidade do seu site de classificar com precisão.

Se houver algum erro, você também tem a opção de corrigi-lo imediatamente para reduzir o dano que um erro está causando em seus rankings de pesquisa.

Plugins adicionais de mapa de site XML para seu site WordPress

Embora o Yoast SEO seja provavelmente a melhor opção de plug-in de sitemap XML, vale a pena mencionar as outras soluções disponíveis:

  • All in One SEO Pack – Envie seus sitemaps, incluindo imagens, para o Google e Bing para melhorar seu SEO. É tão simples quanto clicar em um botão e deixar o plugin fazer o resto. A partir daí, você terá controle sobre qual conteúdo incluir no mapa do site, com que frequência atualizar o mapa do site e muito mais.
  • Google XML Sitemaps – Este plugin irá ajudá-lo a criar sitemaps que podem ser enviados ao Google, Bing, Yahoo! e Ask.com. Você também pode criar um sitemap HTML para que os visitantes do site vejam quando chegarem ao seu site, o que ajuda na navegação do conteúdo do site. Mais notavelmente, no entanto, você pode priorizar o conteúdo do seu site e atribuir a ordem em que deseja rastreá-lo e indexá-lo. Isso garante que seu conteúdo mais importante seja sempre indexado e classificado nos mecanismos de pesquisa.
  • Gerador de Sitemap XML Simples – Para aqueles que precisam de um criador de sitemap XML simples, esta é a solução para você. Este plug-in funciona imediatamente e atualiza automaticamente seus mapas do site sempre que o conteúdo é atualizado em seu site.

E não esqueça que o Yoast não é o único plugin de SEO no mercado. Certifique-se de verificar o resumo do Blogging Wizard de plugins WordPress SEO para alternativas.

Pensamentos finais

A otimização adequada do mecanismo de pesquisa exige muito mais do que criar um sitemap XML em seu site e enviá-lo ao Google Search Console. Mas a verdade é que essa estratégia simples pode ajudar a melhorar seus rankings de busca imediatamente. E graças a plugins como o Yoast SEO, você não precisa ter nenhum conhecimento técnico para criar um mapa do site para o seu site.

Portanto, se você estiver pronto para impulsionar seus esforços de SEO, direcionar mais tráfego para seu site e aumentar as conversões sem ter que fazer muito trabalho, tente criar um sitemap XML para seu site WordPress hoje. Leva apenas alguns minutos do início ao fim, mas os resultados duram a vida toda.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *