Como criar sua própria rede social com WordPress

Não há dúvida de que o WordPress é um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais populares. Uma das razões pelas quais é tão popular é a grande quantidade de plugins que permitem criar quase qualquer tipo de site imaginável.

De blogs simples a portfólios de negócios, há muito pouco que o WordPress não possa fazer. Se você é um usuário antigo do WordPress, provavelmente sabe que o WordPress também pode ser usado para criar uma rede social poderosa com a ajuda de um plugin chamado BuddyPress.

À primeira vista, você pode estar se perguntando como uma rede social pode beneficiá-lo.

No entanto, o BuddyPress pode ser usado para criar mais do que apenas uma rede social. Como proprietário de uma empresa, você pode usá-lo para criar uma intranet da empresa para oferecer a seus funcionários ou até mesmo clientes um local onde eles possam colaborar, trocar ideias e até obter suporte.

Neste post, vou orientá-lo no processo de instalação e configuração do BuddyPress, explicando as funções do usuário, configurando as páginas e adicionando-as ao seu menu de navegação , além de mostrar alguns temas que levarão seu site BuddyPress para o próximo nível.

O que é BuddyPress?

BuddyPress afirma ser uma “rede social em uma caixa”. Essencialmente, você pode usar o plug-in para criar um site da comunidade com recursos semelhantes ao Facebook. Os visitantes podem se registrar em seu site e ter perfis de membros onde podem inserir suas informações pessoais. Eles podem compartilhar atualizações de status, criar grupos e conversar com outros usuários.

Existem também vários complementos do BuddyPress que você pode usar para permitir que os usuários façam upload de arquivos, colaborem em documentos e projetos, como as postagens e muito mais. Você pode até integrar o plugin com o bbPress e estender os fóruns como uma extensão natural da sua comunidade para fornecer suporte ou simplesmente permitir que os membros tenham uma discussão mais longa sobre tópicos de interesse.

A melhor coisa sobre o BuddyPress é que ele funciona muito bem com qualquer tema pronto para uso e se integra diretamente ao seu site existente. No entanto, também existem vários temas do BuddyPress que permitem estilizar sua rede sem ter que cavar no código.

Instalando e configurando o BuddyPress

BuddyPress segue o mesmo procedimento de instalação de todos os outros plugins do WordPress. Comece fazendo login no painel do WordPress e navegue até Plugins> Adicionar novo . Procure BuddyPress e clique em Instalar . Depois que o plug-in estiver instalado, clique em Ativar .

A tela irá redirecioná-lo para a tela de boas-vindas do BuddyPress. Lá, você encontrará links para a área de configurações do plug-in que o ajudarão a ativar os componentes necessários e a configurar sua rede.

Vamos começar clicando no botão Começar . Você será levado para a área de configurações do BuddyPress.

Você precisará fazer três coisas depois de instalar e ativar o BuddyPress:

  • Ative os componentes que você deseja usar imediatamente
  • Criar (e atribuir) páginas
  • Selecione as opções apropriadas do BuddyPress

Vamos percorrer cada um desses aspectos da configuração.

Passo 1 – Habilitando os componentes do BuddyPress

O BuddyPress vem com 10 componentes, seis dos quais já estão ativos prontos para uso. Dois desses componentes são necessários para que o BuddyPress funcione corretamente. Todos os outros são completamente opcionais, então ative apenas os que você precisa.

Os componentes incluem:

  • O BuddyPress Core:  Necessário para o plugin funcionar.
  • Membros da Comunidade:  Necessário para o plugin funcionar, permite que os visitantes se registrem no seu site como membros.
  • Perfis estendidos:  oferece aos usuários a capacidade de personalizar seus perfis
  • Configurações da conta:  os usuários podem editar as configurações relacionadas às suas contas e notificações.
  • Conexões de amigos:  Se você deseja que os usuários se conectem uns aos outros, você deve habilitar este componente.
  • Mensagens Privadas: Permite que os usuários enviem mensagens privadas entre si.
  • Fluxos de atividades: fluxos de atividades  globais, pessoais e de grupo com comentários encadeados, postagem direta, favoritos e @menções.
  • Notificações: permite que os membros recebam notificações de atividades relevantes com um balão da barra de ferramentas ou uma mensagem de e-mail.
  • Grupos de usuários: os usuários podem criar e ingressar em seções públicas, privadas ou ocultas que tenham fluxos de atividades e listagens de membros separados.
  • Rastreamento do site:  isso permite que você veja novas postagens e atividades de comentários.

Vale a pena mencionar que você pode facilmente habilitar ou desabilitar componentes a qualquer momento para que você não precise habilitar todos eles de uma vez. Depois de escolher quais componentes sua comunidade ou rede precisará, clique no botão Salvar configurações .

Passo 2 – Configurando as páginas

Com os componentes ativados, é hora de configurar as páginas que serão utilizadas pelo BuddyPress. Você notará que a maioria das páginas obrigatórias já está lá, no entanto, você precisará criar as páginas para registro e ativação do usuário. Você também precisará habilitar os registros do site em Configurações > Geral > Permitir que qualquer pessoa se registre no site .

Para criar as páginas necessárias, vá para Páginas > Adicionar novo . Crie uma página em branco, nomeie-a como Registro e publique-a. Em seguida, repita o processo para criar a página de ativação. Você não precisa inserir nenhum conteúdo, apenas crie as páginas, pois o BuddyPress preencherá automaticamente o conteúdo apropriado.

Agora, volte para Configurações> BuddyPress> Páginas e selecione as páginas que você criou na seção Registro. Salve as alterações e pronto.

Passo 3 – Selecionando as opções do BuddyPress

Depois de criar e atribuir as páginas apropriadas, você pode passar para a próxima etapa, que envolve o ajuste das configurações. Clique na terceira guia chamada Opções . Como você pode ver na captura de tela abaixo, você pode alterar as configurações do perfil, ajustar as configurações de grupo e atividade e muito mais.

Quando terminar de fazer as alterações, salve suas configurações.

Gerenciando usuários do BuddyPress

Agora que o BuddyPress está configurado, vamos discutir como gerenciar usuários que podem se registrar em sua comunidade. Lembre-se de que o BuddyPress não possui nenhuma função de membro padrão, portanto, você mesmo precisará definir a função de usuário dos usuários recém-registrados.

A opção mais segura é escolher uma função com o menor número de privilégios necessários, como Assinante ou Contribuinte. Isso impedirá que eles modifiquem as configurações do seu site, enquanto ainda permite que eles editem seus perfis e publiquem no site.

Perfis de usuário

Qualquer pessoa que se registre no seu site terá seu próprio perfil. Eles podem editar seu perfil na área de administração e inserir informações adicionais se você ativou as Configurações de perfil estendidas na Etapa 1.

Para aproveitar ao máximo os perfis estendidos, você precisará criar campos adicionais que os membros possam preencher. Isso pode envolver a adição de campos para seus hobbies, interesses, aniversário, curtidas e muito mais.

Para adicionar campos extras, acesse Usuários > Campos de perfil e crie quantos campos adicionais desejar. Você pode até agrupar determinados campos para uma melhor organização.

Cada usuário tem uma página de perfil que é visível publicamente e inclui muitas informações e recursos, incluindo:

  • ultima atividade
  • Perfil
  • Notificações
  • Mensagens
  • Amigos
  • Grupos
  • Definições

Além de atualizar suas configurações, os usuários podem fazer upload de suas próprias fotos de capa, semelhantes ao Facebook, e também podem enviar mensagens para outros membros, postar atualizações de status, participar de grupos e assim por diante.

Trabalhando com Grupos

Se você ativou o componente Grupo, os membros do seu site podem criar e participar de grupos. Os grupos que eles criam podem ser públicos para que todos os membros possam participar. Se um grupo for público, qualquer pessoa registrada poderá ver a atividade do grupo.

Os grupos também podem ser privados, o que significa que os membros terão que solicitar para serem adicionados. Embora todos os membros da sua comunidade possam ver a existência de um grupo privado, eles não poderão ver a atividade desse grupo, a menos que a solicitação de participação seja aprovada.

Por fim, os grupos podem ser definidos como ocultos, o que significa que o grupo e sua atividade não serão visíveis em nenhum lugar.

Novos membros podem ser adicionados a cada um dos tipos de grupo de uma das seguintes maneiras:

  • Convidado apenas por administradores do grupo
  • Convidado por administradores e mods do grupo
  • Convidado por qualquer membro do grupo

Os grupos podem ser personalizados com um avatar e uma imagem de capa. Isso facilita a identificação do grupo na guia de atividade geral.

Fazendo uso de menus e widgets

Como etapa final para a criação do site da comunidade, vamos criar menus e widgets que ajudarão seus membros a encontrar rapidamente as páginas e os recursos que desejam.

Primeiro, vamos criar um menu personalizado que terá os links para nossas páginas de Cadastro e Login.

Vá para Aparência > Menus e digite um nome para o seu menu. Clique no botão de menu Criar . Você precisará escolher um local para o seu menu e adicionar as páginas que deseja que este menu tenha. No meu exemplo, adicionei o Registro e algumas outras páginas e configurei o menu para o local superior.

Clique no menu Salvar para atualizar as configurações.

O BuddyPress também vem com vários widgets que você pode adicionar a qualquer área da barra lateral do seu site. Para esta parte, vá para Aparência > Widgets . Como estou usando o tema padrão do Twenty Seventeen, posso adicionar widgets à barra lateral ou à área do rodapé. Adicionei o widget Login, Members e Who’s Online à minha barra lateral.

2 temas compatíveis com BuddyPress para WordPress

Como mencionamos anteriormente, existem muitos temas bonitos do BuddyPress que podem ajudá-lo a personalizar ainda mais sua comunidade. Aqui estão cinco dos melhores temas do mercado que são compatíveis com o BuddyPress.

WOffice

O Woffice é uma ótima opção para qualquer empresa que queira montar sua própria intranet. O tema pode ser usado para diversos nichos de negócios e possui um design atraente e responsivo. O tema é fácil de personalizar graças a um construtor de páginas e por meio de um extenso painel de opções de temas, onde você pode ajustar cores, fontes e outras configurações.

As principais características incluem:

  • Gerenciamento de projetos
  • Integração do calendário
  • Artigos tipo wiki
  • Uma página de login personalizada
  • Centro de Notificação
  • Associação paga
  • E muito mais

Preço: US$ 79

One Community

O OneCommunity apresenta um design brilhante e arrojado que fica bem em qualquer dispositivo que seus visitantes estejam usando. O tema vem com mais de 40 modelos de página exclusivos e 9 esquemas de cores.

Outras características notáveis ​​incluem:

  • Capacidade de fazer upload de mídia e documentos
  • Bate-papo ao vivo privado
  • Pesquisa alimentada por AJAX
  • Integração com WPMU e WooCommerce
  • Janela pop-up com notificações de membros
  • E mais

Preço: $ 59

Pensamentos finais

Se você deseja criar uma verdadeira comunidade em torno de seu site, considere integrar o BuddyPress. Você pode criar rapidamente o tipo de rede que mais beneficiará seu site, seja uma intranet da empresa, um site de suporte para seus clientes e clientes ou uma rede social completa.

Use nosso guia acima para configurar o BuddyPress em seu site e comece a construir sua comunidade hoje.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *