
Você quer aprender como coletar depoimentos de um formulário de contato do WordPress?
Depoimentos são uma ótima maneira de demonstrar sua experiência, mas podem ser tediosos para coletar. Existem plugins de depoimentos dedicados que permitem coletar depoimentos de clientes, mas você pode facilmente usar o formulário de contato testado e comprovado.
Neste tutorial, usaremos o Kali Forms Pro para criar um formulário de contato de depoimentos e orientá-lo em todas as etapas do processo.
Antes de começarmos, você precisa ter certeza de que instalou e ativou o Kali Forms em seu painel do WordPress.
Agora, vamos direto para o tutorial:
Etapa 1: criar um formulário básico
O modelo de formulário de contato pré-fabricado do Kali Forms funcionará bem para essa finalidade. Vá para Kali Forms → Add New e clique em Get Started no modelo.

Você pode escolher o tema que quiser, mas certifique-se de que todas as opções estejam marcadas antes de continuar, especialmente a Lógica Condicional. Veremos o porquê mais tarde.
Limpe seu formulário
Logo de cara, você pode excluir os dois primeiros elementos, os rotulados:
- “Olá, por favor, use o formulário abaixo para entrar em contato com nossa equipe.”
- “Nome”
Use o construtor de páginas ou editor do WordPress que você preferir para promover seu formulário na página em que deseja inseri-lo. O elemento “Nome” também é desnecessário, pois os campos de nome são descritivos o suficiente por conta própria.
Clique no botão Salvar imediatamente também e salve com frequência ao longo deste tutorial, pois o Kali Forms não salva automaticamente.
Etapa 2: considere as informações que você gostaria de coletar
Há muito que você pode exibir em um depoimento, dependendo do seu setor e da natureza da sua base de clientes.
Por exemplo, se você tiver clientes prolíficos cujo testemunho teria muito peso, convém coletar as seguintes informações junto com seus nomes e endereços de e-mail:
- URL do site ou blog
- Links para perfis nas redes sociais
Clientes regulares não têm o mesmo peso, então você não precisa necessariamente de seus nomes de sites ou blogs, a menos que seu trabalho seja apresentado lá. Você também não precisará de seus perfis de mídia social, a menos que pense que eles podem ter promovido sua empresa em um tweet ou foto do Instagram.
Se você não tiver certeza de quem em sua base de clientes preencherá seu formulário, inclua todos os campos de qualquer maneira, mas torne-os não obrigatórios.
Aqui estão duas informações adicionais que você pode querer descobrir de todos os clientes:
- O produto ou serviço que eles usaram
- A maneira como eles usaram seu produto ou serviço
Campos adicionais podem ser adicionados dependendo do seu nicho. Por exemplo, se você vende teclados para jogos, pode pedir aos clientes que listem as especificações de seus equipamentos de jogos.
Se você vende cursos sobre como pintar aquarela, pergunte aos clientes como eles classificariam seu nível de habilidade (iniciante, intermediário, avançado etc.).
Determine quais informações você gostaria de incluir em seus depoimentos como relevantes para o seu nicho antes de continuar para saber quais campos você precisa criar.
Etapa 3: adicionar campos ao seu formulário

Arraste e solte os seguintes campos em seu formulário conforme necessário:
- Nome do site ou blog – campo URL.
- Perfis de mídia social – Um campo de URL para cada plataforma que você deseja exibir.
- Produtos ou serviços que seu cliente comprou – Use o campo de caixa de seleção se os clientes tiverem comprado mais de um. Use o campo suspenso se os clientes comprarem apenas um em seu modelo de negócios.
- Como eles implementaram seu produto ou serviço – campo Textarea.
- Exemplo de plataforma de jogo: campo Textarea.
- Exemplo de nível de habilidade: campo suspenso.
Configure seus campos
Clique no primeiro campo de URL que você adicionou para editá-lo. Adicione “Website” ou “Blog” ao campo da etiqueta. Insira o URL do seu próprio site ou de um site popular como o Google no formato que você deseja que os usuários usem como espaço reservado.
Determine se você precisa que este campo seja obrigatório ou não antes de prosseguir.

Faça o mesmo com os campos de URL que você adicionou para coletar perfis de mídia social. Você também pode adicionar texto de espaço reservado aos campos padrão enquanto estiver nisso e alterar o rótulo “Mensagem” para “Testemunho”.
Preencha os campos restantes conforme necessário.
Etapa 4: configurar o caminho do depoimento
Adicione outro campo suspenso antes do campo Testemunho e torne-o obrigatório. Defina o rótulo como “Como você classificaria sua experiência com nosso produto?” ou algo semelhante.
Adicione “Bom” e “Ruim” como opções ou escolhas semelhantes.
Adicione outra área de texto chamada “Quais problemas você enfrentou?” antes do botão enviar e torná-lo obrigatório.

Abra a página Configurações, clique na guia Lógica Condicional e crie uma nova árvore chamada “Testemunho – Ruim”.
Configure sua árvore desta forma:
- Testemunho
- Esconder
- Como você avalia sua experiência com…
- Igual a
- Mau

Salve-o e crie outra árvore chamada “Testemunho – Bom” com os seguintes parâmetros:
- Testemunho
- mostrar
- Como você avalia sua experiência com…
- Igual a
- Bom
Crie outra lógica condicional chamada “Experience – Bad” com os seguintes parâmetros:
- Quais problemas você experimentou?
- mostrar
- Como você avalia sua experiência com…
- Igual a
- Mau
Por fim, crie uma árvore lógica final chamada “Experience – Good” com os seguintes parâmetros:
- Quais problemas você experimentou?
- Esconder
- Como você avalia sua experiência com…
- Igual a
- Bom
Basicamente, você deseja que a área de texto “Testemunho” apareça se os clientes classificarem suas experiências como boas e a área de texto “Quais problemas você experimentou” se classificarem suas experiências como ruins.
Etapa 5: finalizando seu formulário

Reserve um tempo para formatar seu formulário diminuindo seus campos e colocando-os lado a lado.
Você também deve inserir o campo de quebra de página em alguns lugares diferentes para dividir seu formulário em várias “páginas”. Não se preocupe, o próprio formulário ainda será exibido na mesma página da Web, mas apenas uma seção será exibida por vez.
Configure sua mensagem de agradecimento, proteção contra spam e estilos finais na seção Configurações.
O Kali Forms não se integra ao Zapier, às ferramentas de gerenciamento de projetos ou à maioria dos softwares de helpdesk no momento.
No entanto, ele se integra ao HubSpot e ao Slack, para que você possa usar a lógica condicional para automatizar as respostas recebidas deste formulário. Use isso para enviar depoimentos para sua equipe de marketing e reclamações para o atendimento ao cliente.
Por fim, clique no botão Incorporar para copiar o código de acesso do seu formulário e colá-lo na página em que deseja exibi-lo. Esta é a página que você vinculará à sua frase de chamariz no e-mail e nas mensagens de marketing que enviar aos clientes solicitando feedback.

Pensamentos finais
E isso é tudo o que há para isso. Agora você sabe como coletar depoimentos com um formulário de contato do WordPress.
Pronto para começar você mesmo? Vá em frente e pegue sua cópia do Kali Forms Pro – é um plugin de formulário fantástico que você pode usar para formulários de contato gerais e muito mais.