
Você quer uma maneira simples de aproveitar a estrutura de páginas móveis aceleradas do Google?
Neste tutorial, mostramos como habilitar o Google AMP em seu site WordPress.
No entanto, como muitos editores sofreram quedas nas taxas de conversão devido a problemas técnicos após ativar o Google AMP, também mostraremos como desativá-lo.
E só para esclarecer: fornecemos este tutorial a pedido de nossos leitores, mas não recomendamos o uso do Google AMP .
Como ativar o Google AMP no WordPress
Etapa 1: instale um plug-in do Google AMP WordPress
Aviso: esses plug-ins integram o Google AMP ao seu site automaticamente e causarão erros 404 se você excluí-lo sem seguir as etapas apropriadas (por exemplo , adicionar redirecionamentos etc.). Faça sua pesquisa e verifique se o Google AMP é adequado para seu site antes de continuar.
A Automattic tem seu próprio plug-in AMP , mas tem uma classificação média de estrelas de 3,8 de 5 estrelas e recursos limitados, então vamos usar uma solução de terceiros.
O AMP para WP tem uma classificação média de estrelas de 4,4 de 5 estrelas e permite que você personalize totalmente a aparência e o comportamento das páginas AMP.
Ele tem uma versão gratuita, então você pode instalá-lo a partir do administrador do WordPress instalando o feito pelos irmãos Kaludi.

Escolha uma opção de configuração quando solicitado. Usaremos a configuração avançada para este tutorial.
O plug-in adiciona automaticamente o Google AMP ao seu site após a ativação. Abra uma de suas postagens mais recentes e adicione “/amp” ao final de sua URL e, em seguida, atualize para ver como o plug-in implementou o AMP em seu site.

Etapa 2: definir as configurações básicas
Defina as seguintes configurações usando o painel de configurações de configuração do plug-in:
- Onde você precisa de AMP? – Escolha os tipos de postagem que deseja otimizar com AMP.
- Design e apresentação – adicione um logotipo no formato 120 x 90px e atribua uma cor global para usar em todas as páginas AMP.
- Rastreamento de análise – Adicione IDs de rastreamento para várias ferramentas de análise.
- Configurações de privacidade – Ative a barra de notificação de cookies se o seu site os usar e informe aos usuários que seu site é compatível com GDPR, se relevante.
- Compatibilidade com terceiros – Configure integrações com seu plugin SEO (nove integrações para escolher), Elementor , Structured Data, Ads for WP e PWA for WP.

Etapa 3: definir configurações adicionais
Existem várias configurações diferentes que você pode configurar no AMP para WP. Por exemplo, se você compartilhar seu conteúdo no Facebook, provavelmente desejará acessar a página de configurações de SEO e ativar a opção OpenGraph Meta Tags.
Se você já tiver uma solução de minificação e armazenamento em cache instalada, você também desejará desabilitar a opção Minificar na seção Desempenho se sua solução for compatível com AMP para WP.
Analise o restante das configurações técnicas e configure qualquer uma que se aplique ao seu site.
Outro aspecto importante que você pode personalizar ainda mais é o design. Por exemplo, se você comprar uma licença premium por pelo menos US$ 149/ano, poderá usar temas.

Você também pode personalizar estilos para links, botões, tipografia, barra lateral, compartilhamento social e muito mais.
Como desativar o Google AMP no WordPress
Infelizmente, desabilitar o Google AMP para seu site WordPress não é tão fácil quanto desativar e excluir o plug-in que você usou para implementá-lo. Você perceberá isso assim que tentar carregar qualquer versão não AMP de uma página para a qual implementou AMP e for redirecionado para uma página de erro 404.
Além disso, todo o processo de desativação pode levar até duas semanas, pois você precisará esperar até que o Google pare de indexar suas páginas habilitadas para AMP.
Nota: Este método é otimizado para AMP para WP.
Etapa 1: impedir que o Google indexe páginas AMP
Abra a seção SEO do painel Configurações do AMP para WP e adicione o seguinte trecho de código à seção Cabeçalho:
<meta name=”robots” content=”noindex,follow”/>

Salve suas alterações e espere uma ou duas semanas. Isso dá ao Google tempo suficiente para parar de indexar suas páginas habilitadas para AMP.
Etapa 2: desative o plug-in e configure redirecionamentos
Desative e exclua o plug-in AMP para WP quando a indexação estiver lenta.
Em seguida, instale um plug-in gratuito chamado Redirecionamento como uma maneira simples de corrigir erros de 404 páginas restantes do AMP.
Passe pelo assistente de configuração e vá para a seção Redirecionamento.
Adicione este snippet de código no campo URL de origem para configurar redirecionamentos para todas as páginas habilitadas para AMP em vez de uma única e selecione Regex como uma opção de URL:
/(.*)\/amp
Adicione o URL do seu domínio ao campo URL de destino, mas adicione “/$1” ao final dele:
https://seudominio.com/$1
Selecione Redirecionamentos como um Grupo e clique em Adicionar Redirecionamento.

Para testar o redirecionamento, basta carregar uma de suas páginas AMP para ver se ela redireciona você para a versão não AMP.