Como adicionar meta descrições no WordPress – a maneira mais fácil

Você precisa de uma maneira simples de editar meta descrições para postagens e páginas do WordPress?

Os plugins de SEO do WordPress, como o SEOPress, permitem adicionar títulos de SEO personalizados e meta descrições às postagens do WordPress sem a necessidade de editar arquivos de tema.

Neste tutorial, mostraremos a maneira mais simples de editar meta descrições no WordPress.

Configurando o plugin SEOPress WordPress

Para este tutorial, usaremos o plugin SEOPress.

Sim, existem vários outros plugins de SEO no mercado, mas este é o plugin que escolhemos após anos de testes.

SEOPress tem uma versão gratuita que você pode instalar e ativar na página Adicionar Novo Plugin.

Clique no novo item de menu SEO disponível no menu de administração para começar com o assistente de configuração do plug-in. É um processo simples de quatro etapas:

  1. Escolha o plug-in de SEO do qual você precisa importar metadados – Como alternativa, clique em Próxima etapa se você nunca usou um plug-in de SEO.
  2. Preencha os detalhes sobre você para o algoritmo do Knowledge Graph do Google, incluindo o nome da sua empresa e perfis de mídia social – Você não precisa preencher todos os campos nesta etapa, mas precisa escolher um separador, como | ou – .
  3. Escolha para quais tipos de conteúdo desativar a indexação – É melhor deixar todas as opções nesta etapa desmarcadas, especialmente para postagens e páginas. Você sempre pode otimizar páginas de categorias e tags.
  4. Configure opções avançadas de SEO para o seu site – Deixe tudo como está, mas ative a configuração Remover /category/ em Permalinks. É melhor para SEO e cria URLs de postagem mais limpas.

É isso. Você pode voltar para o painel depois de concluir a configuração. Um sitemap XML foi criado para você assim que o SEOPress foi instalado e ativado, então não se preocupe com esta opção quando solicitado no final.

Você pode editar as configurações do seu mapa do site a qualquer momento. Além disso, o SEOPress permite habilitar e configurar um sitemap HTML para complementar seu sitemap XML .

Nota: SEOPress oferece uma versão premium com recursos extras. Clique aqui para saber mais sobre as diferenças entre as versões gratuita e paga.

Configurando as configurações de título e meta

A coisa bacana sobre os plugins de SEO do WordPress é a maneira como eles permitem que você altere o título de SEO e a meta descrição de qualquer postagem ou página para o que você quiser. Isso é especialmente útil quando o título do blog que você deseja usar para anunciar uma postagem em vários canais de marketing não funcionaria necessariamente para os mecanismos de pesquisa.

O SEOPress torna esse processo muito mais eficiente, oferecendo uma maneira de editar o título padrão e a meta descrição gerada para novas postagens e páginas.

Comece navegando até SEO → Títulos e Metas → Tipos de Post Único . Por padrão, todas as meta descrições geradas pelo SEOPress possuem as seguintes tags para posts e páginas:

  • %%post_title%% – Herda o título que você dá à página ou postagem.
  • %%sep%% – Insere o separador que você escolheu no assistente de configuração.
  • %%sitetitle%% – Insere o título que você atribuiu ao seu site na página de configurações gerais do WordPress.

Isso geraria o seguinte título para o post que você está lendo:

Como Editar Meta Descrições – A Maneira Fácil | Assistente de blog

No entanto, não é sempre que você consegue encaixar o título do seu site com o título do seu post, pois os títulos de SEO precisam ter 60 caracteres ou menos. Além disso, a menos que o título do seu site seja realmente prolífico, isso realmente não importa.

Portanto, é melhor remover pelo menos o separador e as tags de título do site do modelo de título para postagens. Você pode navegar na lista de tags do SEOPress para ver se há mais alguma coisa que você gostaria de adicionar.

Se você pretende manter suas postagens atualizadas, ative a opção Exibir data nos resultados da pesquisa. Isso ajudará os pesquisadores a identificar suas postagens como mais atualizadas do que as de outros.

Você também deve exibir sua miniatura (imagem em destaque) se criar imagens em destaque exclusivas para suas postagens.

Sinta-se à vontade para deixar o restante das configurações como estão. Isso inclui o modelo de título para as páginas, pois os títulos das páginas tendem a ser mais curtos do que os títulos das postagens, portanto, você deve conseguir encaixar o título do site no título de SEO.

Salve suas alterações antes de sair desta página.

Editando meta descrições com SEOPress

Configurar um novo plugin de SEO como o SEOPress leva um pouco de tempo, mas quando terminar, você terá uma maneira fácil de editar meta descrições.

Edite uma postagem ou página e role até o final para ver a meta descrição que o SEOPress gerou para você.

Você pode ver como o plug-in herdou o conteúdo automaticamente por meio das tags que ele usa. Existem até tags predefinidas que você pode inserir com facilidade.

O que realmente precisa ser trabalhado é a meta descrição, que herda o trecho do post gerado pelo WordPress por padrão, pelo menos até o limite de 160 caracteres.

Falando nisso, o SEOPress tem um contador de caracteres ao vivo que informa quantos caracteres seus títulos e descrições têm com base no número de caracteres que o Google exibe nos resultados de pesquisa.

Você encontrará uma prévia de como sua meta descrição aparecerá no Google abaixo de tudo isso.

Otimizando títulos de SEO e meta descrições

Títulos e meta descrições de SEO, assim como posts de blog, são analisados ​​por duas entidades importantes: mecanismos de busca e usuários reais. A maneira como você deve escrever para cada um é muito diferente.

Por exemplo, títulos como “Como Editar Meta Descrições – A Maneira Fácil” ou “7 Passos Para Escrever Metas Descrições Melhores” são títulos melhores para humanos. Eles são cativantes e apontam para uma solução direta para um problema específico.

Normalmente, você deseja usar sua palavra-chave mais próxima da frente do título para fins de SEO. Isso significaria mudar nossos títulos de SEO para “Meta Descrições e a maneira mais fácil de editá-las” ou “Metadescrições: 7 etapas para otimizá-las para SEO”.

O Google nem sempre usa a meta descrição que você escreveu hoje em dia. Em vez disso, ele procura palavras-chave e sinônimos em seu termo de pesquisa e exibe trechos que contêm essas palavras-chave.

Por esse motivo, é melhor escrever meta descrições de uma maneira que represente a intenção do pesquisador, em vez de escrever uma cópia promocional.

Isso aumentará suas chances de o Google usar a meta descrição que você escreveu.

Pensamentos finais

E isso é tudo o que há para isso! Agora que você sabe como editar meta descrições no WordPress.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *