7 tarefas de manutenção do WordPress para manter seu site funcionando sem problemas

O WordPress facilita o gerenciamento do seu site… mas isso não significa que seja totalmente livre de manutenção.

Negligenciar a manutenção do seu site pode:

  • Adicione segundos ao tempo de carregamento do seu site
  • Reduza seus rankings nos mecanismos de pesquisa
  • Deixe seu site vulnerável a hackers

Realizar manutenção de rotina em seu site não apenas o mantém funcionando sem problemas, mas também pode ajudar a aumentar o tráfego e construir seu relacionamento com seu público.

Não se preocupe – você não precisa ser um assistente técnico para realizar essas tarefas. Basta usar esta lista para guiá-lo e ajudar a manter seu site seguro e funcionando sem problemas!

Observação: certifique-se de fazer backup do seu site antes de fazer qualquer alteração, especialmente se você estiver excluindo algo do seu site. Você não quer quebrar seu site acidentalmente e não ter um backup! Confira nosso post sobre os melhores plugins de backup do WordPress .

Agora, vamos mergulhar!

1. Atualize o núcleo, os temas e os plugins do WordPress

Além de usar um bom plugin de segurança , manter seu site atualizado é uma das tarefas mais importantes que você pode fazer para mantê-lo seguro.

Por causa da popularidade do WordPress na web, é um alvo comum para hackers. O WordPress é muito seguro, mas seu desenvolvedor trava uma batalha contínua contra hackers a cada atualização.

Se você não mantiver sua instalação do WordPress atualizada para a versão mais recente, estará deixando vulnerabilidades de segurança antigas e conhecidas publicamente em seu site. Os hackers têm maneiras de pesquisar sites que usam versões mais antigas do WordPress e sabem como aproveitar essas vulnerabilidades conhecidas para invadir seu site.

A mesma coisa vale para temas e plugins: eles também podem criar vulnerabilidades de segurança, portanto, você deve sempre mantê-los atualizados para a versão mais recente.

Frequência : O mais rápido possível quando novas atualizações estiverem disponíveis.

2. Remova temas e plugins desatualizados e não utilizados

Manter seus temas e plugins atualizados para a versão mais recente não o ajudará se a versão mais recente estiver desatualizada há anos!

Há uma razão pela qual há um aviso sobre plugins e temas antigos no diretório do WordPress. Temas e plugins de terceiros podem ser abandonados pelos desenvolvedores, e esses temas e plugins desatualizados podem:

  1. Esteja aberto a vulnerabilidades de segurança, conforme mencionado acima
  2. Torne-se incompatível com o núcleo do WordPress

Qual a idade dos plugins e temas que você está usando?

Se eles não foram atualizados em alguns anos, é melhor procurar uma alternativa que seja atualizada com mais frequência.

Você pode verificar quando um plugin foi atualizado pela última vez acessando a seção Plugins do seu painel do WordPress clicando em “Ver detalhes” sob o plugin.

No pop-up, você verá quando foi a última atualização:

Frequência : Anual

3. Moderação de comentários

A moderação de comentários inclui:

  • Aprovando comentários pendentes
  • Respondendo aos comentários
  • Marcando comentários de spam

Responder a comentários não é apenas uma cortesia comum, mas também pode ser uma ótima maneira de aumentar o engajamento. Responder a um comentário faz com que o comentarista retorne ao seu site para ver sua resposta. E se você puder expandir seu comentário ou responder a uma pergunta com um link para outra postagem de blog em seu site, essa é uma ótima maneira de aumentar o engajamento e o tempo no site.

Deixar perguntas sem resposta, ignorar comentários e deixar comentários de spam em suas postagens dá uma má impressão. Parece que você não está ouvindo seu público e pode até dar a impressão de que você abandonou completamente o seu blog. É melhor desabilitar completamente os comentários do que ignorá-los.

Frequência : Diária

4. Corrija links quebrados

Erros excessivos em seu site podem frustrar seus visitantes e fazer você parecer fora de contato.

Existem muitos plugins do WordPress disponíveis para verificar seu site em busca de links quebrados, mas esta é realmente a única instância em que recomendamos que você não use um plugin .

Isso porque os plugins de verificação de links quebrados podem consumir enormes recursos, deixando seu site mais lento e usando todos os seus recursos de hospedagem (especialmente se você usa hospedagem compartilhada).

Recomendamos o uso de uma ferramenta externa como o Dead Link Checker .

Basta clicar no site deles, inserir sua URL e clicar em “verificar”:

Reserve alguns minutos para verificar seu site – quanto maior for o site, mais tempo levará.

Quando a verificação estiver concluída, você poderá corrigir quaisquer erros para apontar para a página correta.

Se você encontrar um link quebrado e a página vinculada desaparecer, você pode:

  1. Atualizando para uma nova fonte
  2. Remover o vínculo
  3. Atualize o URL para a versão arquivada da página

Frequência : Isso dependerá da quantidade de conteúdo que você tem em seu site. Se você publica com frequência, escanear mensalmente é uma boa ideia. Mas alguns blogs podem ficar bem com a digitalização uma vez por ano.

5. Otimize seu banco de dados

Uma importante tarefa de manutenção que muitas vezes é esquecida é a otimização do banco de dados.

Seu site WordPress armazena todas as informações necessárias para criar e gerenciar seu site em um banco de dados MySQL, o que requer alguma manutenção. (Você pode ler um pouco mais sobre isso em nosso post Como funcionam os temas do WordPress? )

Com o tempo, o banco de dados pode acabar retendo muitas informações que não são mais necessárias, deixando seu site mais lento.

Um bom plugin de limpeza e otimização de banco de dados como o WP-Optimize pode acelerar seu site.

Para usá-lo, basta instalar e ativar o plugin e, em seguida, clicar na nova opção de menu do painel do WordPress “WP-Optimize” na parte inferior.

Você pode usar as configurações padrão e clicar no grande botão azul “Processar” para continuar.

(Certifique-se de fazer backup de seu banco de dados com antecedência, apenas por precaução!)

Frequência : Pelo menos uma vez por ano

6. Limpe sua biblioteca de mídia

Se você está blogando há algum tempo, provavelmente construiu uma grande biblioteca de imagens.

Todas essas imagens ainda estão em uso em seu site? Pode haver imagens não anexadas que não estão sendo usadas, apenas ocupando espaço.

Mesmo os que você está usando podem ser otimizados para economizar espaço e aumentar a velocidade do seu site.

Para otimizar as imagens em uso, você pode usar o EWWW Image Optimizer . Um plug-in de otimização de imagem é obrigatório para qualquer site que use muitas imagens, especialmente imagens grandes/de alta resolução.

Para limpar sua biblioteca de mídia do WordPress, não exclua apenas os arquivos “não anexados”! Só porque eles não estão anexados a uma postagem não significa que eles não estão sendo usados ​​em algum lugar do seu site, então isso pode deixar você com muitas imagens quebradas.

Se sua biblioteca de mídia não for muito grande, você poderá examiná-la manualmente. Ou você pode usar o plugin Media Cleaner .

Tenha MUITO cuidado com qualquer plugin que exclua arquivos! Certifique-se de fazer backup de tudo primeiro e leia todos os avisos e instruções com muito cuidado.

Depois de instalar o plug-in, clique em Mídia > Limpador para verificar e encontrar arquivos não utilizados.

Outra opção seria usar um plugin premium como o WordPress Media Library, que oferece funcionalidades avançadas para manter sua pasta de mídia organizada .

Ao manter sua biblioteca de mídia bem mantida, você pode evitar erros comuns de imagem.

7. Audite seu conteúdo antigo

Suas postagens antigas também precisam de uma atualização!

Você pode obter mais tráfego para seu site auditando, atualizando e otimizando suas postagens antigas do blog.

Esta é uma tarefa demorada, mas as recompensas valem muito a pena.

Revise suas postagens antigas e considere se você deve:

  • Atualize o conteúdo : se as informações ou fontes estiverem desatualizadas, atualize para refletir as novas informações.
  • Revisão de SEO : a postagem está classificada para as palavras-chave para as quais você deseja que ela seja classificada? Se não, por que não? Existe alguma coisa que você possa fazer para melhorar o ranking agora?
  • Adicionar links internos : há postagens relacionadas mais recentes às quais você pode adicionar links quando apropriado?
  • Promova novamente : você consegue pensar em novos lugares ou pessoas para enviar ou promover esta postagem?

Frequência : A cada 2-3 anos para a maioria dos sites, mas se você publicar com frequência, deverá fazer isso a cada 6-12 meses.

Não esqueça de agendar sua manutenção!

Todas essas tarefas podem parecer tediosas, mas valem o esforço! Acompanhar a manutenção do seu site WordPress ajudará a manter seu site funcionando sem problemas, carregando rápido e atraindo e engajando novos leitores.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *