5 dicas para gerenciar a mídia do seu site WordPress de forma mais eficaz

A biblioteca de mídia do WordPress deixa muito a desejar quando se trata de organização. Isso pode tornar a localização dos arquivos necessários uma tarefa árdua e até prejudicar a experiência do usuário (UX) do seu site. Felizmente, com alguns plugins úteis do WordPress e algumas práticas recomendadas, é fácil manter sua biblioteca em ordem.

Neste artigo, explicaremos por que gerenciar sua biblioteca de mídia do WordPress é tão importante. Em seguida, daremos cinco dicas para ajudá-lo a controlá-lo ainda hoje. Vamos pular direto!

Por que gerenciar seus arquivos de mídia do WordPress é importante

Por padrão, o WordPress armazena arquivos de mídia em pastas classificadas pela data em que foram carregados. Os usuários podem visualizar todos esses arquivos na Biblioteca de mídia :

Este sistema é útil para sites pequenos e aqueles que não funcionam com muita mídia. No entanto, se as imagens desempenham um papel central em seu site (como em sites de fotografia ou blogs de vários autores ), essa estrutura simples pode ser quebrada rapidamente.

A ordem cronológica padrão aplicada às imagens na biblioteca também não é ideal para muitos usuários. Se você não se lembra de quando carregou um arquivo, será difícil encontrá-lo.

Há duas outras questões a serem consideradas quando se trata de gerenciamento de mídia do WordPress: nomes de arquivos e otimização de imagens. A maioria das câmeras digitais e smartphones dão nomes aos arquivos como “DSC001”. Isso não é exatamente útil para localizar uma imagem rapidamente e também pode prejudicar a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO ) do seu site.

Por fim, carregar e usar imagens em tamanho real em seu site pode diminuir a velocidade de carregamento da página. Por sua vez, tempos de carregamento lentos podem aumentar as taxas de rejeição e também afetar negativamente o SEO.

5 dicas para gerenciar a mídia do seu site WordPress com mais eficiência

Felizmente, é possível domar sua biblioteca de mídia e tornar os problemas acima uma coisa do passado. Essas cinco dicas vão te ajudar a começar bem.

1. Organize sua mídia em pastas

Se preferir uma estrutura organizacional tradicional, você pode organizar sua mídia em pastas. Muitas pessoas acham as pastas fáceis e familiares para trabalhar, e elas fornecem uma estrutura clara para seus arquivos de mídia. As pastas podem ser particularmente úteis em determinados cenários, como agrupar todas as imagens de uma única postagem de blog ou sessão de fotos.

Felizmente, existem plugins que podem adicionar uma estrutura de pastas à sua biblioteca de mídia. Uma das opções mais poderosas é o plugin FileBird Media Library :

Essa solução permite que você arraste e solte facilmente suas imagens em pastas virtuais, para que sua estrutura de permalink permaneça intacta. Ele também possui um menu de contexto útil e uma poderosa funcionalidade de pesquisa.

2. Adicione categorias ou tags à mídia

Categorias e tags permitem classificar e filtrar imagens sem exigir que elas estejam em pastas específicas. A principal vantagem das tags é que um arquivo pode ter várias tags, enquanto normalmente você só pode colocar um arquivo em uma única pasta. Isso pode tornar a classificação mais flexível.

O WordPress não suporta categorias ou tags para mídia por padrão, mas você pode adicionar essa funcionalidade usando plugins. Para categorias, uma das melhores opções é o WP Media Category Management :

As tags podem ser adicionadas usando a versão premium do popular plugin Envira Gallery :

Ambas as ferramentas são fáceis de usar e ricas em recursos, e o Envira Gallery também fornece um excelente widget de visualização de galeria para usar em suas páginas.

3. Limpe periodicamente sua biblioteca de mídia

Limpar arquivos antigos ou desnecessários é uma maneira fantástica de manter sua biblioteca de mídia enxuta. Menos arquivos também significa que será mais fácil localizar os que você precisa, mesmo se você já estiver usando categorias, tags ou pastas para organizá-los.

A frequência com que você limpa sua biblioteca depende de quantos arquivos você carrega e com que frequência esses arquivos se tornam obsoletos. Você pode realizar uma limpeza semanal, mensal, anual ou simplesmente conforme necessário.

4. Otimize seus arquivos de mídia

Como mencionamos anteriormente, a velocidade da página é vital para um UX positivo e SEO forte. Arquivos de imagem grandes e não otimizados são uma das principais causas de tempos de carregamento lentos, por isso é inteligente otimizar a mídia em seu site.

plugin Smush é uma das melhores maneiras de fazer isso:

O Smush pode otimizar até 50 imagens em um único clique e também pode redimensionar imagens para dimensões específicas, tudo com perda mínima de qualidade.

Apenas lembre-se de que otimizar os arquivos de mídia não é o único passo para melhorar os tempos de carregamento da página. Os plugins de cache também são importantes.

Se você não tiver certeza da importância do desempenho do site, recomendo verificar esta postagem nas estatísticas de tempo de carregamento da página do site .

5. Renomeie seus arquivos de mídia

Finalmente, é importante dar aos seus arquivos nomes relevantes e descritivos. Isso não apenas facilita a localização rápida dos arquivos, mas também ajuda nas pesquisas de biblioteca e SEO. Por exemplo, se você tiver uma imagem de um hotel na praia, nomeá-la como “hotel de praia” torna óbvio para você e para os mecanismos de pesquisa qual é a imagem.

A solução mais fácil é renomear os arquivos de imagem antes de carregá-los. No entanto, se você precisar voltar e corrigir suas imagens existentes, um plugin como o Media File Renamer pode ajudar:

Essa ferramenta pode renomear automaticamente os arquivos de imagem, com base nos títulos que você fornece na Biblioteca de mídia do WordPress.

Conclusão

Se você administra um site de fotografia ou um blog movimentado, uma grande biblioteca de mídia pode rapidamente se tornar esmagadora. Por padrão, o WordPress não oferece muitos recursos para gerenciamento de mídia. No entanto, controlar sua biblioteca é mais fácil do que você imagina.

Essas cinco dicas devem ajudá-lo a transformar sua biblioteca em um estado mais organizado e útil:

  1. Adicione categorias ou tags aos seus arquivos de mídia para facilitar a classificação, usando o WP Media Category Management ou o Envira Gallery .
  2. Organize sua mídia em pastas para domar uma grande biblioteca, usando o plug- in FileBird Media Library .
  3. Limpe periodicamente sua biblioteca de mídia para manter as coisas gerenciáveis.
  4. Otimize sua mídia com o plugin Smush , para melhorar a velocidade de carregamento da página e o SEO.
  5. Nomeie seus arquivos adequadamente com o Media File Renamer , para torná-los mais fáceis de encontrar e impulsionar o SEO.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *