
Você está usando o WordPress auto-hospedado para alimentar seu blog?
Se você não estiver, pode se sentir um pouco solitário. Parece que todo mundo está usando o WordPress – quase 40% de todos os sites na internet são alimentados pelo WordPress, e é tudo o que você ouve nos círculos de blogs.
Por que tantos blogueiros são obcecados pelo WordPress?
Você provavelmente está se perguntando… O que o torna tão bom? Você tem que usá-lo? Não existem alternativas que você poderia usar em vez disso?
Bem, é verdade que o WordPress não é o único software de blog por aí. Existem muitas alternativas, e muitas são fáceis de usar e não exigem que você compre sua própria hospedagem.
Mas se você leva a sério os blogs, o WordPress auto-hospedado é a melhor escolha para o seu blog.
Aqui está o porquê.
3 grandes razões pelas quais você deve blogar com WordPress auto-hospedado
Há muitos benefícios em usar o WordPress, mas eles podem ser resumidos em três categorias:
- Profissionalismo
- Comunidade
- Ao controle
1. Profissionalismo
Aqui no Blogging Wizard, publicamos posts no passado sobre os prós e contras de diferentes plataformas de blogs , como Blogger, WordPress.com, Tumblr ou Medium.
Mas você não os encontrará mais em nosso site, pois decidimos recomendar apenas o WordPress.
As plataformas de blogs gratuitos têm uma coisa óbvia a seu favor: são gratuitas!
Mas há muitas desvantagens para recomendá-los. A razão número 1 pela qual você não deve blogar em uma plataforma gratuita é que parece pouco profissional .
Seus visitantes podem dizer que você está usando uma plataforma gratuita. Seja por causa dos temas de aparência genérica, widgets indicadores em sua barra lateral ou links de crédito no rodapé, é bastante óbvio quando você está blogando em uma plataforma gratuita.
E dá uma primeira impressão muito pouco profissional.
Infelizmente, muitos de seus visitantes não o levarão a sério quando virem que você não está disposto a investir em seu blog.
O WordPress dá uma impressão mais profissional aos seus visitantes do que uma plataforma de blog obviamente gratuita. Quando eles visitam seu site em www.seunome.com em vez de seunome.meuwebsite.com, ele parece muito mais profissional e confiável.
2. Comunidade
Comparado a outras plataformas ou softwares de blogs, o WordPress é suportado por uma enorme comunidade online.
Não importa o que você deseja fazer com o WordPress ou quais obstáculos você encontra, é fácil encontrar ajuda.
Na verdade, apenas pesquisar “ajuda do WordPress” no Google gera 542 milhões de resultados.
Provavelmente, sua pergunta já foi respondida online. É provável que haja até mesmo um tutorial ou passo a passo para isso, ou um plug-in que fornecerá a funcionalidade exata que você precisa.
E se não, é fácil encontrar um fórum ou site onde você pode pedir ajuda, ou um desenvolvedor que você pode contratar cujas taxas estão dentro do seu orçamento.
3. Controle
Outra característica crucial do WordPress auto-hospedado é sua incrível flexibilidade. Você tem o controle para fazer o que quiser com seu site, ao contrário das plataformas de blogs gratuitas que limitam severamente o que você pode fazer.
Com o WordPress auto-hospedado você pode:
- Escolha entre milhares e milhares de temas , incluindo temas oficiais do WordPress.org ou temas premium de terceiros, ou até mesmo crie seu próprio tema personalizado. Confira nossas coleções temáticas com curadoria; Temas WordPress para blogueiros e escritores, temas de portfólio para freelancers e agências e temas WordPress gratuitos para blogueiros e empresas .
- Modifique o código do seu site , para que você possa alterar o que quiser, incluindo personalizar o texto dos seus créditos de rodapé, alternar fontes ou cores ou até mesmo alterar todo o layout do seu site.
- Instale plug-ins . Os plugins são um dos recursos mais importantes do WordPress. Eles facilitam a alteração ou adição de qualquer funcionalidade que você desejar, tornando o WordPress infinitamente flexível e permitindo que você crie um site único. Você pode encontrar facilmente um plug-in para aumentar sua lista de e-mail , criar uma página de destino ou quase qualquer outra coisa.
- Monetize seu blog . Muitas vezes, as plataformas de blogs gratuitos não permitem que você implemente publicidade de terceiros ou monetize de outras maneiras. Se você quiser gerar receita com seu blog vendendo anúncios diretos ou postagens patrocinadas, ou criar um site de associação premium , provavelmente ficará limitado pelos termos de serviço ou restrições técnicas de uma plataforma de blog. Com o WordPress auto-hospedado, você possui seu site, para que possa monetizá-lo da maneira que desejar.
- Controle seu próprio site e conteúdo . Muitas plataformas de blogs gratuitos incluem uma cláusula em seus termos de serviço que afirmam que eles podem excluir imediatamente todo o seu site sem aviso prévio se você violar seus termos de serviço. Eles podem até ter propriedade do seu conteúdo. Com o WordPress auto-hospedado, você mantém a propriedade e o controle de tudo que é postado. (Ainda assim, você deve fazer backup do seu site !)
Existem desvantagens em usar o WordPress?
O custo da auto-hospedagem e o processo de configuração do seu site são os dois problemas que costumam atrapalhar os blogueiros.
Quanto custa um site WordPress auto-hospedado?
O próprio software de blog do WordPress.org é 100% gratuito para baixar e usar, mas você precisará comprar seu próprio domínio e hospedagem para usá-lo.
Um nome de domínio geralmente custa cerca de US $ 10 a 15 por ano.
Os custos de hospedagem podem variar muito dependendo do tipo de hospedagem que você compra. Por exemplo, a hospedagem gerenciada do WordPress normalmente custa cerca de US$ 20+/mês, mas você pode encontrar hospedagem compartilhada mais econômica por cerca de US$ 5/mês. O desempenho não é tão bom, mas você pode migrar facilmente para um host melhor quando estiver pronto.
Então, você está procurando um mínimo de cerca de US $ 70-75 por ano para executar um blog WordPress auto-hospedado.
Eu diria que, se você leva a sério os blogs, todos os benefícios listados acima valem mais do que esse preço. E se você está monetizando seu blog, você pode facilmente cobrir os custos de administrar seu site no primeiro ano.
Conhecimento técnico
Esta é uma das grandes razões pelas quais muitos blogueiros ficam com plataformas de blogs gratuitas.
É compreensível; configurar seu próprio domínio e hospedar e instalar o WordPress pode ser um pouco intimidante no início, se você não tiver certeza por onde começar.
Uma vez que tudo está configurado, porém, o WordPress é tão fácil de usar quanto qualquer plataforma de blog gratuita. (Você pode se inscrever para uma conta gratuita no WordPress.com para ter uma ideia de como é o painel.)
A verdade é que não é tão difícil. Se você pode usar um computador, baixar e instalar software e descobrir outras tarefas simples relacionadas ao computador, então você é capaz de configurar seu próprio site!
Como você pode começar com o WordPress auto-hospedado hoje
Pronto para começar seu próprio blog auto-hospedado?
Aqui está o que você precisa fazer, em poucas palavras:
- Compre sua hospedagem e domínio : Um bom host para começar é o DreamHost, porque eles têm preços razoáveis para hospedagem compartilhada para novos blogueiros. Por motivos de segurança, recomendamos comprar seu domínio de uma empresa separada. Saiba mais em nosso artigo sobre os melhores registradores de domínio .
- Instale o WordPress : Você vai precisar de um bom host que seja bem otimizado para WordPress. Saiba mais em nosso artigo sobre hospedagem gerenciada do WordPress .
- Comece a blogar! Se este é o seu primeiro blog, confira o artigo de Adam sobre 15 coisas que eu gostaria de saber antes de começar a blogar . Se você estiver migrando seu blog de outra plataforma, poderá importar facilmente seu conteúdo.
Precisa de mais ajuda para começar? Confira nosso tutorial completo para criar um blog com WordPress .