10 recursos interessantes do Gutenberg que você pode não conhecer

Com diferentes plataformas de blogs como Medium, Ghost e Squarespace melhorando e crescendo continuamente, o WordPress precisava fazer algo para melhorar seu editor visual.

Mas, depois de apresentar o editor Gutenberg, o WordPress deu um salto ousado. Ele mudou completamente a maneira como usamos o WordPress.

Embora Gutenberg tenha recebido críticas em relação ao lançamento, não deixe que isso o impeça de experimentá-lo. É o futuro do WordPress.

Se você ainda está cético sobre Gutenberg, este post é para você. Abaixo, mostrarei 10 recursos interessantes do Gutenberg que farão você mudar para o Gutenberg agora mesmo.

Como eu sei disso?

Bem, eu estava em dúvida de usar o Gutenberg e, depois de descobrir esses incríveis recursos ocultos, fiz a troca sem hesitar.

Então, vamos verificar esses recursos agora.

Recursos do Gutenberg que você talvez não conheça

Os recursos deste post não são sobre como o layout do editor mudou e o que há de novo. É mais sobre os recursos ocultos que farão você dizer “isso é incrível!”.

E, o primeiro é realmente uma mudança de jogo.

Recurso #1: Copie e cole do Google Docs para o WordPress

Para quem não escreve diretamente no editor do WordPress, esse recurso fará você se apaixonar pelo Gutenberg.

O editor Gutenberg permite copiar e colar conteúdo diretamente do Google Docs para o WordPress. Sim, incluindo imagens.

Isso é realmente um grande problema, pois o editor clássico nem sempre cola todo o conteúdo copiado do Google Docs.

Isso também funciona com o Microsoft Word, Office 365 e Quip.

Você pode copiar seu conteúdo diretamente sem a necessidade de formatá-lo.

Recurso nº 2: Arraste e solte imagens da pasta do seu computador

Uma coisa realmente irritante e demorada no editor clássico é adicionar imagens. Mesmo se você arrastar e soltar uma imagem no editor, primeiro ele abrirá o pop-up da biblioteca de mídia para importar a imagem. Então, você terá que clicar no botão ‘Adicionar’ para adicionar a imagem ao seu conteúdo.

Com o Gutenberg, o WordPress melhorou isso e agora permite que você arraste e solte imagens diretamente do seu computador para o seu editor.

Veja como é fácil:

Este é um recurso realmente útil, especialmente quando você precisa fazer upload de muitas imagens em seu conteúdo.

O editor Gutenberg realmente economiza seu tempo, permitindo que você arraste e solte imagens diretamente.

Recurso #3: Comando Slash para adicionar blocos

Como você deve saber, o editor Gutenberg gira principalmente em torno de blocos. Se você deseja adicionar um título ou uma imagem, você precisará adicionar um bloco para isso.

E para ajudá-lo a adicionar blocos rapidamente, o Gutenberg permite que você use o comando slash para adicionar um bloco.

Veja como funciona:

Você escreve o comando slash e o editor mostra opções para adicionar blocos. Você também pode digitar o nome do bloco após a barra para encontrar o bloco mais facilmente.

Esse recurso irá ajudá-lo muito a adicionar blocos rapidamente sem precisar pesquisar blocos.

Recurso nº 4: adicione links apenas colando-os

Quer adicionar um link rapidamente?

Basta colar. Literalmente!

O Gutenberg permite adicionar links ao seu conteúdo apenas colando-o. Selecione o texto ao qual deseja adicionar seu link e cole-o.

Não há necessidade de clicar no ícone ‘Adicionar link’ e colá-lo.

Gutenberg tem tudo a ver com economizar seu tempo e trabalhar sem problemas.

Recurso nº 5: âncora HTML para criar links de âncora

Você usa um índice ou links de salto em seu conteúdo? O editor clássico não permite que você adicione links de salto ou um índice, então você teria que confiar em plugins que podem fazer isso.

Mas com Gutenberg, é uma história completamente diferente.

Você pode adicionar uma âncora HTML no Gutenberg para criar links de âncora. Em outras palavras, você pode adicionar links de salto diretamente.

Veja como você pode fazer isso:

O primeiro passo é adicionar uma âncora ao seu conteúdo. Você pode adicionar âncoras aos seus cabeçalhos se estiver criando um sumário.

Para adicionar uma âncora, clique em um título e em suas configurações de bloco, você encontrará configurações avançadas. Nas configurações avançadas, adicione seu texto âncora.

O próximo passo é adicionar um link que irá pular para o texto âncora. Para fazer isso, adicione um link que tenha o mesmo nome do texto âncora HTML.

Veja como:

E é isso.

Esse recurso vai te ajudar muito e permite que você adicione links de salto ou até mesmo crie um índice em seus posts e páginas.

Recurso nº 6: barra de ferramentas superior, modo de destaque e modo de tela cheia

O WordPress também garantiu que você tenha a melhor experiência ao usar o Gutenberg. Isso é evidente pela inclusão da barra de ferramentas superior, modo de destaque e modo de tela cheia.

Deixe-me explicar cada um:

Barra de ferramentas superior

O editor Gutenberg destaca ou mostra uma barra de ferramentas de formatação sempre que você passa o mouse sobre um bloco ou seção.

Isso pode ser irritante e você pode querer apenas uma barra de ferramentas unificada que não mostre uma barra de ferramentas de formatação para cada bloco.

Bem, você pode fazer isso em Gutenberg. Com a barra de ferramentas superior habilitada, a barra de ferramentas não será mais exibida ao passar o mouse sobre qualquer bloco.

Em vez disso, para acessar a barra de ferramentas, você terá que clicar em um bloco e a barra de ferramentas ficará visível na parte superior.

Modo de destaque

Quer escrever sem distrações?

Você pode aumentar sua criatividade ativando o modo de destaque. Com este modo habilitado, o editor irá esmaecer todos os blocos no editor e somente o bloco que você está editando ficará visível corretamente.

Isso é útil se você quiser se concentrar e escrever sem distrações. O modo holofote pode ser desligado se você não quiser mais usá-lo.

Modo tela cheia

O editor clássico também possui um modo de tela cheia. Então, como você pode imaginar, o editor Gutenberg também possui esse recurso.

Você pode ativar o modo de tela cheia e removerá o menu de administração.

O modo de tela cheia também ajuda você a se concentrar no conteúdo e evita distrações.

Recurso nº 7: Tornar o editor de largura total

Esse recurso estava faltando no editor clássico e faz com que muitos usuários do WordPress instalem plugins do construtor de páginas .

Mas com o Gutenberg, você pode tornar o editor de largura total.

Alguns temas do WordPress permitem que você estique alguns blocos até a largura total.

Esse recurso ajuda você a criar páginas atraentes usando o Gutenberg.

Recurso nº 8: Esboço do documento

Eu realmente adorei esse recurso, pois ajuda você a obter uma visão geral do contorno do seu conteúdo.

Além de apenas o contorno, também mostra o número de palavras no conteúdo, o número de títulos, parágrafos e blocos.

Isso é incrivelmente incrível e realmente útil para criar postagens com títulos adequados.

Recurso nº 9: Blocos reutilizáveis

Se você está adorando esses incríveis recursos do Gutenberg até agora, você também vai adorar este.

O editor Gutenberg permite criar blocos reutilizáveis. Portanto, se você criou um bloco incrível e deseja usá-lo mais tarde em algum lugar, pode salvá-lo.

Depois de dar um nome ao seu bloco e salvá-lo, você poderá usá-lo em suas próximas postagens e páginas. Você também pode converter seu bloco reutilizável em um bloco normal.

Esse recurso pode ser útil quando você deseja adicionar CTAs, tabelas ou outros blocos semelhantes.

Recurso #10: Estenda a funcionalidade usando plugins Gutenberg

Por fim, com a introdução do Gutenberg, ajudou os desenvolvedores a criar novos plugins que estendem a funcionalidade do editor Gutenberg.

Já existe um punhado de plugins Gutenberg disponíveis no repositório do WordPress. Esses plugins têm alguns blocos realmente incríveis e únicos que ainda não fazem parte do Gutenberg.

Por exemplo, o Ultimate Blocks (um plugin que ajudei a desenvolver) traz alguns blocos realmente únicos e novos que você pode usar para criar posts e páginas ainda melhores.

A melhor parte é que ele pode executar tarefas de vários plugins sozinho. E você pode se livrar de alguns plugins para funcionalidades como Table of Contents, Click to Tweet, Content Toggle, Tabbed Content, Notification Box, Testimonial, Star Ratings, Countdown, etc.

Conclusão

Então, essa foi a lista de alguns recursos muito legais do Gutenberg que farão você querer abandonar o antigo editor clássico e sair com as crianças legais que usam o Gutenberg.

É uma grande mudança em relação ao editor clássico, e levará algum tempo para se acostumar, mas Gutenberg representa o futuro de onde o WordPress está indo.

E torna muito possível que não era antes. Se você ainda não começou a usar o Gutenberg, vale a pena tentar.

Se você ainda não o fez, não deixe de conferir nosso resumo de plugins de blocos do Gutenberg para ver o que mais você pode fazer com o novo editor visual.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *