
Você está procurando um plugin de cache ou minificação para WordPress? Ou apenas procurando maneiras de acelerar sua instalação do WordPress?
De qualquer forma, eu tenho você coberto.
Neste post, você descobrirá os melhores plugins de desempenho do WordPress. Você encontrará plug-ins de cache, plug-ins de redução, plug-ins de carregamento lento e alguns plug-ins adicionais que permitem fazer vários ajustes em seu site.
Assim, você pode parar de perder tráfego, assinantes e clientes por causa de tempos de carregamento de página lentos.
Vamos mergulhar:
Índice
Os melhores plugins de otimização de velocidade do WordPress
TL;DR :
Para a maioria dos sites WordPress, recomendo usar uma combinação de WP Rocket e Perfmatters . O WP Rocket cuida das tarefas regulares de cache e otimização, enquanto o Perfmatters cuida das otimizações que ninguém normalmente pensa em fazer.
Por exemplo, Perfmatters permite desabilitar scripts em taxomonies que não precisam deles, carregar o Google Analytics localmente, etc. Muito útil!
Se você deseja ver os ganhos de desempenho mais significativos ou deseja uma solução de um clique para acelerar o WordPress, o NitroPack é sua melhor opção. Ele otimizará seu código, imagens e implantará uma CDN.
O NitroPack é ideal para aqueles que executam plugins pesados de recursos, como construtores de páginas ou temas WordPress notoriamente lentos. Isso é tão fácil quanto parece!
1. WP Rocket

O WP Rocket é o único plugin de desempenho do WordPress para governar todos eles.
Você obtém todas as funcionalidades de armazenamento em cache esperadas, juntamente com vários recursos que provavelmente não esperaria.
… Tudo envolto na interface mais amigável que já vi em um plugin como este.
Onde alguns plugins de cache parecem exigir que você estude um curso inteiro para descobrir – o WP Rocket torna o processo de configuração muito fácil em comparação.
Eu amo que ele inclui recursos para os quais você normalmente teria que instalar alguns plugins extras. Por exemplo, você obtém carregamento lento de imagem, otimização de banco de dados e até a capacidade de hospedar o código do Google Analytics em seu próprio site.
E a capacidade de atrasar o tempo de execução do Javascript pode ter um grande impacto nos tempos de carregamento da página e nos Core Web Vitals.
Vale a pena explorar o WP Rocket se você quiser um plugin de otimização de velocidade que faça tudo. Depois de instalar o WP Rocket em um dos meus sites, consegui desinstalar 3 outros plugins.
Características:
- Interface amigável
- Ajustes mínimos necessários para melhorias de velocidade
- Minimize CSS, HTML e Javascript
- Cache de página
- Pré-carregamento de cache
- Carregamento lento da imagem
- Regras de cache avançadas
- Otimização de banco de dados
- Integração CDN
- Integração direta com Cloudflare
- Integração do Google Analytics para carregar o código do seu servidor
- Importar e exportar configurações
- Reversão de versão
- Atrasar o tempo de execução do Javascript
Preço: a partir de US$ 49.
2. Perfmatters

Perfmatters tem uma abordagem diferente para melhorar os tempos de carregamento da página do que a maioria dos plugins nesta lista.
Por padrão, o WordPress tem certas opções habilitadas que não são necessárias para a maioria dos sites e diminuem o desempenho. Perfmatters torna possível desabilitar essas opções com o clique de alguns botões.
Mas, a maior coisa que tende a desacelerar a renderização de suas páginas são as solicitações HTTP que não são necessárias.
Este plugin também permite que você desative esses scripts por página. Isso significa que você pode impedir que os plugins carreguem código onde ele não é necessário.
Você também pode aproveitar os recursos de aumento de desempenho, como pré-busca de DNS, pré-conexão, hospedagem de script local do Google Analytics e muito mais.
Portanto, mesmo se você tiver um plug-in de cache do WordPress instalado – você também deve usar o Perfmatters.
Nota: Usando Perfmatters e WP Rocket, consegui tirar um dos meus sites menores de uma pontuação de velocidade de página de 59 a 95. Nada mal, certo?
Características:
- Funciona com seu plugin de cache existente
- Desative as opções do WordPress que estão deixando seu site lento
- Desabilitar scripts por página/post
- Suporta funcionalidades avançadas de aumento de desempenho, como pré-busca e pré-conexão de DNS
- Controle da API REST
- Controle de batimentos cardíacos
- Plug-in leve
Preço: A partir de US$ 24,95/ano.
3. NitroPack

O NitroPack é mais do que um plugin de desempenho do WordPress, é uma plataforma completa de otimização de velocidade.
A ideia por trás dessa plataforma é simplificar o processo de aceleração de sites. Em vez de usar vários plugins e ter que decidir manualmente o que otimizar, o NitroPack otimiza tudo para você.
Basta adicionar seu site e instalar o plug-in do conector. Você pode então escolher o quão agressivas deseja que as otimizações sejam.
O NitroPack começará a otimizar seu site automaticamente. Implementará um CDN global, vários tipos de cache, minificação, compactação, otimização de imagem, veiculação de imagens em formatos de última geração (por exemplo, SVG), pré-busca de DNS, adiamento de JavaScript, etc.
E todas essas otimizações são executadas por seus servidores, reduzindo o uso do seu próprio servidor.
Todas essas mudanças podem melhorar o tempo até o primeiro byte (TTFB), minimizar o trabalho de thread principal, melhorar seus Web Core Vitals e muito mais.
Para obter ainda mais desempenho, você pode personalizar as configurações, mas mesmo na configuração “forte” você verá grandes melhorias nos tempos de carregamento da página e nas pontuações do Google PageSpeed.
E, em nossa análise, Colin conseguiu reduzir os tempos de carregamento em mais de 3 segundos usando o Elementor. Usando o GeneratePress, consegui obter minha pontuação no PageSpeed móvel nos anos 90 .
Nota: Existe um plano gratuito, mas adiciona um emblema ‘powered by’ ao seu rodapé. É suficiente para sites pequenos ou fins de teste, mas recomendo obter um plano pago para remover o selo.
Características:
- Otimização automática de sites
- Suporta WordPress e outros sistemas de gerenciamento de conteúdo
- CDN global incluído e configurado automaticamente
- Vários tipos de cache (página, navegador e mais)
- Otimização automática de imagem
- Converta imagens para formatos de próxima geração
- Pré-busca de DNS
- Adiar o carregamento de JS
- Minificação de HTML, JS e CSS
- Compressão HTML, CSS e JS
Preço: Plano gratuito disponível para sites muito pequenos ou para fins de teste, mas adiciona um selo powered by ao seu rodapé. Os planos pagos removem o selo e oferecem mais recursos.
4. WP Fastest Cache

WP Fastest Cache é um plugin de desempenho com foco em cache. Ele vem com um grande conjunto de recursos, equilibrados com facilidade de uso.
Alguns plugins são muito básicos, outros são muito avançados – o desenvolvedor deste plugin definitivamente encontrou o meio termo.
Basta instalar, ativar e executar as configurações. Em seguida, clique em salvar e você está pronto para ir.
Gosto especialmente de como é fácil definir tempos de expiração de cache para determinadas strings de URL.
E fica ainda melhor, pois esse plugin é usado por mais de 1 milhão de pessoas e recebe ótimas avaliações no WordPress.org.
Características:
- Fácil configuração
- 1-clique para limpar o cache e/ou CSS minificado etc.
- Minimize CSS e HTML
- Defina postagens/páginas para excluir (algumas como a área de administração excluída por padrão)
- Defina tempos de expiração para todas as postagens/páginas ou determinadas strings de URL
- Integração CDN
- Versão premium disponível com recursos extras
Preço: Gratuito.
5. Cache Enabler

O Cache Enabler é um ótimo plugin da equipe da KeyCDN.
É um plugin de cache leve que você pode configurar em minutos.
Ele vem com a opção de definir o tempo de expiração do cache, configuração de minificação e algumas outras opções. Fora isso, é escasso em recursos, mas esse é o ponto principal deste plugin.
Se você precisar adicionar um serviço de rede de entrega de conteúdo, poderá usar o plug-in irmão para isso chamado CDN Enabler . O mesmo princípio se aplica – leve e fácil de configurar.
Características:
- Configuração simples
- 1 clique para limpar o cache
- Definir o comportamento do cache (por exemplo, limpar após novas postagens)
- Recurso de minificação
- Definir IDs de postagem para excluir do cache
- Definir tempos de expiração
Preço: Gratuito.
6. WP Super Cache

O WP Super Cache é um dos plugins de cache mais usados disponíveis para WordPress. No momento em que escrevo este post, ele teve mais de 5,5 milhões de downloads.
É simples de configurar, mas possui algumas configurações para usuários avançados que podem ser usadas para obter mais do plug-in.
Características:
- Suporte para vários tipos de cache (Mod_Rewrite, PHP e Legacy)
- Servir arquivos html estáticos
- Pré-carregamento de cache
- Suporte a CDN
Preço: Gratuito.
7. W3 Total Cache

O W3 Total Cache é outro plugin popular de aprimoramento de velocidade. Ele vai além de ser um simples plugin de cache.
Há uma enorme variedade de opções e vários métodos de cache que são suportados.
Há suporte avançado para CloudFlare e outros serviços CDN.
Mas, a realidade é que, por haver tantas opções, não é o mais fácil de configurar. E se você não sabe o que está fazendo, pode quebrar alguma coisa. É por isso que recomendo este plugin para usuários avançados.
Também vale a pena notar que desinstalar este plugin pode ser complicado – é preciso mais do que a típica desativação e exclusão para se livrar dele.
Características:
- Suporte a CDN
- Cache do navegador
- Cache de banco de dados
- Cache de objetos
- Minificação
- E muito mais
Preço: Gratuito.
8. WP Super Minify

A ideia de minificar é combinar arquivos JS, HTML e CSS para que possam ser compactados e servidos aos visitantes de uma forma que reduza o tempo de carregamento do site.
Vale a pena notar que você deve ter muito cuidado ao configurar esses tipos de plugins, no passado descobri que às vezes determinados temas e plugins podem entrar em conflito com esse tipo de plugin.
O WP Super Minify oferece a opção de desabilitar a compactação de JavaScript e/ou CSS caso haja algum conflito.
Características:
- Reduz JavaScript, CSS e HTML
- Opção para desabilitar a compactação de CSS/JavaScript
- Extremamente direto e fácil de usar.
Preço: Gratuito.
9. WP Smush

Smush é baseado no serviço Yahoo Smush.it que é usado para otimizar imagens e remover bytes desnecessários de arquivos de imagem.
A maioria das ferramentas usa formatos ‘com perdas’ que degradam a qualidade, mas o Smush usa formatos sem perdas para que você não perceba nenhuma diferença na qualidade.
Características:
- Tira as cores não usadas das imagens
- Retira metadados de JPEGs (isso não é necessário de qualquer maneira)
- Otimizando a compactação JPEG
- Integra-se com a API Smush.it
- Escolha executar imagens existentes através do plugin
Preço: Gratuito.
10. LazyLoad by WP Rocket

Normalmente, quando um visitante acessa seu site e tenta carregar uma página, ele carrega a página inteira.
Se for uma página longa com muitas imagens, isso pode fazer com que seus tempos de carregamento disparem.
A verdade é que você não precisa que a página inteira carregue ao mesmo tempo, especialmente as imagens que geralmente demoram mais para carregar.
A ideia de ‘carregamento lento’ é que elementos específicos são carregados apenas quando são necessários. E é isso que o LazyLoad by WP Rocket fará.
Um recurso interessante é que você pode substituir seus iFrames do YouTube por miniaturas de visualização.
Características:
- Substitui imagens de postagem, miniaturas de postagem, etc.
- Sem uso de jQuery ou Javascript, por isso é ultra leve
- Os iFrames do YouTube podem ser substituídos por miniaturas de visualização
Preço: Gratuito.
Bônus: 5 principais ferramentas para testar a velocidade do seu site
Este post mostra os plugins do WordPress que você usa para armazenar em cache seu site, minificando elementos do seu site e configurando coisas como carregamento lento – todos os plugins que irão acelerar os tempos de carregamento da página do seu site.
E eu originalmente manteria assim, mas acho importante compartilhar algumas ferramentas que não são do WordPress que você pode usar para medir a velocidade do seu site.
Esses tipos de ferramentas funcionam apenas inserindo o URL do seu site na ferramenta e executando o teste.
Aqui estão 3 ferramentas para você começar:
A ferramenta PageSpeed Insights do Google é particularmente útil porque incorpora dados do mundo real e exibe seus principais dados vitais da Web.
Escolhendo o melhor plugin de desempenho do WordPress
Se você está lutando para acelerar a instalação do WordPress, apenas um desses plugins pode melhorar drasticamente o tempo de carregamento da sua página.
É importante ressaltar que você não deve ir em frente e instalar tudo isso. Instale apenas o que você precisa e lembre-se de que menos é mais. É definitivamente verdade que existem outras maneiras de acelerar seu site, mas alguns desses plugins são uma ótima maneira de começar.
O NitroPack oferece o melhor aumento de desempenho e implementa otimizações para você, incluindo uma CDN global. Eles têm um plano gratuito para sites pequenos.
Se você deseja reduzir custos e melhorar significativamente o tempo de carregamento da página, uma combinação eficaz seria WP Rocket e Perfmatters . Esses plug-ins de otimização colocarão muitas funcionalidades nas pontas dos dedos – cache , carregamento lento e muito mais. E vale a pena notar que se você hospedar com Kinsta, o WP Rocket é o único plugin de cache que eles permitem.
Usando esses dois plugins, consegui tirar um dos meus sites menores de uma pontuação de velocidade de página de 59 a 95. Incrível.
Por outro lado, se você estiver procurando por um plug-in de desempenho gratuito do WordPress, certifique-se de começar com um plug-in de cache como o WP Fastest Cache . É simples de usar, mesmo se você for um iniciante.
Existem muitas outras maneiras de acelerar seu site WordPress. Em seguida, recomendo verificar nosso resumo das melhores redes de entrega de conteúdo (também conhecidas como CDNs) – elas podem acelerar drasticamente o tempo de carregamento da página.